Buscar

Revisão de Biofísica

Prévia do material em texto

AULA 01
As _________________ são qualitativas. Já quando nos perguntamos que espaço a matéria ocupa, ou qual a velocidade de uma reação química estamos nos referindo a ______________ que são quantitativas.
R=Grandezas fundamentais, Grandezas derivadas
Para a Física, o Universo é formado por grandezas derivadas e grandezas fundamentais. As grandezas fundamentais são:
R=matéria, energia, espaço e tempo
Distância, área e volume são exemplos de:
R=Grandezas derivadas
Matéria, Energia, Espaço e Tempo são exemplos de:
R=Grandezas fundamentais
Qual da grandezas abaixo é a mais importante para a biofísica cardiovascular e respiratória:
R=pressão, devido ao deslocamento do ar e do sangue do local de maior pressão para menor pressão
Tem-se como exemplo de grandeza física fundamental:
R=Tempo.
Toda matéria ocupa um espaço definido. No nosso corpo é assim também. Estudando um corpo anatomicamente, podemos extrapolar e concluir que todo corpo humano tem dois rins ou um pâncreas, ocupando sempre o mesmo local. Pode-se classificar o espaço como uma grandeza:
R=fundamental
As grandezas derivadas:
R=são a combinação das grandezas fundamentais quantitativas representas pelo Sistema Internacional de Pesos e Medidas.
AULA 02
Algumas semelhanças são apontadas entre a forma com que um olho e uma câmera fotográfica trabalham, embora o olho seja muito mais complexo e adaptável às condições de luminosidade. Algumas afirmações a respeito são apresentadas abaixo:
(I) No olho a imagem é projetada na retina enquanto que na câmera é projetada no filme.
(II) Tanto no olho quanto na câmera a luz passa através de, pelo menos, uma lente.
(III) tanto no olho quanto na câmera a focalização acontece pelo movimento da lente para trás ou para frente.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmações (I) e (II) são corretas
Com relação as lentes convergentes. Marque a resposta certa.
R=Possuem um foco real e atuam convergindo os raios de luz. Podem ser do tipo biconvexa, plano-convexa, ou côncavo-convexa.
Quando estamos em um ambiente mal iluminado, o orifício da pupila aumenta e permite a entrada de maior quantidade de luz. Quando estamos em locais muito claros, o orifício da pupila diminui, de forma a não nos ofuscar, e não deixar que a luminosidade em excesso prejudique as células (Y). A letra Y pode ser substituída por:
R=da retina.
Associe os conceitos da 1ª coluna às definições correspondentes da 2ª coluna ANOMALIAS DA VISÃO DEFINIÇÕES:
I. Miopia                      ( ) é a perda da acomodação com a idade
II. Hipermetropia         ( ) imagem focalizada antes da retina
III. Presbiopia              ( ) deformação de um dos raios de curvatura da córnea
IV. Astigmatismo         ( ) imagem focalizada depois da retina
R=III - I - IV – II
Sobre a miopia assinale a alternativa correta:
R=É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem antes da retina e necessita de lentes divergentes para correção visual
Com relação ao mecanismo de formação da imagem no olho humano. Marque a resposta certa. ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
R=ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
Atrás do cristalino encontramos um líquido com a composição parecida do plasma sanguíneo, o humor aquoso. São papeis importantes desta estrutura líquida:
R=responsável pela oxigenação e nutrição do olho, por isso ele é drenado várias vezes ao dia.
Quando envelhecemos o cristalino se torna maior, mais espesso e menos elástico. Com isso seu poder de acomodação diminui drasticamente. Um indivíduo por volta dos 60 a 70 anos praticamente não consegue acomodação do cristalino e é necessário o uso de lentes bifocais (para perto e para longe). Essa condição é chamada de:
R= Presbiopia
Aula 03
São elementos de uma onda harmônica simples, com exceção de:
R= Tensão
A faixa auditiva humana se encontra entre
R=20 Hz a 20.000 Hz
O encontro de duas ou mais ondas é denominado de:
R=superposição
A faixa auditiva humana se encontra entre:
R=20 Hz e 20.000 Hz
Ondas são pertubações que se propagam através de meios materiais. As ondas são divididas em mecânicas e eletromagnéticas e suas propagaç~es podem ser transversais e longitudinais. A propagação transversal é aquela que a pertubação é perpendicular à direção de propagação da onda e a propagação longitudinal é aquela que é paralela à direção de propagação da onda. Com base na afirmativa acima, assinale a opção correta:
R=ondas mecânicas podem ser transversais e longitudinais
Um onda mecânica é uma perturbação ou distúrbio que se propaga em um meio material. Uma onda sonora é um tipo de onda mecânica que pode se propagar nos seguintes meios, excetuando-se:
R=Vácuo
m equipamento mede o nível de ruído de uma rua em dB. Às 16 horas mediu-se 20 dB. Às 18 horas o aparelho acusou 80 dB. Algumas características da onda sonora nos permite medir estes valores e consequentemente realizar algumas medidas preventivas. Esta capacidade que nos permite distinguir sons fracos de sons fortes, esta relacionada ha qual variável?
R=Intensidade sonora
Ondas sonoras que possuem frequência abaixo de 20 Hz são denominadas (X) e as ondas que possuem frequência superior a 20.000 Hz são denominadas (Y). Em relação á sentença, X e Y podem ser substituídos, respectivamente, por:
R=infrassons, ultrassons.
AULA 04
Da orelha interna, partem os impulsos nervosos. Nosso aparelho auditivo consegue ampliar o som cerca de cento e oitenta vezes até o estímulo chegar ao nervo acústico, o qual levará a informação ao cérebro. Quando movemos a cabeça, movimentamos também os líquidos existentes nos canais semicirculares e no vestíbulo da orelha interna. É esse movimento que gera os estímulos que dão informações sobre os movimentos que nosso corpo está efetuando no espaço e sobre a posição da cabeça, transmitindo-nos com isso a noção de:
R=equilíbrio.
A orelha interna, também conhecida como:
R=cóclea.
A orelha é o órgão do corpo humano encarregado de transformar as diferenças de pressão das ondas sonoras em que são enviados ao cérebro para reconhecimento e interpretação. A alternativa que melhor completa o sentido da sentença é:
R=pulsos elétricos
O meato acústico externo:
R=Amplifica frequências da fala.
Marque a resposta certa com relaçao a surdez sensorioneural ou de percepção:
R=Quando existe uma lesão no aparelho auditivo ou nas vias e centros nervosos, deve-se ao aumento do limiar de excitabilidade para produzir os potenciais de ação que se propagam pelo nervo.
A surdez hoje afeta mais de 5 milhões de brasileiros e é considerada a segunda maior causa de perda da qualidade de vida pela Organização Mundial de Saúde, somente perdendo para a depressão. Assinale a correlação correta.
R=Surdez nervosa Lesão na cóclea
Marque a resposta certa:
A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelo ossos.
Marque a resposta certa:
R=A porção coclear do nervo vestibulococlear (VIII par craniano) é responsável por conduzir o estímulo elétrico, originado nos filetes nervosos ligados à cóclea, ao encéfalo (sistema nervoso central).
 AULA 05
Marque a resposta certa:
O labirinto é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
Com relação a funçãodo labirinto. Marque a resposta certa:
R=A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar a visão e para nossa orientação espacial.
O equilíbrio do corpo humano é resultado da interação do (A), da visão e da (B). Opte pela alternativa que melhor complete o sentido da sentença:
R=aparelho vestibular, propriocepção.
Marque a resposta certa:
O vestíbulo é uma pequena cavidade localizada entre os canais semicirculares e a cóclea. Compreende o sáculo e o utrículo. No interior do utrículo, encontra-se um órgão sensorial chamado mácula acústica, formado pelas células ciliadas do aparelho vestibular, contendo receptores chamados otólitos.
O reflexo vestíbuloocular (VOR) desencadeia movimentos oculares (X) aos movimentos da cabeça, e por se tratar de um arco reflexo de 3 neurônios, gânglio vestibular, núcleo vestibular e núcleos motores oculares, apresenta características que tornam sua atuação possível com movimentos bastante rápidos, como por exemplo ao caminharmos. A alternativa que completa adequadamente a sentença substituindo corretamente a incógnita (X) é:
R=na mesma velocidade e na direção oposta
A estrutura responsável pela detecção de acelerações lineares, produzidas pela gravidade ou pelos movimentos do corpo e pelo equilibro estático do corpo no espaço é o(a):
R=Vestíbulo
Marque a resposta certa:
R=Os distúrbios vestibulares podem ocasionar no paciente: surdez, zumbido, vertigem, náusea, vômito, nistagmo e até mesmo quedas.
Marque a resposta certa:
R=O aparelho vestibular é o receptor da gravidade e da aceleração percebidas pelo nosso corpo, através do qual o sistema nervoso central se mantém a par da posição da cabeça no espaço e de seus movimentos através de órgãos sensitivos.
AULA 06
Ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35°C), de modo não intencional, sendo seu metabolismo prejudicado. Se a temperatura ficar abaixo de 32°C, a condição pode ficar crítica ou até fatal. Temperaturas quase sempre fatais, são aquelas abaixo de 27°C. O parágrafo refere-se à:
R=Hipotermia.
A respeito da regulação de temperatura corporal, considere as afirmações abaixo.
(I) - Sudorese e vasodilatação são mecanismos de diminuição da temperatura;
(II) - Muitos animais utilizam-se da respiração ofegante para perder calor;
(III) - Vasoconstrição é um mecanismo de elevação da temperatura corporal.
Assinale a alternativa que apresente somente as afirmações corretas:
R=Todas são correta
Estudos mostram que a regulação da temperatura corporal está diretamente relacionada com X de cada indivíduo. Ou seja, o peso depende da eficiência do gasto calórico dos alimentos ou da facilidade de guardar a energia em gordura. A incógnita X pode ser corretamente substituída pela alternativa:
R=o equilíbrio energético e com o metabolismo basal
A faixa de temperatura da água utilizada para hidroterapia em pacientes que não realizarão atividades aeróbicas na piscina é de: Marque com V a alternativa correta.
R=33° a 37° graus
Marque a resposta certa:
R=O calor é um subproduto de todos os processos metabólicos, do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
A produção de calor que ocorre durante o frio por múltiplas contrações desorganizadas dos músculos esqueléticos e resultante de uma atividade nervosa involuntária caracteriza o seguinte fenômeno biofísico:
R=Termogênese mecânica
A produção de calor em situação de metabolismo basal é de aproximadamente 1,5 kcal/min em um homem de 70Kg, sendo este calor gerado principalmente no fígado, cérebro, coração e músculos esqueléticos. Levando em consideração os assuntos aprendidos em biotermologia, qual o fenômeno biofísico envolvido nesta situação?
R=Termogênese química
A perda de calor através da superfície da pele é regulada pelo controle do fluxo dos vasos próximos a sua superfície. Além disto, a pele possui uma série de  Y para o frio e para o calor. A alternativa que corresponde à letra Y é
R=termorreceptores
AULA 07 
A radiação ultravioleta que incide na nossa pele em uma exposição prolongada e excessiva pode:
R=causar mutações no DNA das células da camada mais externa da pele.
São características das radiações não ionizantes eletromagnéticas:
R=não tem energia suficiente por este motivo não ionizam a matéria, ou seja é uma energia que não arranca elétrons da matéria.
Uma fonte radioativa em que transcorreram duas meias vidas, então:
R=a atividade da fonte ficou reduzida a ¼
Marque a resposta certa:
R=A principal radiação existente na terra é a luz solar, uma luz branca que se decompõe do vermelho ao violeta (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Estas são as cores do arco íris (várias ondas eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda/frequência).
Os raios infravermelhos desempenham um papel muito importante na natureza. Se estas radiações não existissem, dois corpos que se encontrassem a uma determinada temperatura a manteriam sem alterações por tempo indefinido. No entanto, dado que o corpo mais quente cede energia ao corpo mais frio, através da radiação, ambas as temperaturas (quente e fria) acabam por compensar-se e atingir uma mesma temperatura de equilíbrio. O transporte de energia necessário para a vida, por exemplo, do Sol até a Terra ocorre unicamente através das radiações infravermelhas. A radiação infravermelha encontra aplicações práticas muito importantes. É utilizada, por exemplo, para aquecer ambientes, cozinhar alimentos e secar tintas e vernizes. Com relação à aplicação clínica da radiação infravermelha, pode-se destacar que:
R=a radiação infravermelha tem amplo uso terapêutico, sendo empregada no tratamento de sinusite, dores reumáticas e traumáticas. Ela penetra na pele, onde sua energia é absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulação do sangue.
As ondas de rádio têm comprimento (X), o que permite que elas sejam (Y) pelas camadas (Z) da atmosfera superior. As incógnitas X, Y e Z podem ser, respectivamente, substituídas de forma correta por
R=grande, refletidas, ionizadas
Quanto à interação da radiação emitida pelo espectro eletromagnético, temos aquela que arranca elétrons da matéria, denominada radiação (X); e aquela que não arranca elétrons dos átomos, chamada de (Y). As incógnitas X e Y podem ser, respectivamente, substituídas corretamente por:
R=ionizante e radiação não ionizante.
O Sr. S.P.F. foi ao consultório de seu fisioterapeuta para uma seção de seu tratamento. Nesse dia, o Sr. S.P.F. foi colocado diante de um gerador de luz por 20 min. Durante esse período ele notou duas características: a intensidade da luz era muito fraca e a região da pele para onde o gerador apontava estava ligeiramente aquecido. Questinado pelo Sr. S. P. F., o fisoterapeuta respondeu que era uma maneira de aquecer a região a ser tratada com radiação não luminosa. O texto acima se refere a qual tipo de radiação?
R=Infravermelho
AULA 08
Radiação _______ é uma onda eletromagnética. As substâncias radiativas emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. São penetrantes e ao atravessarem uma substância chocam-se com suas moléculas. A radiação ________ tem seu poder de penetração muito grande. Sua emissão é obtida pela maioria, não totalidade, dos nuclídeos radioativos habitualmente empregados.
R= Gama
A radiação (Y) (parte da eletromagnética) é caracterizada por não possuir energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos do meio por onde está se deslocando, mas tem o poder de quebrar moléculas e ligações químicas. Dessa radiação fazem parte os tipos: radiofrequência, infravermelho e luz visível. A letra Y pode ser, adequadamente, substituída por:
R=radiação não ionizante
Quando um núcleo instável emite partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por onda eletromagnética, muito semelhante aos raios X, designados:
R=raios gama.Radiação ________ é uma partícula de carga negativa, o elétron. Sua constituição é feita por partículas ________ que são emitidas pela maioria dos nuclídeos radioativos naturais ou artificiais e tem maior penetração que as partículas ________.
R=Beta, beta e alfa
A dosimetria é aplicada para:
R=determinar a taxa de exposição, ou seja, dose-rate da radiação considerada num ponto específico de um meio, seja ele vivo ou não.
Radiação _______ é uma partícula formada por um átomo de hélio com carga positiva. A distância que uma partícula percorre antes de parar é chamada alcance. Num dado meio, partículas _________ de igual energia têm o mesmo alcance. O alcance das partículas ____________ é muito pequeno, o que faz que elas sejam facilmente blindadas. Uma folha fina de alumínio barra completamente um feixe de partículas de 5MeV.
R=Alfa
A (X) de um elemento (Y) é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à (Z). Este intervalo de tempo também é chamado de período de semidesintegração. As incógintas X, Y e Z, podem ser, respectivamente, substituídas de forma correta por:
R=meia vida, radioativo, metade
É a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. a sentença refere-se à(s):
R=radiações ionizantes
Aula 09
Os raios gama são formados naturalmente na porção (X) ao núcleo. Já os raios X são formados artificialmente. Nos tubos de raios X, ocorre a produção de elétrons por emissão termiônica, que remete ao (Y) do fluxo de elétrons emitidos por causa do (Z) de temperatura. As incógnitas entre parênteses podem ser, adequadamente, substituídas pela alternativa:
R=externa, aumento, aumento
Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. O exame em questão é denominado:
R=Mamografia
a mamografia examinamos tecidos (X). Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser diferente da radiologia convencional. O tecido é (Y), por isto se deve ter uma dose (Y), tentando maximizar a informação radiográfica. As incógnitas, X, Y e Z, podem ser, respectivamente, substituídas de forma correta por:
r= moles, muito radiossensível, reduzida.
Quanto a classificação os aparelhos de raios x podem ser divididos:
R=quanto a energia do feixe que é produzida ou quanto ao uso que se faz dos raios X.
A radiologia envolve diferentes tipos de exames. Para se obter a informação desejada, são necessários aparelhos especializados e diferentes técnicas de exames. Entre as mais conhecidas podemos destacar:
R=a mamografia, a fluoroscopia e a tomografia computadorizada.
Tonalidades de cor cinza bem diferenciadas; conforme a densidade, tudo o que está dentro do corpo surge em uma cor diferente. A descrição expressa na sentença diz respeito a uma técnica de diagnóstico denominada:
R= Radiografia
É um exame de diagnóstico médico por imagem que tem como finalidade realizar uma fotografia de determinado ponto do corpo humano. Com o resultado desse exame, o médico passa a ter elementos para que, apoiado no exame clínico, possa fazer o melhor diagnóstico e propor o tratamento mais adequado para cada patologia. A técnica de diagnóstico abordada no parágrafo é designada:
R= Radiologia digital
É um exame de imagens que é realizado por meio de raios X. Esses raios tem como principal intuito a captação de imagens em alta definição de estruturas do corpo, como é o caso de órgãos, ossos e outras partes específicas do corpo humano. A sentença refere-se a um tipo de exame denominado:
R= Tomografia computadorizada
Aula 10
Sobre os limites de dose em exposições às radiações ionizantes responda corretamente:
R=Valores de dosimetria abaixo de 0,2 mSv/mês serão considerados como zero
Diz respeito à todas as exposições que não são ocupacionais ou médicas. O tipo de exposição em questão é denominada de:
R= pública.
As doses de radiação não devem ser superiores aos limites estabelecidos pelas normas de radioproteção de cada país. Esse princípio não se aplica para limitação de dose ao paciente, mas sim para trabalhadores ocupacionalmente expostos à radiação ionizante e para o público em geral. Incide sobre o indivíduo considerando todas as exposições, decorrentes de todas as práticas que o indivíduo possa estar exposto. Em relação à avaliar a Implicação do Sistema de Proteção Radiológica, pode-se destacar que o parágrafo refere-se:
R=ao limite de dose.
Exposição em decorrência do seu próprio diagnóstico, está também relacionada com voluntários que prestam apoio a pacientes em tratamento. A sentença refere-se a um tipo de exposição designada:
R= Medica
O princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable - tão baixo quanto razoavelmente exequível), também conhecido como princípio da otimização, fundamenta que toda exposição deve manter o nível mais baixo possível de:
R=radiação ionizante.
Marque a resposta certa:
R= A contaminação se caracteriza pela presença de um material radioativo em contato com objeto ou corpo. A irradiação é a exposição de um objeto ou de um corpo à radiação. Pode haver irradiação sem existir contaminação.
A exposição às radiações, de áreas específicas do corpo, produzem danos locais e imediatos nos tecidos. Os vasos sanguíneos das zonas expostas são lesados, alterando as funções dos órgãos, podendo levar a necrose e gangrena. Como conseqüências secundárias aparecem mudanças degenerativas nas células, sendo que o efeito retardado mais importante é o aumento da incidência de leucemia e de câncer, especialmente de pele, tireóide, pulmão e mama. De acordo com a legislação específica em vigor, o Anexo 5 da NR-15 da Portaria 3214/78, nas atividades onde trabalhadores possam ser expostos a radiações ionizantes, os limites de tolerância e os controles básicos para a proteção do homem, são os constantes da Norma CNEN-NE-3.01: Diretrizes Básicas de Radioproteção. Com base na discussão, como pode-se denominar o tipo de exposição ocorrida como resultado de situações consideradas decorrentes do quotidiano do seu trabalho?
R=Ocupacional
O contador Geiger (ou contador Geiger-Müller ou contador G-M) serve para medir certas radiações ionizantes (partículas alfa, beta ouradiação gama e raios-X, mas não os nêutrons). Este instrumento de medida, cujo princípio foi imaginado por volta de 1913 por Hans Geiger, foi aperfeiçoado por Geiger e Walther Müller em 1928. O contador Geiger é constituído de um tubo Geiger-Müller e de um sistema de amplificação e de registro do sinal. O tubo Geiger-Müller, uma câmara metálica cilíndrica no eixo da qual é tendido um fino fio metálico, é enchido por um gás a baixa pressão. Uma tensão elétrica de ordem de 1000 volts é estabelecida entre o cilindro (que tem papel de cátodo) e o fio (ânodo). Quando uma radiação ionizante penetra no contador, ela ioniza o gás argônio, isto é, faz com que elétrons sejam liberados. Esses elétrons se multiplicam rapidamente por avalanche eletrônica, tornando o gás condutor durante um curto tempo (fenômeno de descarga elétrica). Após amplificação, o sinal elétrico assim produzido é registrado e traduzido para uma indicação visual (agulha, lâmpada) ou sonora (clique). Em relação ao tipo de contador em questão é correto afirmar que
R=O contador Geiger é um aparelho que permite detectar a contaminação por material radioativo. Ele é colocado próximo ao corpo da pessoa para medir a radiação emitida.

Continue navegando