Buscar

Sistema de Ensino e Legislação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A disseminação das tendências educacionais contemporâneas e dos pactos educativos internacionais, a mobilização docente e a expectativa de mudança refletiram-se na formulação e aprovação do texto convertido na atual Lei de Diretrizes e Bases brasileira. Não obstante, é de justiça lembrar que a legislação anterior, que consolidou a Reforma de 1971, foi o instrumento de arranque do tema ‘magistério’ ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 164. 
A respeito da discussão acerca da habilitação dos professores, que consta no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A formação para professores da primeira etapa do ensino fundamental se dá em cursos de Pedagogia e de Magistério de ensino médio.
II. ( ) Os professores da segunda etapa do ensino fundamental são habilitados em cursos de Magistério.
III. ( ) Aos professores da primeira etapa do ensino fundamental cabe a incumbência da regência em todas as disciplinas.
Agora, assinale a opção que contém a sequência correta:
	A	
V – F – V
A afirmativa I é verdadeira: “Os professores da primeira etapa são formados em cursos de afirmativa III é verdadeira: “Portanto, na primeira etapa os professores são regentes, com habilitação para todas as disciplinas, sendo complementados por professores especialistas de ensino da arte, religioso e educação física” [...]. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 137)pedagogia e de magistério de ensino médio”. A afirmativa II é falsa: “Os da segunda etapa são especialistas habilitados em cursos de licenciatura conforme a disciplina que vai complementar”. A 
	B	
V – V – F
	C	
F – F – V
	D	
F – V – F
	E	
V – F – F

Outros materiais