Buscar

empresarial 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO
Uma sociedade limitada -  formada por quatro sócios - atua no ramo de alimentos orgânicos e hidropônicos. O nome empresarial adotado pelos sócios foi firma social :  Vida Saudável Ltda. A Junta Comercial impugnou o nome empresarial por inadequação às exigências legais, tanto para a formação da firma social ,  quanto da denominação. Foi correta a decisão da Junta Comercial? Fundamente.
SIM A SOCIEDADE PODE ADOTAR FIRMA DENOMINAÇAO .
A DENOMINAÇAO SOCIAL DEVE OBRIGATORIAMENTE INDICAR O RAMO EXPLORADO E SEGUIDO DA EMPRESA LIMITADA
QUESTÃO OBJETIVA 01.
Relativamente à formação do nome empresarial, é correto afirmar que:
D) Deve atender aos princípios da veracidade e novidade.
 
CASO CONCRETO
Em ação de execução por quantia certa de grande valor, proposta em face de devedor solvente que, citado, não pagou nem garantiu o Juízo, penhorou-se a participação do executado em uma sociedade empresária limitada. Em sua defesa o devedor postulou a insubsistência da constrição, sob o argumento da impenhorabilidade das quotas. Em suas alegações o credor sustentou a validade da penhora, não só pela inexistência de vedação no contrato social mas também por ser o executado titular de 99% das quotas e não ter outros bens a serem penhorados. Diante deste fato responda fundamentadamente se vem a ser possível haver penhora das quotas sociais de um integrante da referida Sociedade Limitada? Explique, fundamentando a resposta.
PODE SER DE INTERESSE DE SEUS CREDORES DE SEU DETENTOR UTILIZA LO COMO GARANTIA PARA PAGAMENTO DE DIVIDAS POR ELE ASSUMIDAS OU ENTAO PODE ELA SER INDICADA PARA GARANTIR O JUIZO DE EXECUÇAO 
QUESTÃO OBJETIVA 
 
32º Exame de Ordem - 1ª fase
Na omissão do contrato social, a cessão de quotas da sociedade limitada de um sócio para outro sócio da mesma sociedade: 
C) É oponível a terceiros na data da averbação do instrumento correspondente; 
 
Semana 03 - Caso Concreto -  OAB 2010
Caio, Tício e Mévio são os únicos sócios da CTM Comércio Internacional Ltda., o primeiro possuindo quotas representativas de 60% do seu capital social e os demais 20% cada um. A sociedade é administrada pelos três sócios, e o contrato social determina que a representação da sociedade perante terceiros somente é válida quando realizada pelos três sócios em conjunto. Em razão de problemas pessoais com Tício, Caio passou a se negar a assinar qualquer documento da sociedade, o que pôs a continuidade da empresa em risco, uma vez que o objeto social da CTM está diretamente relacionado à compra e à venda internacional de alimentos, atividade que envolve a celebração de diversos contratos diariamente. Para contornar a situação, Tício e Mévio decidem excluir Caio da sociedade. Com base nesse cenário, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso diga se é possível a exclusão do sócio majoritário pelos sócios minoritários? 
SIM COM BASE NO ART 1030 CC ELE PODERA ENTRAR COM A AÇAO 
Questão Objetiva
No que se refere à cessão de quotas de sociedade empresária limitada, assinale a alternativa correta.
B) Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem já seja sócio, independentemente da audiência dos demais.
CASO CONCRETO
Valdemar Pires, um dos sócios da sociedade Metalúrgica Campo Belo Limitada, foi nomeado administrador no contrato social. Suas atribuições estão limitadas no contrato social arquivado na Junta Comercial. No mês passado , um credor  - alegando excesso de Valdemar nas suas funções de administrador  prevista no contrato social, aciona judicialmente a sociedade como responsável pelos danos causados a ele por conduta excessiva do administrador. Com base nas  normas do direito societário, diga se a sociedade é responsável pelo excesso praticado do seu administrador. Fundamente.
DE ACORDO COM O ART 1015 CC , NO SILENCIO DO CONTRATO OS ADMINISTRADORES PODEM PRATICAR TODOS OS ATOS PERTINENTES GESTAO DA SOCIEDADE ,CASO VALDEMAR TENHA SE EXCEDIDO AO QUE ESTAVA EM CONTRATO ,DEVERA SER RESPONSABILIZADO POR TAL ADVENTO 
 
QUESTÃO OBJETIVA
28º Exame de Ordem - 1ª fase
Na sociedade limitada, a nomeação de administradores não sócios, já estando integralizado o capital social, dependerá da aprovação dos sócios que representem, no mínimo:
A) 2/3 do capital;
CASO CONCRETO
A Sociedade Construindo Engenharia Ltda., composta por 12 sócios, cujo capital social está totalmente integralizado, possui em seu contrato social cláusula que permite administrador sócio e não sócio. Os sócios estão pretendendo nomear Anna Carolina Motta, não sócio em ato separado como administradora da sociedade . Antes, porém , consultam você ? advogado especialista na matéria - com as seguintes indagações: uma das sócias pretende ser administradora da referida Sociedade.
Diante do caso em tela acima descrito, responda as seguintes indagações:
A deliberação dos sócios acerca da designação de Anna Carolina Motta como administradora será feita por Assembleia ou Reunião? Justifique indicando o dispositivo legal.
A DELIBERAÇAO DOS SOCIOS SERA FEITA POR ASSEMBLEIA CONFORME O ART 1072 §1ºDO CC POR SER SUPERIOR A 10 O NUMERO DE SOCIOS .AINDA COMO REGRA GERAL O ART 1072 ,FAZENDO REFERENCIA AO ARTIGO 1010 QUE DETERMINA QUE AS DELIBERAÇOES SERAO TOMADAS POR MAIORIA DE VOTOS CONTADOS SEGUNDO O VALOR DE QUOTAS DE CADA UM PERMANECENDO ,A MAIORIA DO CAPITAL INICIAL 
Para a aprovação de Anna Carolina Motta como administradora da Sociedade Construindo Engenharia Ltda. Qual  o quorum instalação para a deliberação  dos sócios? Justifique indicando o dispositivo legal.
A INSTALAÇAO COM A PRESENÇA EM PRIMEIRA CONVOCAÇAO DE TITULARES DE NO MINIMO ¾ DO CAPITAL SOCIAL E EM SEGUNDA COM QUALQUER NUMERO .UMA VEZ VALIDAMENTE INSTALADA A ASSEMBLEIA A LIBERAÇAO DO QUORUM PARA NOMEAÇAO DO ADMINISTRADOR NÃO SOCIO E COM O CAPITAL SOCIAL INTEGRALIZADO E EM ATO SEPARADO ,DEVE SEGUIR OS SEGUINTES QUORUM?MAIS DA METADE DO CAPITAL SOCIAL 
 
QUESTÃO OBJETIVA 
17º Exame de Ordem - 1ª fase
Com relação às sociedades limitada, é correto dizer-se que: 
 
C) O princípio da deliberação majoritária é regra geral, tendo porém exceções; 
 
CASO CONCRETO 
O princípio normativo e geral é de que a responsabilidade dos sócios de sociedade limitada ou dos acionistas de sociedade anônima é restrita à participação que possuam na empresa. No primeiro caso, pelo montante representado pelas quotas, no segundo, pela expressão financeira do valor acionário no capital social, exceção que se faz, tão-somente, a casos de constatada ocorrência de culpa ou dolo. ( Resp. 849535/RS - Recurso Especial 2006/0110468-9 ).
A jurisprudência acima transcrita demonstra a limitação da responsabilidade dos acionistas na sociedade anônima .  Como é tratada pelo nosso legislador essa limitação ?
RESPOSTA: Tanto o Código Civil 2002 (art. 1088) como a Lei 6404/76(art. 1º), determinam que a limitação da responsabilidade dos sócios das S.A. é a obrigação de cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir.
Questão Objetiva 
Respeitando as normas das sociedades anônimas, é CORRETO afirmar que:
B) O nome empresarial será na modalidade denominação.
 
 CASO CONCRETO 
A sociedade ABC Transportes Aéreos S/A deseja abrir o seu capital ( IPO ) e, captar recursos junto aos investidores do Mercado para a aquisição de novas aeronaves, tendo em vista o aumento significativo de suas rotas, passando inclusive, a operar em âmbito internacional. Foi informada que, essa operação deveria ser efetuada junto ao Novo Mercado.  Procede a referida informação ?
R- A informação procede, portaria da CVM. Não pode virar automaticamente aberta primeiro vira aberto, e durante o período de 2 a 3 anos não poderá operar em bolsa de valores esse é o período de observação enquanto isso, fica no balcão.
QUESTÃO OBJETIVA
 
Compete à Comissão de Valores Mobiliários fiscalizar a emissão de: 
C)Títulos admitidos à negociação nos mercados de bolsa oubalcão
CASO CONCRETO 
(Reuters -21/05/2010)  A Petrobras deu nesta sexta-feira o primeiro passo corporativo para realizar a capitalização da companhia, marcando para o dia 22 de junho assembléia geral extraordinária para aumentar o capital da companhia e autorizar o Conselho de Administração a definir o volume financeiro que será incorporado. A proposta que será levada à assembléia - que na verdade é uma mera formalidade já que a União é majoritária e decide a alteração - é aumentar o limite quantitativo de ações preferenciais para 2,4 bilhões mantido o montante de 60 bilhões de reais, e inserir cláusula para determinar um limite de capital autorizado para ações ordinárias no montante de 90 bilhões de reais, mediante a emissão de ações ordinárias no limite de 3,2 bilhões de ações. 
A  Lei da S/A em seu art. 138 § 2º determina que as Cias. Abertas e as de capital autorizado   deverão necessariamente ter Conselho de Administração. O que são Cias de capital autorizado ? 
Empresa que tem autorização para aumento de capital social independentemente de reforma estatutária. A autorização deve especificar: o limite de aumento, em valor do capital ou em número de ações, e as espécies e classes das ações que poderão ser emitidas, autorizados pelo conselho de administração;
QUESTÃO OBJETIVA 
Com relação ao capital das companhias, assinale a opção correta.
B)  Quando a entrada consistir em crédito, o subscritor ou o acionista responderá pela solvência do devedor.
 
CASO CONCRETO
Acionista subscreveu ações de Companhia Aberta, deixando de integralizá-las a tempo e modo. A Assembléia Geral de Acionistas, em razão de lucro no exercício, deliberou distribuir dividendos aos acionistas, decidindo, ainda, na ocasião, não pagar os dividendos do acionista inadimplente. Justifique com base na Lei da S/A, se é correta a decisão da Companhia?  
Apesar de se tratar de direito essencial (art. 109, I, LSA), Mário poderá ter o seu direito suspenso, por decisão da assembléia geral, na forma do Art. 120 da Lei 6.404/76, eis que inadimpliu sua obrigação legal ou estatutária, cessando a suspensão logo que cumprir o dever.
Questão Objetiva
 
As ações preferenciais de uma sociedade por ações, sem direito de voto, adquirirão o exercício desse direito. 
 
A) se a companhia, pelo prazo previsto no estatuto, não superior a três exercícios consecutivos, deixar de pagar os dividendos fixos ou mínimos a que fizerem jus, direito que conservarão até o pagamento, se tais dividendos não forem cumulativos, ou até que sejam pagos os cumulativamente em atraso. 
 
CASO CONCRETO 
Estaleiros Mauá S/A, sociedade anônima de capital fechado, planeja expandir suas atividades e, para tanto, necessita de recursos financeiros. A Sociedade, contudo, não pretende aumentar seu quadro acionário. Assim, emitirá debêntures, com garantia real, que serão colocadas junta a uma instituição financeira. Com base nesta situação hipotética, responda se a emissão de debêntures dependerá de prévia autorização da CVM - Comissão de Valores Mobiliários e se é obrigatória a contratação de agente fiduciário? A companhia fechada pode emitir debêntures, só se fosse companhia aberta.
A contratação de agente fiduciário é necessária para que possa representar organizar as reuniões da sociedade
QUESTÃO OBJETIVA 
Não constitui característica das debêntures:
D) Chamadas de ações de gozo, são aquelas que substituem as ações inteiramente amortizadas.
 
 
CASO CONCRETO 
Amanda Antunes, Eduardo d?Utra e Maria Carolina Santos são titulares de ações preferenciais da Ecopapel S.A, sociedade que tem como objeto social a produção de papéis reciclados. As ações preferenciais da referida sociedade conferem aos seus titulares a prioridade na distribuição de dividendos, porém deixando de conferir o direito de voto aos seus titulares. Ocorre que a Ecopapel S.A não distribui seus dividendos há 05 anos. Tendo em vista a situação hipotética acima mencionada, responda, de forma fundamentada, as seguintes indagações:
O direito de voto é um direito essencial do acionista?
Apesar de o voto ser um direito importantíssimo do acionista, ele não representa umdireito essencial,
 
A retirada do direito de voto do acionista titular de ação preferencial consiste em ato ilegal?
Os acionistas titulares de ações ordinárias têm, necessariamente, o direito de voto nas deliberações da Assembléia Geral.
QUESTÃO OBJETIVA 
Com base na Lei n.º 6.404/1976, que dispõe sobre as sociedades por ações, assinale a opção correta acerca das características jurídicas desse tipo de sociedade empresarial. 
C) Nessas sociedades, apenas acionistas poderão ser simultaneamente titulares de ações e debêntures.

Outros materiais