Buscar

Resumo abordagem psicanalítica Freud

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Professor: Ms. Ronaldo Alexandrino
Resumo 
 Livro Psicologia do desenvolvimento volume 1 
Teorias do desenvolvimento conceitos fundamentais
Capítulo 2 Modelo Psicanalítico (Wagner da Rocha Fiori)
Nome: Patrícia Elenice da Silva
R.A: 2016001946
Série: 2º Semestre 
Vinhedo
2016
Modelo psicanalítico
A teoria psicanalista foi criada por Freud, para ele nossa mente é divida em três partes a consciência que é o momento do presente, pré-consciente podemos dizer que é a gaveta da memória onde fica todo nosso passado e por fim o inconsciente que se divide em partes pois é nele que a maior parte do nosso funcionamento mental está. 
Nosso inconsciente funciona da seguinte forma ID, ego e superego. Primeiro de tudo é o ID nascemos com ele o nosso ID é a fonte de energia psíquica ele se desenvolve até os nossos dois anos de idade, logo em seguida o ego se forma e ele é o responsável pelo controle dos instintos ele é quem organiza nossos pensamentos, memória, percepção, atividade motora e inteligência e é a partir dai que tudo gira em volta da criança onde tudo é dela. Mas por fim a partir dos sete anos que o superego se desenvolve e é ele o responsável por todo os valores recebidos pelos responsáveis e da sociedade para que o superego fale mais alto é necessário que a criança cresça ouvindo a palavra não. Lembrando que se o superego fala mais alto pode ser que futuramente aconteça um caso de depressão e caso seu ID for mais forte pode ser que aconteça um suicídio futuramente. 
Podemos chamar o inconsciente de mecanismo de defesa, mas quem realmente nos traz a verdade é nosso consciente, ele é quem nos mantém em equilíbrio mental nele que negamos a realidade nosso deslocamento fala com atitudes do dia-a-dia que é simplesmente tira do disponível e passa para o indisponível, nossa projeção que é de não vê a culpa e passar para o outro. Temos a racionalização que passamos então explicar o problema para o outro e a forma de reação forma de como expressa o impulso do ID que é o oposto do que impulsiona a pessoa a famosa regressão que nada mais é do que a volta dos nosso passados psicamente, temos a repressão e sublimação onde a repressão diz que é a negação da existência é apagada os momentos de trauma e sublimação que transforma o desejo para aceito social.
Os principais conceitos da teoria freudiana é a transferência de papeis um exemplo é tratar o terapeuta como se fosse seu pai a associação livre de ideias e analise do sonho é o que dizemos ao terapeuta o que vem na mente nosso sonho nada mais é do que nosso inconsciente pensando. Nossos atos falhos é a troca de palavras em algumas situações presente no nosso cotidiano falando então o que vem em nossa boca sem pensar, temos também a resistência e repressão que é o que nos faz conter-se e assim causa um tipo de problema. Nosso instintos é o que nos motiva a fazer algo prazeroso o poder do libido que é fazer algo que nos da prazer, temos a pulsão que é tudo o que acontece por dentro existe duas formas de pulsão a de vida e da morte, como nome já diz a de vida é a pratica do bem com sigo mesmo e a de morte é nossa insegurança. 
Quando crianças passamos pelo famoso complexo de Édipo criado por Freud, que nada mais é do que  a tragédia grega Édipo Rei designa o conjunto de desejos amorosos que o menino enquanto ainda criança experimenta com relação a sua mãe. O fenômeno psíquico também ocorre nas meninas com relação ao pai, assim meninos imitam o pai e as meninas a mãe esse complexo de Édipo acontece até os 7 anos depois dessa idade ele adormece e acorda na adolescência praticamente da mesma forma mas criando mais conflitos entre pais e filhos. 
Esse foi um dos únicos trabalhos de Freud com criança,um de seus trabalhos interessante também foi os estágios libido, esses estágios é composto por cinco fases. Vejamos a primeira a fase oral onde o prazer está na boca durante o primeiro ano de vida a sugação do leite é o melhor prazer para um bebê e isso não deve ser irrompido antes dos seis meses caso ocorra alguma frustração na fase adulta ele reproduzira procurando prazer com o uso da boca por exemplo roer unhas, comer excessivamente, fumar, falar etc. a profissão que normalmente quem sofre esse trauma procura ser é professor, cantor, ator. Na segunda fase do estagio é a fase anal acontece dos dois aos quatro anos de idade essa fase o centro de prazer fixa na região anal do corpo, nessa fase é necessário que os pais participem do prazer, pois deriva da resposta dos pais diante das novas habilidades da criança, uma criança que demora em sair das fraudas na sua fase adulta ela vai ter um controle sobre seu comportamento e no comportamento dos outros, geralmente são compulsivas e controladoras a profissão geralmente em que passa por essa fase é bancário. No terceiro estagio vemos a fase fálica que passa dos quatro aos sete anos de idade ele é responsável pela curiosidade da fase genital, nele é onde a aprendizagem de certo e errado começa onde a criança aprendem os papéis sexuais e desenvolve sua moral, para Freud os interesses das crianças focalizam no prazer sexual. Quarto estagio dos sets aos doze anos chamado de período de latência nada mais é do que a pulsão sexual após o complexo de Édipo, esse período é onde a criança aprende adquirir as habilidades e crenças onde vão começar aprender a viver em sociedade. E o quinto e ultimo estágio é a fase genital que começa a partir dos dozes anos onde o impulso sexual volta e o objeto de satisfação não é mais o pai e mãe mas outro individuo esse período genital é onde o desenvolvimento de relacionamentos heterossexuais adultos começa, nessa fase é onde revivemos o que passamos por criança culpando sempre alguém por algo cometido.
Entendesse então que nossa vida adulta é apenas um reflexo do que vivemos quando crianças lembrando que parte da nossa mente é composta por mais da metade de inconsciente, nossos conflitos de desejo ou intenção que não percebe por contrariar as ideias morais do sujeito, nossos sonhos é a porta do inconsciente, pois é assim que conseguimos compreender o que acontece no inconsciente de cada pessoa. Por fim para sermos adultos com a mente em equilíbrio devemos então passar por uma vida quando criança bem equilibrada também para que então se forme um ID onde vai compreender tudo o que for necessário um ego que sempre vai tomar decisões corretas e superego controlador que não pense somente não e sim consiga compreender cada momento.

Continue navegando