Buscar

Prova discursiva Elem. do Proc. Penal e Estado Moderno e Contemporâneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Considerado fundador da Teoria Geral do Estado, devido ao seu tratado Política (de polis, cidade), em que analisa as origens do Estado e as formas de governo existentes em seu tempo. Conta-se que visitou nada menos do que 150 países, estudando suas instituições e leis, do que resultou a mais famosa de suas obras (Acquaviva, 2010).
De acordo com o livro base, trata-se de:
R: Aristóteles.
Questão 2/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Trata-se de uma pessoa jurídica de direito público externo, vinculada à União Europeia (UE), tendo por objetivo julgar os crimes de genocídio, guerra e agressão, bem assim outros crimes contra a humanidade. Foi instituído pelo chamado Estatuto de Roma, de 17.07.1998, do qual o Brasil é signatário desde 07.02.2000, com recepção na ordem jurídica brasileira desde 06.06.2002, mediante o Decreto Legislativo n. 112, de 06.06.2002, e promulgado internamente pelo Decreto n. 4.388, de 25.09.2002 (Acquaviva, 2010).
Segundo o livro base da disciplina de Estado Moderno e Contemporâneo, acerca de qual instituição estamos falando?
R: TPI-Tribunal Penal Internacional.
Questão 3/5 - Elementos do Processo Penal
O Direito Processual Penal é o ramo de estudo tradicionalmente voltado à a atividade de jurisdição de um Estado soberano no julgamento do acusado de praticar um
Explique em poucas palavras, de acordo com o livro base, como ocorre a aplicação da lei processual penal no tempo:
R: Aplica-se o princípio do efeito imediato ou da aplicação imediata da lei processual penal, também conhecido como princípio da imediatidade ou do tempus regit actum, o qual preconiza que a lei processual penal deve iniciar seus efeitos tão logo entre em vigor, inclusive colhendo processos em pleno desenvolvimento, sem qualquer prejuízo à validade dos atos processuais praticados sob a égide da lei anterior.
Questão 4/5 - Elementos do Processo Penal
Os princípios constitucionais possuem força vinculante e são na verdade o início, o ponto de partida de qualquer atividade judicante, seja de interpretação, integração ou de aplicação da lei. São de observância necessária e obrigatória em qualquer situação, sob pena de invalidade por vício de inconstitucionalidade. E, antes de mais nada, devem informar a própria atividade legislativa, bem como a atuação de todos os entes estatais.
Explique em poucas palavras, de acordo com o livro base, a diferença entre princípios e regras:
R: Enquanto princípios representam as ideias fundamentais e os valores básicos da sociedade que devem nortear o ordenamento jurídico de forma, de forma abstrata e genérica, as regras contém determinações no âmbito daquilo que é fática e juridicamente possível.
Questão 5/5 - Elementos do Processo Penal
Peculiaridade inicial a anotar é a escassa importância que apresenta a existência de um Governo e de uma Justiça formalmente constituídos, a ponto de não possui-los inúmeros grupos selvagens. Habituados como estamos a ver a ordem e a segurança coletivas como produtos de todo um complexo aparelhamento preventivo- -repressivo, mantido pelo Estado, custa-nos conceber sociedades que disso prescindam, e, sem embargo, se conservem dentro de satisfatória disciplina.
Explique em poucas palavras, de acordo com o livro base, o conceito de jus puniendi:
R: Ao poder-dever que o Estado tem de punir, com a aplicação de uma pena, aquele que pratica um ilícito penal, dá-se o nome de jus puniendi.

Continue navegando