Buscar

DISCURSIVA GESTAO EDUCACIONAL 100

Prévia do material em texto

Prova discursiva corrigida
 
Questão 1/5 
O movimento de descentralização e construção da autonomia da gestão escolar, passou, no Brasil pela adoção de mecanismos diferenciados de provimento do cargo de diretor da escola, como alternativas para os mecanismos tradicionais da educação. 
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: Perspectivas e enfoques. 2 ed. Curitiba: Inter saber es, 2013. (p 100) 
Com base no texto apresenta do acima, no s conteúdos abordados nas tele aulas e no livro da disciplina, descreva as características das concepções de organização e gestão escolar: Técnico-científica, Autogestionária, Interpretativa e Democrático-participativa. 
Nota: 20.0 
Democrático-participativa: todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados. Autogestionária: enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções. 
Técnico-científica: poder centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros. 
Interpretativa: a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo (p. 75) 
Questão 2/5 
Leia o fragmento de o texto a seguir: 
 
[...] face aos múltiplos desafios do futuro, a educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social [...] só a educação conduzirá a um desenvolvimento humano mais harmonioso, mais autêntico, de modo a fazer recuar a pobreza, a exclusão social, as incompreensões, as opressões, as guerras... 
Fonte: DELORS, Jacques. (0r g.). Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 4. ed. São Paulo : Cortez, 2000. p. 11, p.19 - 32. 
Considerando as ideias apresentadas no texto acima, e de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, escreva um texto abordando: 
 A educação como um tesouro a ser descoberto.
Nota: 20.0 
 Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto: (Livro-base, p. 39-43).
 A Educação como um Tesouro a Descobrir, é resultado de um Relatório publicado em 1996 e apresentado à UNESCO por uma Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, conhecido como Relatório Delors, pois foi escrito por Jacques Delors. 
 A UNESCO convocou Jaques Delors para traçar parâmetros educativos ideais para o século XXI. E seu relatório passa a ser difundido, sistematicamente, transformando-se em manual básico para os professores dos diversos sistemas de ensino. 
 Cabe aos educadores criar oportunidades por meio das quais os indivíduos possam aprender considerando o contexto atual que necessita de mudanças e inovações sociais e econômicas. 
Questão 3/5 
Leia o fragmento do texto a seguir: 
 
A cidade educadora deve exercer e desenvolver esta função paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, social, política de prestação de serviços), tendo em vista a formação, promoção e o desenvolvimento de todos os seus habitantes. Deve ocupar -se prioritariamente com as crianças e jovens, mas com a vontade decidida de inco rporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida. 
 
Fonte: Carta das Cidades Educadoras. Proposta Definitiva, Novembro de 2004, p. 1.
Disponível em:
<http://comunidadesdeaprendizagem.org.br/Cartadascidadeseducadoras.pdf> Acesso em: 09 ago. 2015. 
 
O projeto educativo da Cidade de Barcelona foi sistematizado em proposta de atuação, a qual foi organizada em sete linhas estratégicas. Sabendo disso, apresente quatro linhas estratégicas: 
 
Nota: 20.0 
 Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 102) 
 Aprofundar a dimensão social e comunitária da educação, promovendo um compromisso estável dos agentes sociais em distritos e bairros. 
 Desenvolver as ações adequadas para melhorar a igualdade de oportunidades diante das mudanças tecnológicas, econômicas, sociais, culturais e institucionais. 
 Adequar às diversas formas de formação profissional às necessidades do ambiente produtivo da região metropolitana de Barcelona. 
 Promover uma cidadania ativa, crítica, responsável e aberta à diversidade. 
 Formar a cidadania no uso sustentável dos recursos e promover um ecossistema urbano integrado que melhore a qualidade de vida das pessoas. 
 Capacitar as pessoas para a inovação e para a gestão dos conhecimentos em todos os campos das ciências, da cultura e das tecnologias. 
 Aproveitar as oportunidades oferecidas pela Carta Municipal para melhorar a gestão, o planejamento e a qualificação do sistema educativo. 
. 
 
Questão 4/5 
“.... Administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas... realizar objetivos da organização ..” 
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da ad ministração . 7º ed. São Paulo: Campis, 2004 ( p. 19) 
Com base no texto apresenta do acima, nos conteúdos abordados nas tele aulas e no livro da disciplina, conceitue as formas de gestão empresarial e gestão educacional e aplicabilidade prática nos contextos que se aplicam. 
Nota: 20.0 
Gestão Empresarial: Enfatiza a racionalidade cientifica e ressalta a fragmentação do trabalho. 
Os aspectos técnicos, administrativos e burocráticos e os métodos de gerência e controle e a divisão pormenorizada do trabalho para atingir seus objetivos (p. 47-48) lida no seu cotidiano com bens materiais. Tem como foco de gestão, o lucro e a produtividade. 
Gestão estratégica empresarial os problemas apresentados na organização são atribuídos a administração. Tem como foco, o direcionamento para o produto pronto e acabado, de fácil observação e avaliação, intensa participação das maquinas. 
Gestão Educacional: Prioriza a formação do conhecimento e destaca a construção de valores. Os aspectos pedagógicos em detrimento da produção material e as condições para a construção de referenciais que possibilitam a realização humana pela vida digna e participativa em todas as formas de produção da existência (p.8) 
 - Os métodos de gerência e controle e a divisão pormenorizada do trabalho para atingir seus objetivos. Tem como especificidade do objeto de trabalho cotidiano a produção de ideias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes e habilidades (p.48) 
Gestão Escolar Os problemas enfrentados consideram o contexto social e as especificidades da ação educativa. Prioridade aos aspectos pedagógicos, construção de referenciais para a realização humana, flexibilidade estrutural ( p.65) 
Questão 5/5 
Observe a imagem e leia o fragmento do texto a seguir: 
			
 
 
No período que vivemos ao final da primeira década do século 21, ainda que se tenha iniciado na década de 90 um movimento de ruptura com os paradigmas da Modernidade, constatamos que estas penetram no novo século, interferindo no cenário social da atualidade e transformando a vida do homem. 
Fonte: LIMA, L. D. S. C; HORTA, R. C. A. As ciências humanas e sociais no processo de reconstrução da sociedade na perspectiva cidadã. E-cadernos CES, 2008. Disponível em: <file:///C:/Users/Janice/Downloads/eces-1359-02-as-ciencias-humanas-e-sociais-no-processo-de-reconstrucao-da-sociedade-na-perspectiva-cidada.pdf> Acesso em: 20 jul. 2015. BRUNO, Charles. Disponível em: <http://eddiegomes.com.br /mkt_blog/wp-content/uploads/2013/11/redes -sociais.jpg> Acesso em 20 jul. 2015. 
 
Após a observação da charge e a leitura do fragmento do texto acima, elabore um texto abordando: 
 A relação humana no contexto social. 
 Os fatores que levam o ser humano ao isolamento. 
Nota: 20.0 
 Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos (Livro-base, p. 33): 
 A relação do homem no contextosocial é única. Ele tem essencialmente, necessidade do convívio com o 
 outro. Por esse motivo, ele desenvolver claramente o instinto de sociedade. 
 Ao final do século XX iniciou um panorama alarmente de crescimento da fragmentação e do 
 entre os sujeitos, isso se deve ao crescimento urbano e as precárias condições de segurança; esses foram 
 motivos para as pessoas criarem pequenos feudos, diminuindo assim, as relações. 
 Outro fator que contribui rapidamente para o isolamento entre os homens foram as condições tecnológicas, que reinventaram model os de 
Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos (Livro-base, p. 33): 
A relação do homem no contexto social é única. Ele tem essencialmente, necessidade do convívio com o outro. Por esse motivo, ele desenvolver claramente o instinto de sociedade. Ao final do século XX iniciou um panorama alarmante de crescimento da fragmentação e do entre os sujeitos, isso se deve ao crescimento urbano e as precárias condições de segurança; esses foram motivos para as pessoas criarem pequenos feudos, diminuindo assim, as relações. 
Outro fator que contribui rapidamente para o isolamento entre os homens foram as condições tecnológicas, que reinventaram modelos de convivência.

Continue navegando

Outros materiais