Buscar

Prova discursiva OSM e Cálculo Aplicado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova discursiva OSM e Cálculo Aplicado 
Osm – 1 - O princípio básico da adminstração além de constituir a paridade entre a responsabilidade assumida pelo colaborador e a autoridade a ele delegada também é requisito das normas de Qualidade,Segurança,Saúde e Meio Ambiente.
Explane sobre as diferenças entre autoridade e responsabilidade.
R: O termo “autoridade” pode ser definido como “poder legítimo”, “direito de mandar”, ou seja, é o direito de mandar e ser obedecido. Já a “responsabilidade” consiste numa consequência da autoridade, atribuindo a obrigação de responder pelas ações próprias e dos outros. 
Osm – 2 – Fluxogramas e organogramas frequentemente são confundidos,seja em sua forma,característica,fução ou outro item. Os dois são 	representações gráficas muito utilizadas em organizações.
Sendo assim, diferencia organograma de fluxograma.
R: Organograma é a uma espécie de diagrama que representa graficamente a estrutura formal de uma organização. Ele possibilita a identificação de possíveis deficiências hierárquicas na organização. Como exemplo podemos citar um colaborador com dois chefes no mesmo nível hierárquico. 
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feita através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete Ferramentas da Qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.
Cálculo – 3- Dados brutos é a relação dos resultadosobtidos em uma pesquisa e que foram trasncristos aleatoriamente,ou seja,fora de qualquer ordem.
Dados os valores a seguir.
9 – 6 – 5 – 4 – 8 – 9 – 10 – 4 – 7 – 8 – 5 – 6 – 10
Determine a sua média aritimpetica simples.	
R : 4 – 4 – 5 – 5 – 6 – 6 – 7 - 8 – 8 – 9 – 9 – 10 – 10 = 91/13 = 7
MD= 7
Osm – 4 – Estruturas informais são bastante comuns dentro das empresas.Cite um possível aspecto positivo e um aspecto negativo de uma estrutura informal em uma organização.
R: Estrutura Informal: Essa estrutura são identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
        Vantagens
Proporciona maior rapidez no processo, complementa a estrutura formal, reduz a carga de comunicação dos chefes, motiva e integra as pessoas na empresa. 
         Desvantagens
Desconhecimento das chefias, dificuldade de controle, possibilidade de atritos entre pessoas.
Cálculo 5 – O termo probabilidade é usado de modo ampla na conversação diária para sugerir certo grau de incerteza sobre o que ocorreu no passado o que acontece no futuro e o que está ocorrendo no presente.
Um pacote de sementes de flores contém quatro sementes de flores vermelhas, três de flores amarelas,duas de flores roxas e uma de flores de cor laranja.Escolhidas três sementes,ao acoso,sem reposição qual a probabilidade de a 1ª ser de flor de cor laranja, a 2ª ser flor de cor vermelha e a 3ª ser flor de cor roxa?
R: P (laranja,vermelha,roxa ) = 1/10 . 4/9 . 2/8
P (laranja,vermelha,roxa ) = 8/720
Osm – 6 – Todas empresas,independente do setor,dos clientes que têm ou querem ter,precisa desenvolver,ter e manter inúmeras formas de relacionamento com o seu ambiente externo.
Explique o porquê das organizações precisarem se preocupar com o ambiente externo.
R: A análise do ambiente externo permite a uma organização identificar oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso.
Uma vez identificadas as forças ambientais que afetarão o desempenho de uma empresa como um todo, ficará mais fácil a tarefa de minimizar o impacto e direcionar os esforços para os resultados. Esta análise tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produto-mercado e, também, quanto à sua posição desejada no futuro.
Osm -7 – O que é departamentalização? Cite três tipos de departamentalização.
R: A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente. Segundo Colenghi (2007), “é uma outra forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade”.
A departamentalização por funções A departamentalização por clientes Departamentalização por processos, A departamentalização por produtos e serviços A departamentalização por região A departamentalização matricial.
Cálculo – 8 – As medidas de posição representam os fenômenos pelos seus valores médios, em torno dos quais tendem a concetrarem os dados. Observe a situação abaixo e escolha alternativa correta.
Qual a moda do conjunto de valores a seguir?
6 – 7 – 9 – 10 – 10 – 12
R : A moda que se repete mais vezes é MO=10

Outros materiais