Buscar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Aula 9 e Aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
AULA 9 –  ISO 14000, NBR 16000 e SA 8000 e OHSAS
Objetivo da aula:
1. Identificar a evolução das normas, visando sempre a qualidade;
2. Identificar as empresas que de fato se preocupam com a qualidade em todos os níveis.Para implantar a Responsabilidade social dentro da empresa é preciso, em primeiro lugar, vontade política da diretoria em realiza-la, pois causará impactos nos:
ISO – Breve Histórico
Origem da ISO
Desde o início do processo de industrialização, há uma preocupação com a padronização, a produtividade e a qualidade.
Ao estudarmos Administração, percebemos a contribuição de Taylor,  Fayol e outros que, ao longo da história, tiveram a preocupação de melhorar as condições de trabalho, aumentando a produtividade e mantendo a qualidade.
ISO 14000 – Meio Ambiente
Agora que você já está familiarizado com a ISO, podemos conversar um pouco sobre a ISO 14000, que é específica sobre o meio ambiente.
ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental por parte das empresas, tanto privadas quanto públicas.  
Tais  normas  foram elaboradas objetivando diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção.
A proposta é que as empresas sigam as normas ISO 14000, reduzindo significativamente os danos ao meio  ambiente.
A ideia da criação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) surgiu da necessidade de se elaborar normas técnicas brasileiras para a tecnologia do concreto, em substituição às inúmeras normas utilizadas pelos diversos laboratórios de ensaio do país.
Esses laboratórios rinhas leis muito discrepantes entre si. Estas foram relacionadas pela ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland – desde a fundação, em 1937.
NBR 16000
Objetivos da normalização:
Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos. 
Comunicação: Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.
Segurança: Proteger a vida humana e a saúde.
Proteção do consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.
Eliminação de barreiras técnicas e comerciais: Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial.
A NBR 16000 é uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), lançada em 2004, que contém critérios no que tange à proteção da criança, ao trabalhador em regime semiescravo, à saúde, à segurança e à discriminação, de maneira sistêmica e bem planejada. Determina que a empresa crie um sistema de gestão de Responsabilidade Social eficaz.
SA 8000, elaborada pela organização não governamental norte-americana Council on Economic Priorities Accreditation Agency (Cepaa), atualmente Social Accountability International (SAI), foi o primeiro padrão passível de certificação elaborada por especialistas e representantes de stakeholders.
Baseia-se num sistema de gestão e estabelece requisitos baseados nas diretrizes internacionais de Direitos Humanos e da ONU, nas convenções da OIT e nas convenções da ONU sobre direitos das crianças.
Sobre a ISSO 2600 e a OHSAS
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
AULA 10 - BALANÇO SOCIAL 
Objetivo da aula:
1) Identificar um Balanço Social;
2) Relacionar os objetivos do Balanço Social;
3) Reconhecer a importância do Balanço Social.
Hoje, o Balanço Social é uma ferramenta ou um instrumento de suma importância para as empresas que têm, de fato, Responsabilidade Social. 
O Balanço Social é muito mais do que uma peça contábil. Ele é um instrumento de gestão e de informação, que evidencia, de forma transparente, itens econômicos, sociais e ambientais sobre o desempenho das empresas em relação aos stakeholders.
Os estudos partiram das universidades. 
As características principais do modelo dirigiram-se aos aspectos sociais, às questões da diminuição da violência e da melhoria da relação das empresas com os consumidores.
O Balanço Social abrange basicamente quatro vertentes:
Empresa e empregados, englobando despesas com pessoal, ou seja, aquelas originárias de pagamentos e salários, treinamentos, assistência médica e outras, que alteram o patrimônio da empresa com reflexos na sociedade, mais especificamente sobre os funcionários da empresa;
Empresa e meio ambiente, abarcando despesas com o meio ambiente, gastos com pesquisas de meios alternativos de produção que sejam menos poluentes.
OBJETIVOS PRINCIPAIS DO BALANÇO SOCIAL:
Segundo Kroetz (2000), o Balanço Social apresenta os seguintes objetivos principais, ampliando o grau de confiança da sociedade na organização:
Abranger  o universo de interações sociais entre clientes, fornecedores, associações, governo, acionistas, investidores e outros, ampliando o grau de confiança da sociedade na organização;
Apresentar os investimentos no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e contribuir para a implementação e a manutenção de processos de qualidade;
Melhorar o sistema de controle interno, permitindo qualificar o ambiente organizacional, na perspectiva de confirmar a regularidade da gestão identificada com o gerenciamento social ecologicamente correto e divulgar os objetivos e as políticas administrativas, julgando a administração não apenas em função do resultado econômico, mas também dos resultados sociais;

Outros materiais