Buscar

Sistema Muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

��Faculdade Max Planck ��
Anatomia - Sistema Muscular
- Miologia: é a ciência que estudas os diferentes tipos de músculos.
- Aspecto celular: as células musculares são denominadas miócitos, sua membrana sarcolema, e seu citoplasma, sarcoplasma. Os músculos formam o tecido muscular, constituído por células alongadas que contêm filamentos citoplasmáticos, responsáveis pela contração.
- Função: a propulsão de alimento pelo tubo gastrintestinal, o bombeamento de sangue por meio do coração, manutenção da temperatura e equilíbrio e os movimentos dos segmentos do corpo.
- Tipos: o corpo humano possui basicamente três tipos de músculos de acordo com suas características morfológicas e funcionais:
- Músculo liso: situados nas paredes dos órgãos ocos e nos vasos sanguíneos responsáveis pelo pela propulsão de materiais pelos tubos do corpo e a constrição dos vasos sanguíneos. Involuntário
- Músculo Estriado Cardíaco: situado restritamente no coração e inicio dos vasos da base responsável pelo bombeamento do sangue para os tecidos do corpo. Involuntário
- Músculo Estriado Esquelético: situado sobre o Esqueleto que dão forma ao corpo e são responsáveis pela locomoção do esqueleto. Voluntário
- Membranas, unidade funcional e unidade motora. (explicação lousa)
- Fáscia muscular: são fascias de tecido conjuntivo espesso que recobrem os músculos de uma forma geral agrupando os em compartimentos, o qual e se torna contíguo aos tendões cápsulas e ligamentos, transferindo de tal modo, as trações dos músculos as suas inserções. 
- Organização muscular externa: Um músculo típico é composto de duas extremidades uma proximal e outra distal e por uma porção média o ventre muscular. O ventre muscular é a parte ativa do músculo, parte contrátil, nele predomina as fibras musculares. As extremidades são constituídas por tecido conjuntivo denso, rico em fibras colágenas chamadas de tendões, os quais servem para prender o músculo ao esqueleto.
- Mecânica Muscular: A contração muscular geralmente realiza movimento. As extremidades dos músculos se prendem em pelo menos dois ossos, de maneira que o músculo cruza a articulação. Os músculos agem sobre os ossos como potências sobre braços de alavancas. Ao contrair o ventre muscular, há um encurtamento no comprimento do músculo e conseqüente deslocamento da peça esquelética.
 
- Ponto de fixação: Origem: fixação do tendão do músculo no osso que não se movimenta (ponto fixo). Inserção: fixação do tendão do músculo no osso que se movimenta (ponto móvel). 
- Aponeurose: são tendões achatados e alargados com função de Inserirem em grandes extensões ósseas. 
- Classificação morfológica dos Músculos Estriados Esqueléticos:
- Quanto à situação: Superficiais: Os músculos da face ou da mímica e do pescoço Profundos: Os músculos que estão relacionados diretamente com os ossos
- Quanto à disposição de suas fibras: Fibras Paralelas - Músculos longos: os quais o comprimento prevalece sobre a largura e a espessura. Ex: reto femural - Músculos largos: os quais o comprimento e a largura se equivalem. Ex: glúteo Máximo 
- Quanto à ação: Flexor / extensor - Adutor / abdutor - Rotador - Supinador / pronador
Sistema Tegumentar
Estudo da pele e seus anexos.
Pele: possui duas camadas: 
- epiderme: mais superficial, suas células são continuamente substituídas. Contém células denominadas melanócitos responsável pela cor da pele e secreta melanina que protege contra raios UV.
- derme: mais profunda rica em fibras colágenas e elásticas que confere a pele a sua elasticidade. Apresenta as papilas dérmicas, as quais se projetam até a derme e na polpa dos dedos da mão formam as impressões digitais.
 
- A derme se repousa sobre a tela subcutânea, rica em tecido adiposo (gordura), contribui para impedir a perda de calor e constitui reserva nutritiva.
Glândulas da pele: 
- glândulas sudoríparas: situam-se na derme e tela subcutânea, com importante função de regulação da temperatura corporal, porque sua secreção absorve calor por evaporação da água. Abre-se na pele através de poros. (palma das mãos, planta dos pés, axilas e órgãos genitais externos.
- glândulas sebáceas: localizadas na derme (com exceção das regiões palmar e plantar), abrem-se nos folículos pilosos. Sua secreção, sebo, serve para lubrificar a pele e os pelos.
Anexos da pele: 
Pelos: cobre parte da pele, sua raiz encontra-se no folículo piloso.
Unhas: placas queratinizadas encontradas nas falanges distais.
Principais músculos do corpo humano
 
Bibliografias utilizadas:
DANGELO E FATTINI. Anatomia humana sistêmica e segmentar. Atheneu 3 edição.
JUNQUEIRA & CARNEIRO. Histologia básica. 9 edição.
ARTHUR C. GUYTON. Fisiologia humana. 6 edição.

Outros materiais