Buscar

2 Lista de Projeto de Produto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFAM - Universidade Federal do Amazonas
ENGPRO - Engenharia de Produção
PP- Projeto de Produto
2ª Lista de Exercícios
1. O que é gestão de Portfólio?
“A gestão de portfólio compreende o gerenciamento do conjunto de projetos relacionados aos objetivos estratégicos da organização de forma compatível com os recursos disponíveis para sua realização.” (MIGUEL, P. A. C., 2008, p.391).	
De acordo com Cooper et al. (1998, Apud MIGUEL, 2008, p.391), a gestão de portfólio é um processo dinâmico de decisão, pelo qual um grupo de projetos que visam a criação de novos produtos são constantemente atualizados e avaliados. Durante esse processo, os projetos são revisados com a finalidade de criar uma ordem de relevância entre projetos que estão mais alinhados com os propósitos da empresa. Os projetos que se mostram essenciais ao crescimento da empresa de alguma forma (produto, processo, e etc) são escolhidos para serem executados e se tornarem novos produtos da empresa. 
2. O que é portfólio na gestão de projetos?
	
Segundo Blichfeldt & Eskerod (2008, Apud SOUZA e MORAES, p.475), a gestão de portfólio é uma forma de administrar a gestão de novos projetos, programas e outras atividades a fim de atingir os objetivos estratégicos da empresa. Na gestão de portfólio podemos ter diversos tipos de portfólios: de investimentos, de produtos comercializados, de recursos, entre outros. 
Segundo Miguel (2008, p. 389), o portfólio consiste no agrupamento de programas e projetos que tem como objetivo obter sucesso no desenvolvimento de produtos ou serviços, além de maximização da eficiência na corporação. 
Portanto, podemos dizer que o portfólio é um conjunto de programas, ações e projetos, que alinhados com os objetivos e metas estratégicas da organização, visam levar a empresa ao seu patamar desejado, quando transformados em novos produtos.
3. O que é gerenciamento de portfólio de produtos?
Para MIGUEL (2008, p.390) a gestão de portfólio de produtos objetiva uma maior facilidade e rigor na definição da carteira de projetos a serem desenvolvidos, portanto o seu gerenciamento é de extrema importância para a empresa.
Segundo Castro & Carvalho (2010, Apud SOUZA et al., 2016, 476) não existe um único processo ou método de gerenciamento de portfólio de projetos que seja eficaz para todas as organizações. Cada empresa possui um tipo de necessidade, que deve ser muito bem conhecido pela mesma para que se escolha o método de gerenciamento etapas e técnicas mais adequadas às suas necessidades. 
De acordo com Oh et al. (2012, Apud SOUZA et al., 2016, 476), existem diversos métodos de gerenciamento de portfólio de projetos, que podem ser classificados em três categorias principais. 
· Primeiramente temos a abordagem de priorização de projetos. Nesse tipo de abordagem avaliamos quais são os resultados esperados dos projetos que constam no portfólio, e a partir dessa análise, os projetos com os resultados mais desejados pela organização são priorizados. 
· Outra forma de gerenciar é através da otimização matemática. Essa categoria visa otimizar diversas funções-objetivo considerando simultaneamente as limitações de recursos, a lógica do projeto e a dinâmica, tecnologia e estratégias relacionadas ao projeto. 
· Por fim, temos a abordagem da gestão estratégica do portfólio. Para Jugend & Silva (2013, Apud SOUZA et al., 2016, 476), esse método de gestão é uma versão melhorada da abordagem de priorização, pois utiliza-se de outras ferramentas para superar as limitações do primeiro modelo. Como exemplo temos: método financeiro, de avaliação de fases (stage-gates), de pontuação e ranqueamento, mapas de portfólio, gráficos e diagramas e método de checklist, entre outros.
O processo de gerenciamento do portfólio pode ser dividido em três fases, segundo Chang et al. (2010, Apud SOUZA et al., 2016, 476):
· Consideração da Estratégia: esta fase é a primeira do gerenciamento. Esta é a fase em se começa a observar quais ideias do portfólio estão mais alinhadas com os objetivos da empresa e quais não. As que não se enquadram são descartadas para a próxima etapa. Como se fosse uma pré seleção.
· Fase Avaliação do Projeto: Nesta etapa, os projeto já pré selecionados passam por uma avaliação mais profunda, e são avaliados individualmente por meio de seu detalhes: indicadores de custo, lucro, capacidade técnica e de risco. 
· Fase Seleção do Portfólio: e por fim, nesta última etapa, os projetos mais adequados são selecionados a fim de se obter o máximo benefício operando com recursos disponíveis pela empresa.
Referências
Miguel, P. A. C. “Implementação da gestão de portfólio de novos produtos: um estudo de caso.” Produção, v. 18, n. 2, p. 388-404, 2008;
Souza, F. B. et al. “Análise da aplicação da gestão de projetos por corrente crítica no processo de desenvolvimento de produtos e na gestão de portfólio de um fabricante
de aeronaves ” Gest. Prod., São Carlos, v. 23, n. 3, p. 473-485, 2016;

Outros materiais