Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA AVA ANHANGUERA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
Descreva cada uma das três estratégias genéricas.
Criadas por Michael Porter em seu livro Estratégia Competitiva como meio de facilitar suas ideias sobre as cinco forças competitivas ele criou as três estratégias genéricas que serão descritas mais abaixo:
Custo: Nesta estratégia genérica a organização trabalha para deixar seu produto com baixo custo de mercado, produzindo em larga escala tentando de todas formas diminuir os gastos fabris, possuindo ainda ou tentando uma alta aceitação e disseminação no mercado.
Diferenciação: Na estratégia da diferenciação a empresa tem de algo de exclusivo no setor em qual atua, podendo ser o próprio produto o diferencial, o layout utilizado, o tempo de entrega, qualidade do produto, originalidade, ótimo relacionamento com seus clientes por exemplo. Através desta à empresa consegue um preço maior e ainda fidelizar seus clientes.
Enfoque: Nesta estratégia a empresa tenta alcançar um domínio competitivo em um determinado nicho ou num grupo de segmentos de mercado. O enfoque pode ser subdividido em enfoque no custo procurando obter aproveitamento de custo maior em determinado segmento, e temos também o enfoque na diferenciação, ou seja, diferenciação em sua segmentação. O núcleo desta estratégia é a escolha de segmentos onde a disputa de produtos apresentem uma situação não favorável em agradar seus clientes com maior eficácia.
2. Indique as diferenças entre as estratégias competitivas de construção e as estratégias de sustentação.
Para indicar as diferenças vou fazer uma breve descrição entre ambas e no final um resumo sobre este entendimento:
 Estratégias de competitivas de construção:
 Ampliar o mercado para melhorar o desempenho da organização aumentando suas atividades, ideal para mercados em ascensão, pois a competitividade é menor, usa-se quando a concorrência apresenta deficiência.
Ataques frontais é o ataque direto na concorrência com o intuito de se fortalecer no mercado.
Ataques pelos flancos visa as fragilidades dos concorrentes, e se concentra em regiões que sua concorrência pouco explorou.
Ataques de cerco é o bloqueio ou tentativa deste para que seu concorrente não consiga chegar em matérias primas ou consumidores.
Táticas de guerrilha é a metodologia menos usada, e significa minar seu oponente mais forte e acabar com sua credibilidade no mercado, geralmente usada em produtos novos.
Estratégias de sustentação:
Fortificação e defesa tem o intuito de barrar a nova concorrência ou limitar os produtos ofertados pela organização. 
Defesa de flancos é a fortificação das carências da organização ou ataque a partes vulneráveis da concorrência. Defesa móvel – Visa à atualização e aprimoramento continuo das ofertas da empresa no mercado – Essencial em mercados tecnológicos onde desejos dos consumidores mudam rapidamente 
Retirada estratégica simplesmente é sair de mercados pouco lucrativa e concentrar a organização em seu negócio principal, revigorando e evitando perda de dinheiro. 
Para resumir esta questão como vimos acima ficou mais fácil a contextualização depois da divisão e nomenclatura de todas suas características estratégicas, vejamos agora primeiramente que as estratégias competitivas de construção são mais usadas em organizações que desejam crescer no mercado, já as que possuem a estratégia de sustentação são mais usuais por grandes organizações que estão em primeiro lugar de mercado, usando defesas para proteger tudo que foi conquistado.
3. Explique o conceito de Learning Organization bem como cite e explique para qual das três estratégias
genéricas é mais indicado.
O Learning Organization que em português é organização que aprende é uma criação de Peter Senge, que coloca o conhecimento como principal recurso das organizações, ou seja, isto coloca os colaboradores para sempre se desenvolver e criar novas ideias devido ao fácil acesso ao alto fluxo de informações e dados em todos processos organizacionais, isto significa que as pessoas tendo acesso as informações conseguem transforma-las em aprendizagem e desenvolver novas ideias e ferramentas organizacionais, mas segundo Peter Sange todos colaboradores devem se conscientizar com a importância desta ideia de aprendizado pois somente desta maneira acontece o desenvolvimento da empresa que aprende contribuindo intensamente para criação de valores.
 
No quadro acima podemos analisar de uma maneira mais clara todo processo de transformação da informação em conhecimento até as tomadas decisórias que iram realizar algo concreto ou mais tangível se assim podemos dizer, transformamos assim toda informação de fora em conhecimento interno e depois expomos de novo com outras ideias aquele conhecimento que foi compartilhado antes, sempre cíclico.
Tendo toda esta informação de como Learning Organization funciona vou descrever para qual estratégica genérica ele é o mais adequado, devido a ser uma ferramenta que pode fidelizar seus clientes através do estudo de como estes adquirem produtos e serviços, quais suas preferencias devido a sempre comprar aquele produto ou serviço, ainda qual melhor horário para atender as necessidades de seus clientes, podemos através do Learning Organization entender como que o cliente deseja ser atendido, mudar o layout de produtos para que possam chamar mais a atenção dos clientes, criação de produtos específicos ou exclusivos para uma parcela mais exigente dos clientes mais a seu certo custo, enfim devido a estas conclusões e outras que não vou citar para não me alongar mais posso dizer que a estratégia da diferenciação é a mais indicada para o Learning Organization.
4. Explique o que é um plano de ação. Considere que o Habib’s, fast food de comida árabe que pratica preços competitivos em relação à concorrência, quer aumentar sua lucratividade reduzindo os custos de operação de
uma loja. Elabore um plano de ação com base nos dados abaixo.
O plano de ação é uma metodologia de trabalho para atingir o objetivo, possui propostas de ação, prazo, o responsável por implementar esta ação e os recursos necessários a serem dispostos pela empresa, permitindo através desta sequência o acompanhar o desenvolvimento destas ações e seus prazos pré-definidos anteriormente para se atingir seus objetivos sempre focado a resultados que possam traduzir de forma positiva o resultado do plano de ação. 
Abaixo segue o plano de ação requisitado anteriormente:
 Objetivo
Aumentar sua lucratividade reduzindo os custos de operação de
uma loja.
Proposta de ação
Rever contrato com fornecedores afim de baratear os insumos, através de negociação de preços ou até na troca de fornecedor por um mais barato mais mantendo qualidade.
Prazo
6 meses.
Responsável
Comprador da loja.
Recursos
Nenhum já que o comprador estaria simplesmente fazendo sua função.

Continue navegando