Buscar

Prova Discursiva Fundamentos Psicológicos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A influência dos conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento mental da criança é análoga ao efeito da aprendizagem de uma língua estrangeira, um processo que é consciente e deliberado desde o início. Na língua materna, os aspectos primitivos da fala são adquiridos antes dos aspectos mais complexos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998 (p.136)
A linguagem apresenta função determinante no desenvolvimento humano. Para compreendê-la, segundo Vygotsky, é preciso conhecer melhor a categoria chamada por ele de atividade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, explique a categoria atividade segundo a visão de Vygotsky.
Para compreendermos como ocorre a construção do pensamento e da linguagem da forma proposta por Vigotski, é necessário, antes de tudo, resgatarmos o que o autor compreende como sendo a categoria atividade , para, posteriormente, embrenharmo-nos na seara do pen- samento e da linguagem. Nesse sentido, não podemos esquecer, primeiramente, que é por meio da atividade que o homem constitui as suas relações humanas e transforma o mundo. Ao se apropriar da realidade externa, ocorre uma atividade interna de apropriação e de articulação do novo; o que marca essa atividade interna é a superação, a confrontação, a contradição e a ambiguidade entre o novo e o velho (Aguiar, 2006). Dessa forma, é na atividade que o ser humano desenvolve a sua capacidade cerebral, ou seja, diferentemente do animal irracional, para o qual a atividade está dirigida à satisfação biológica, o ser humano é motivado pela apropriação da experiência humana. Isso ocorre porque, à medida que o indivíduo adquire a capacidade de planejar, de abstrair, de reconhecer conexões causais e de antecipar os acontecimentos imediatos, ele passa a produzir sua forma humana de existência. Afinal, o indivíduo é constituído na e pela atividade, ao produzir sua forma humana de existência revela em todas as suas expressões a historicidade social, a ideologia, as relações sociais, o modo de produção. Ao mesmo tempo, esse mesmo homem expressa a sua singularidade, o novo que é capaz de produzir os significados sociais e os sentidos subjetivos (livro-base, p. 153)
Questão 2/3 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê desenvolve os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório-motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Petropolis: Vozes, 1973, p. 140.
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva a estrutura sensório-motora caracterizada por Piaget.
As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê utiliza os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência para Piaget. Os reflexos logo desaparecem e o que fica são as primeiras construções sensório-motoras, como os esquemas de sucção, de preensão, de coordenação dessas ações e muitos outros que não nascem com o bebê, mas que são lentamente construídos pela interação dele com objetos e pessoas. (p. 130-132)
Questão 3/3 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o excerto a seguir: 
"O Estágio operatório concreto ocorre por volta dos 7 aos 9 anos de idade. O início desse estágio coincide com o início da escolarização, e há um consenso que profundas mudanças na forma de pensar acontecem nesse período. Nesse período há mais flexibilidade de pensamento e conseguem solucionar problemas mentalmente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 172.
No período operatório-concreto a criança já consegue realizar operações a partir da sua realidade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva quando ocorre a apropriação do conhecimento nesse período.
Para conhecer é preciso construir, transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao seu ponto de partida. É por essa razão que aprendemos somente quando operamos com o conhecimento, quando interagimos ativamente, não quando copiamos. Primeiro vem a produção, depois a apropriação. A criança do operatório concreto consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta (livro-base, p. 134-136, 138)

Continue navegando

Outros materiais