Buscar

4 Gestão de projetos Cópia Cópia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Gestão de Projetos 
Questão 1/10
Considerarmos os riscos em um projeto significa nos anteciparmos estrategicamente aos imprevistos, e é por meio da avaliação dos riscos que o tomador de decisão poderá avaliar a probabilidade de estes ocorrerem e o impacto sobre o projeto. Mas, para isso, os riscos precisam ser claramente identificados e compreendidos, pois, quando reduzimos os riscos, a produtividade cresce e consequentemente os ganhos aumentam. A identificação do risco envolve determinar quais riscos poderiam afetar o projeto e verificar suas características.  Sobre os procedimentos utilizados na identificação de riscos considere as afirmativas a seguir e na sequência assinale a resposta correta. 
I.            Técnica Delphi.  
II.           Entrevistas com especialistas no assunto.  
III.          Brainstorming 
IV.          Matriz SWOT  
V.       Benchmarking 
A Apenas a afirmativa I está correta. 
B Apenas a afirmativa V está correta. 
C As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
*
*
Questão 2/10
Há diversos tipos de projetos, os quais podem ser classificados em função dos seus objetivos. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta os tipos de projetos de acordo com o seu objetivo. 
A- Projeto de compras, projeto de contratação, projeto financeiro. 
B- Projeto de expansão, projeto de trainee, projeto de vendas. 
C- Projeto de intervenção, projeto de ação, projeto de investimento.
D- Projeto de pesquisa, projeto de financiamento, projeto de investimento. Você acertou! 
*
*
Questão 3/10
Questão 3/10 O projeto de financiamento é elaborado para atender à exigências de instituições financiadoras, como bancos de investimentos e/ou órgãos que concedem financiamento ou incentivos em nível federal, regional, estadual e municipal. Sobre os projetos de financiamento considere as afirmativas e assinale a alternativa correta. 
I.              No Brasil o principal órgão financiador é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  
II.            Um dos tipos de recursos disponíveis para o financiamento de projetos é o recurso a fundo perdido, que são aqueles que exigem prestação de contas e reembolso.  
III.           Os recursos disponíveis na forma de linha de crédito com juros subsidiados são os recursos oferecidos por meio de agentes financeiros, sobre os quais incidem juros menores que aqueles praticados no mercado. 
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Você acertou! 
B Apenas a afirmativa III está correta.
 
C Apenas a afirmativa II está correta. 
D Apenas a afirmativa I está correta. 
*
*
Questão 4/10
Para permanecerem no mercado, as empresas necessitam reorganizar continuamente sua estrutura. Não existe a melhor forma de definir a estrutura organizacional de uma empresa ou de um projeto, mas, para comprovar sua viabilidade, o importante é que tanto a empresa como o projeto devem demonstrar que dispõem de adequada estrutura administrativa.
Sobre o estudo de viabilidade administrativa analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
 I.  laborar um estudo de viabilidade significa projetar a vida do futuro empreendimento.  
II. O estudo de viabilidade administrativa pode resultar em uma estratégia esboçada para o projeto, o que, quando, onde, como e por quem, e assim por diante. 
 III.  O estudo de viabilidade administrativa não deve considerar o retorno esperado do esforço e do investimento do projeto, esse é um item considerado apenas no estudo de viabilidade financeira. 
A Apenas a afirmativa I está correta. 
B Apenas a afirmativa II está correta. 
C Apenas a afirmativa III está correta. 
D Apenas as afirmativas I e II estão corretas Você acertou! 
*
*
Questão 5/10
A administração de projetos surgiu da necessidade de novos paradigmas administrativos por parte das organizações atuais. Sobre a atividade de planejamento considere as afirmativas a seguir e depois assinale a alternativa correta.  
I.        Planejamento é uma previsão do que irá acontecer. 
II.        Planejamento é uma relação entre as atividades a serem executadas e o tempo disponível para tanto.  
III.        Planejamento é uma atividade sistêmica e interativa que envolve apenas a diretoria da organização.  
IV.        O planejamento acontece em etapas sucessivas. 
A- Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
B- Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
C- Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
D- Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. Você acertou! 
*
*
Questão 6/10
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado. Sobre projetos, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.  
I.              Quase 100% dos projetos são concluídos.  
II.            Os projetos, em geral, seguem à risca o orçamento inicialmente previsto.  
III.           Mais de 50% dos projetos mudaram de escopo no decorrer da implantação. 
A Apenas a afirmativa I está correta. 
B Apenas a afirmativa II está correta.
C Apenas a afirmativa III está correta. Você acertou 
D Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
*
*
Questão 7/10
A maioria dos projetos faz parte de uma organização maior. Devemos definir uma estrutura operacional pra elaboração do projeto, uma vez que a estrutura da empresa deve estar em consonância com a estrutura do projeto. Analise a definição a seguir e assinale a alternativa correta que descreve o tipo de estrutura a qual se refere. “Esta estrutura confere total autonomia para uma equipe multidisciplinar, que fica separada da estrutura funcional permanente, até mesmo fisicamente”. 
A- Estrutura desumanizada. 
B- Estrutura mecanicista. 
C- Estrutura projetizada. Você acertou
D- Estrutura funcional permanente. 
*
*
Questão 8/10
O estudo de viabilidade deve obter o máximo de informações possíveis, sendo que diversas viabilidades devem ser verificadas. Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que apresenta de forma correta a viabilidade que deve ser verificada que está representada.  “A tecnologia para a realização do empreendimento deve ser conhecida e detalhada para permitir reproduções futuras e comprovar que a tecnologia escolhida é a mais adequada às condições do empreendimento”. 
A -Viabilidade mercadológica. 
B -Viabilidade técnica. Você acertou.
C -Viabilidade econômica. 
D -Viabilidade financeira. 
*
*
Questão 9/10
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sobre o processo de planejamento analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.  
I.              O processo de planejamento é uma atividade rápida e pontual. 
II.            O elaborador de projetos deve adotar um método que compreenda a complexidade das diversas interações entre as etapas do projeto. 
III.           A expressão física ou o documento resultante do processo de planejamento é denominado relatório. 
IV.          Programa é um grupo de projetos gerenciados de forma coordenada. 
A Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
B Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. 
C Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
D Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. Você acertou! 
*
*
Questão 10/10
Por meio da análise das relações entre os diversos fatores podemos tanto identificar os vínculos como verificar a suficiência de um projeto para, em seguida, inferirmos as viabilidades de suas partes integrantes. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta uma interligação dos fatores econômicos com os fatores administrativos.
 A O pensamento sistêmico, durante a elaboração de
um projeto, surge das interações e relações entre as suas etapas, embora saibamos que estas não são isoladas e que a natureza do todo é sempre diferente da simples soma de suas partes. 
B A implantação de empresas em um determinado estado ou município, atraídas pelos incentivos governamentais, induz à criação de uma direção regional da empresa. Você acertou! 
C O cronograma de aplicação de recursos de um empreendimento, ou seja, o escalonamento de investimentos ao longo do tempo estará ligado com o cronograma físico do empreendimento. 
D O dimensionamento físico de um projeto, como o nível de produção, é condicionado por fatores de mercado. A existência de um maior ou menor mercado para certo produto poderá condicionar uma maior ou menor capacidade de produção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais