Buscar

TSP - 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS
	
	Simulado: SDE0188_SM_201101273593 V.1 
	Aluno(a): JESSICA SILVA DE MORAES REGO SANTOS
	Matrícula: 201101273593
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 21/11/2016 10:00:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201101410274)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observe o fragmento descrito abaixo, extraído de Feijoo, A. A escuta e a fala em psicoterapia. Ed Vetor, 2000, e indique a que temática se refere utilizando um contexto existencial. ¿Uma adolescente de 18 anos, trás o seguinte relato: Eu ate sei que não devo ceder às vontades do meu namorado, nem da mãe dele. Mas também não quero parecer inconveniente, então prefiro mostrar-me como uma moça fina como eles querem que eu seja, também não é tanto sacrifício assim¿. Pag 126
		
	
	Perda no impessoal
	
	Culpa existencial
	 
	Dificuldade em assumir o sofrimento como possibilidade.
	
	Medo existencial
	
	Rigidez frente ao referencial próprio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101891986)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o texto de Minuchim (1982) que considera a família como sendo [...] a matriz do desenvolvimento psicossocial de seus membros, é ela quem transmite ao mesmo tempo um sentido de pertencimento e um sentido de ser separado. Portanto, é a família a via de acesso da criança a acomodação a uma cultura e responsável pela formação de sua identidade. Podemos entender, a partir desta definição, que o trabalho do psicólogo com famílias deve abranger as seguintes situações a seguir: (escolha a resposta mais correta).
		
	
	As terapias de famílias se situam apenas no âmbito da saúde mental, e, portanto se entrosa com a psiquiatria.
	
	As terapias de famílias se situam no entrosamento com o serviço social.
	 
	As terapias de famílias se situam no entrosamento de vários campos: psiquiátrico- judiciário- educativo.
	
	As terapias de famílias se desvinculam dos atendimentos com menores em conflito com a lei.
	
	As terapias de famílias se situam somente nas questões psicopatológicas do paciente identificado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101410254)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A terapia centrada no cliente, desenvolvida por Carl Rogers adota como premissa fundamental a ideia de que as pessoas usam sua experiência para se definir. No corpo teórico proposto por este autor série de conceitos a partir dos quais ele propõe teorias da personalidade e modelos de terapia, mudanças de personalidade e relações interpessoais. Dentre esses constructos básicos podemos destacar o conceito de congruência e incongruência que se refere à:
		
	
	Conjunto das características que o indivíduo mais gostaria de poder reclamar como descritivas de si mesmo.
	
	Aspecto básico da natureza humana que leva uma pessoa em direção a uma maior congruência e a um funcionamento realista. Este impulso é parte do processo de todas as criaturas vivas.
	 
	Gestalt cuja significação vivida é suscetível de mudar sensivelmente e até mesmo sofrer uma reviravolta em consequência da mudança de qualquer um dos elementos que a compõem.
	
	Tudo o que se passa no organismo em qualquer momento, e que está potencialmente disponível à consciência. Inclui eventos, percepções, sensações e impactos dos quais a pessoa não toma consciência, mas poderia tomar se focalizasse a atenção nesses estímulos.
	 
	Grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Relaciona-se às discrepâncias entre experimentar e tomar consciência.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101410135)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para os existencialistas não existe uma teoria geral que seja capaz de explicar a patologia da conduta, pois isso viria a se opor aos princípios filosóficos propostos, como a ideia de que cada indivíduo é uma pessoa concreta, única, livre e realizadora de si mesma. Considerando este contexto qual a perspectiva de trabalho adotada pelos existencialistas?
		
	 
	A perspectiva de trabalho é ideográfica ou descritiva, já que somente se pode compreender qualquer desordem de conduta de um indivíduo enquanto tal a partir dele mesmo, isto é, tomando-o como unidade fundamental.
	 
	A perspectiva de trabalho envolve a análise filosófica dos problemas apresentados pelo paciente como sendo os motivos que o levou a busca da ajuda psicoterápica.
	
	Adota-se uma perspectiva de trabalho fluida na qual não há uma análise prévia ou qualquer tipo de enquadramento do paciente em questão. O mesmo é entendido como uma produção contínua que deve ser acompanhada de forma muito próxima pelo terapeuta.
	
	A perspectiva adotada pelos humanistas envolve um contato próximo e contínuo como paciente a fim de gradativamente desvendar suas características de personalidade e a fonte de seus problemas e sofrimentos.
	
	A perspectiva de trabalho envolve a adoção dos critérios diagnósticos cientificamente aceitos e expressos nos manuais diagnósticos existentes, tais como o DSM-IV e CID-X.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101432221)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(TRT/4 REGIÃO - 2009) Uma das técnicas da terapia do comportamento é a dessensibilização sistemática, que corresponde a um método para reduzir de maneira gradual:
		
	
	o descontentamento e a tristeza.
	 
	o medo e a ansiedade.
	
	a mania e as atuações.
	 
	o comportamento distorcido e excitado.
	
	as alucinações e as distorções auditivas.

Outros materiais