Buscar

CASO CONCRETO SEMANA 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 15:
CASO CONCRETO:
1 – VI Exame Unificado da OAB – 2012 Ao chegar a um bar, Caio encontra Tício, um antigo desafeto que, certa vez, o havia ameaçado de morte. Após ingerir meio litro de uísque para tentar criar coragem de abordar Tício, Caio partiu em sua direção com a intenção de cumprimentá-lo. Ao aproximar-se de Tício, Caio observou que seu desafeto bruscamente pôs a mão por debaixo da camisa, momento em que achou que Tício estava prestes a sacar uma arma de fogo para vitimá-lo. Em razão disso, Caio imediatamente muniu-se de uma faca que estava sobre o balcão do bar e desferiu um golpe no abdome de Tício, o qual veio a falecer. Após análise do local por peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil, descobriu-se que Tício estava tentando apenas pegar o maço de cigarros que estava no cós de sua calça. Considerando a situação acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso. 
a) Levando-se em conta apenas os dados do enunciado, Caio praticou crime? Em caso positivo, qual? Em caso negativo, por que razão
A- SIM.ATRAVÉS DO INUCIADO ESTÁ BEM CLARO QUE CAIO SE EMBREAGA NA INTENSÃO DE TOMAR CORAGEM PARA ABORDAR SEU DESAFETO TICIO. VINDO IMAGINAR QUE TCIO PUXARIA UMA ARMA DE FOGO PARA MATA-LO. ASSIM DANDO FACADA EM ABDOME DE TICIO LEVANDO A ÓBITO, NA DESCULPA DE SE DENFEDER EM LEGITIMA DEFESA PUTATIVA. NÃO À EXCLUSÃO A IMPUTABILIDADE NOS CASOS DE EMBREAGUEZ PRÉ-ORDENADA, POIS O AGENTE SE EMBREAGA PARA COMETER A PRATICA DE UM CRIME. 
b) Supondo que, nesse caso, Caio tivesse desferido 35 golpes na barriga de Tício, como deveria ser analisada a sua conduta sob a ótica do Direito Penal?
B- EMBORA CAIO TENHA A CONSCÊNCIA DE QUE IMAGINOU UMA INJUSTA AGRESSÃO, TERIA SIDO DESNECESSARIO DÁ CONTINUIDADE ÀS AGRESSÕES, EVIDENCIANDO O EXCESSO DOLOSO EM SUA CONDUTA. DESTA FORMA CAIO RESPONDERÁ POR HOMICÍDIO DOLOSO, CONFORME ART. 23, § ÚNICO, CÓD. PENAL. 
OBJETIVA:
2- A) QUE O VENDEDOR AGIU EM ESTADO DE NECESSIDADE E O CLIENTE, EM LEGÍTIMA DEFESA PUTATIVA.
3- B) ERRO DE PROIBIÇÃO;

Outros materiais