Buscar

discursiva socio e psico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Psicológicos da Educação
	Data de início: 
	03/11/2016 15:09 
	Prazo máximo entrega:
	03/11/2016 16:24 
	Data de entrega:
	03/11/2016 16:19 
Questão 1/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O Funcionalismo é uma teoria sociológica que procura explicar fenômenos sociais realizando o papel das instituições na sociedade. Se uma determinada mudança social promove um equilíbrio harmonioso, é considerada funcional. Ou seja, esse ramo da sociologia tem o intuito de explicar as relações existentes entre os elementos que se relacionam uns com os outros na sociedade, promovendo alterações ou não nela. Se esse elemento social permitir a continuação da estrutura da sociedade, ele é chamado de funcional. No entanto, se esse elemento promover o oposto dessa harmonia e continuação do sistema da sociedade, então é disfuncional e não tem nenhum efeito se não é funcional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http: 2011/09/sociologia-funcionalista-e-educacao.html>. Acesso em: 19 jan. 2016.
De acordo com o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, o funcionalismo atribui à educação quatro funções específicas: acadêmica, distributiva, econômica e política. Explique a função acadêmica da educação.
Nota: 16.0
	A função acadêmica se divide em outras três funções complementares. Socialização das crianças pela internalização das normas, valores, comportamentos etc., a reprodução cultural, ou seja, a adaptação das novas gerações aos padrões constituídos, e as construções intelectuais como pensamento indutivo, dedutivo, todas baseadas nos conteúdos (p. 34,35).
Resposta: A função academica se divide em outras tres funções complementares.Socialização das crianças pela internalização das nomas,valores,comportamentos,etc.A reprodução cultural,ou seja,a adaptação das novas gerações aos padroes constituidos,e as construções intelectuais como pensamento indutivo,dedutivo,todas baseadas em conteudos.
Questão 2/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] o que deve ser enfatizado na educação são os aspectos operativos ou o pensar as transformações, e não sobre os estados. O conhecimento figurativo leva apenas a uma memorização sem compreensão, que logo é esquecida".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1973, p. 100.
Um dos aspectos essenciais quando se fala em educação na perspectiva de Piaget é que o erro faz parte do processo. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, explique o papel do educador nesse processo.
Nota: 16.0
	O papel do educador no processo do erro constitui na intervenção aos alunos, para que os mesmos pensem sobre as suas próprias atividades e reflita sobre o processo, além de, levá-lo a refletir sobre o erro para que avance na compreensão (p.44)
Resposta: O papel do educador no processo do erro constitui na intervenção aos alunos,para que os mesmos,pensem sobre suas proprias atividades e reflita sobre o processo,alem de,leva-lo a refletir sobre o erro para que avance na compreensao.
Questão 3/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/emile-durkheim/>. Acesso em: 19 jan. 2016.
Considerando o contexto social e histórico em que Durkheim produziu sua sociologia, fica compreensível sua preocupação com a ordem social, haja vista o período de turbulência social que marcou o período da pós-industrialização. Contudo, sua Sociologia da Educação recebeu várias críticas. Conforme o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, responda à seguinte questão: quais são os principais argumentos dessa crítica? Cite e descreva dois:
Nota: 0.0
	Inicialmente, podemos dizer que a Sociologia de Durkheim se fundamenta numa concepção funcionalista de sociedade. Não é preocupação de Durkheim fazer uma crítica social, ou propor caminhos para a superação das desigualdades que marcam sua época. Para esse pensador, a educação e a escola têm o papel de agir na manutenção e conservação da sociedade e das regras e normas morais. O fato de que sua visão de educação seja exercida de modo a manter as diferenciações entre papéis sociais e grupos sociais. Durkheim afirma que cada grupo social deveria construir uma educação específica, de modo que cada qual cumprisse seu papel social, como se esse fosse algo natural. Não faz parte do horizonte teórico de Durkheim imaginar a educação como um processo emancipatório, muito menos revolucionário no sentido de potencializar as mudanças sociais (p. 30 a 32).
Resposta: 
Questão 4/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] percebe-se que a questão epistemológica de Piaget é saber se na relação cognitiva o objeto se impõem ao sujeito, o sujeito se impõem ao objeto ou se ambos se constroem na interação. Em outras palavras, o desenvolvimento cognitivo tem sido examinado na perspectiva de reconstrução do ponto de vista sobre o objeto de conhecimento e na explicação da sua formação".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTORINA, José Antonio. FERRERO, Emília. Piaget – Vygotsky – novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2005, p.23.
O desenvolvimento cognitivo abrange atividades da mente humana como: memória, percepção, imagem mental, entre outras. No entanto, esse processo surge através da interação da pessoa com o meio físico e social. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva o desenvolvimento cognitivo de Piaget.
Nota: 20.0
	O desenvolvimento cognitivo de Piaget explica a passagem de um nível menor de conhecimento para um de maior conhecimento. Piaget, afirma que o desenvolvimento cognitivo só é possível por meio da interação do ser humano com o meio em que vive. Ao mesmo tempo em que o sujeito constrói o objeto, constrói a si mesmo como sujeito (Livro-base, p. 126-130)

Outros materiais