Buscar

Organização do trabalho por Adam Smith e outras definições(2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organização e Administração Industrial
1) Organização do trabalho por Adam Smith
O grande aumento da produção de uma empresa é consequência direta da sua divisão do trabalho, pois assim cada colaborador se especializa em uma única tarefa, o que acarreta um maior desempenho e um maior aumento no tempo total de produção, com toda a atenção do colaborador voltada a tarefa designada ele se torna mais produtivo.
Adam Smith trouxe uma nova visão para o âmbito administrativo por meio de exemplos concretos defendendo a ideia de que a divisão do trabalho apresenta três grandes vantagens: 
1. Aperfeiçoa a habilidade 
2. Economiza tempo 
3. As máquinas.
Segundo Smith o gral de desenvolvimento de cada país pode ser medido pela diferença da divisão do trabalho. Com o trabalho concentrado em uma única tarefa ele(colaborador) não "perderia" tempo passando de uma tarefa para outra, o que iria otimizar o seu tempo produtivo, com o colaborador concentrado em seu afazer a sua destreza e habilidade para a execução do trabalho aumentariam exponencialmente, tornando o processo mais eficiente que é consequência direta do aumento proporcional das forças de trabalho.
2) Sinergia, definição:
Significa "cooperação", é um trabalho ou esforço para realizar uma tarefa muito complexa, e pode atingir o seu êxito no final. É o momento em que o todo é maior que a soma das partes.
3) Goodwill, definição:
É um termo contabilístico usado para designar a parte do valor de marcado de uma empresa que não esteja diretamente refletida nos seus valores ativos e nos seus passivos.
Fórmula de cálculo = preço de aquisição - valor do capital da empresa adquirida
4) Administração, ciência ou arte?
Ciência: pode ser definida como o conjunto de conhecimentos adquiridos pelo estudo ou pela prática.
Arte: pode ser definida como a manifestação de alguma habilidade específica.
Administração: é definida como senda o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas específicas. 
5) Eficiência e Eficácia, definição:
Eficiência: Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis. Ela é igual ao output/input.
Eficácia: A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo. É igual ao output/output desejado.

Outros materiais