Buscar

simulado 4 ttp

Prévia do material em texto

1.
		Identifique, dentre as opções abaixo, a forma como terapeuta de uma abordagem existencial humanista lida com os seus próprios valores durante a terapia.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	O processo psicoterápico já diferencia, por si só, valores de pacientes e terapeutas não havendo nenhuma possibilidade de intervenção.
	
	
	O terapeuta assume a si mesmo aos reconhecer seus valores, admitindo que os tem e diferenciando valores que fazem parte de seu mundo interno daqueles que expressam julgamento e avaliação.
	
	
	Tendo passado por uma longa história de terapia pessoal não existe a possibilidade de influencia dos valores pessoais do terapeuta no processo psicoterápico.
	
	
	Não há nenhuma influência dos valores do terapeuta no processo psicoterápico.
	
	
	O terapeuta deve deixar de lado seus valores ao interagir com o seu paciente.
	
	
		2.
		(TRT/4 REGIÃO - 2009) Uma das técnicas da terapia do comportamento é a dessensibilização sistemática, que corresponde a um método para reduzir de maneira gradual:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	o medo e a ansiedade.
	
	
	o descontentamento e a tristeza.
	
	
	as alucinações e as distorções auditivas.
	
	
	o comportamento distorcido e excitado.
	
	
	a mania e as atuações.
	
	
		3.
		A terapia cognitivo-comportamental utiliza técnicas cognitivas e comportamental, podendo até ser usada técnicas de outras abordagens, mas a escolha de cada uma delas deve ser feita a partir do conhecimento específico da técnica pelo terapeuta e da conceituação cognitiva de cada caso. Indique, dentre as opções abaixo a técnica conhecida como identificação das distorções cognitivas.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	O paciente é orientado a registrar o que lhe passa pela cabeça nas situações em que ele percebe alguma variação emocional.
	
	
	O terapeuta sugere atividades que permitam que o paciente teste na realidade a validade de suas crenças.
	
	
	Possibilita ao paciente reconhecer os seus erros de pensamento que mantém seus problemas.
	
	
	O paciente é solicitado a comparar o seu desempenho com o de outros indivíduos, posicionando-os em um gráfico. Isso facilita que o paciente se avalie de forma mais relativa.
	
	
	Caracteriza-se como o principal recurso da terapia cognitiva e envolve a realização de perguntar abertas para que o paciente possa incluir o maior número de dados objetivos de sua avaliação.
	
	
		4.
		O fim da terapia é assinalado pela melhora do paciente. Várias são os indicadores de melhora do mesmo, dentre os quais podemos ressaltar a capacidade de insight, que se referem à:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Manutenção da capacidade de observação e reflexão a seu próprio respeito.
	
	
	O paciente passa a utilizar de forma de forma livre e criativa suas capacidades, o que também o leva ao enriquecimento de seus recursos para lidar com a realidade. Ocorre uma mudança no clima das sessões, que ficam mais harmônicas, com uma vivência de maior cooperação entre o paciente e o terapeuta.
	
	
	O cliente passa a responsabilizar-se pelos seus problemas em vez de atribuir essa responsabilidade aos outros, que passam, então, a ser os que devem tomar providências para resolver a situação conflitiva. Essa maior responsabilidade traz a mudança de uma atitude e postura mais passiva para uma mais ativa, o que possibilita que aconteçam mudanças.
	
	
	Capacidade do paciente olhar para si mesmo e para seu funcionamento.
	
	
	A ampliação dos interesses, com aproveitamento de outras habilidades, como artísticas e culturais. Essas novas possibilidades de satisfação e enriquecimento em suas vidas pessoais que tornam, por vezes, mais ricas as sessões.
	
	
		5.
		Indique entre as opções abaixo aquela que representa contraindicações para a psicanálise.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Intolerância para níveis elevados de ansiedade.
	
	
	Impossibilidade da presença de todos os membros; segredos que não podem ser revelados.
	
	
	Transtornos mentais orgânicos, psicoses.
	
	
	Transtorno mental orgânico, dependência química.
	
	
	Forte dependência de terceiros.

Continue navegando