Buscar

Portfólio Resgate dos jogos e brincadeiras das diferentes gerações da minha região.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional UNINTER
RESGATE DOS JOGOS E BRINCADEIRAS DAS DIFERENTES GERAÇÕES DA MINHA REGIÃO
Natalia da Silva da COSTA
Daniela Erica da Silva NEVES
 
UNINTER
RESUMO
Este trabalho vem de uma forma descontraída falar sobre dois brinquedo/brincadeira uma antiga e a outra atual e relacioná-las com as características da criança nos dia de hoje e analisar o que cada uma dessas brincadeiras pode proporcionar na aprendizagem das crianças. 
O que se sabe é que a simplicidade de uma brincadeira mais antiga esta se perdendo em meio a tantos brinquedos mais avançados e que isso de certa forma pode causar o atraso no desenvolvimento dos alunos, pois por mais avançados e incríveis que seja esses brinquedos eles não possibilitam o brincar real, fazendo com que criança deixe de ser criança e destrói cada dia mais as coisas mais simples que existem numa brincadeira, que é uma criança brincando com outra criança.
Propõem o resgate dessas brincadeiras nas escolas com mais frequência e mostrando o grande significado e a importância do brincar.
Palavras-chave: Brincar. Crianças. Palavras. 
.
BRINCANDO COM AS PALAVRAS
Brincar já é de fato maravilhoso, imagina aprender brincando e ainda mais brincar com as palavras, que divertido seria, as palavras se renovam a cada brincadeira, encanta, edifica, educa e se embaralha a meio tantas palavras.
Como é importante brincar não é mesmo? Então vamos brincar de eu escolho uma letra e você me diz o nome de um animal com essa letra e vamos descobrir que existem inúmeras espécies deles um mais lindo que o outro e por ai se brinca com as palavras e as palavras brincam com você.
Falando em brincar com palavras, conhece a brincadeira pular corda? É um “arraso” não é mesmo, enfim essa brincadeira precisa de pelo menos três pessoas dois bate e um pula a corda, mas o que a brincadeira tem a haver com palavras? Eu explico quando se pula corda pode ser cantando e quando se canta há palavras.
É uma brincadeira antiga, tão antiga que nem sabe ao certo a origem exata dela, mas vem cá imagina que além de brincar você ainda emagrece, que maravilhoso, vamos colocar essa brincadeira no dia a dia, quando chegar ao final do ano você vai estar igual à Gisele Bündchen, brincadeira proporciona interação, aprendizado e olha só além de tudo é fitness.
Agora quero falar de outro brinquedo desta vez mais atual, falo de um computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque o famoso tablet, que hoje nas mãos das crianças é um vicio, onde eles baixam joguinhos e fica o tempo todo vidrado naquilo que não é interativo e muito menos fitness.
Se comparar a brincadeira de pular corda com os joguinhos que tem no tablet nota-se que de fato o que era do ontem não é mais o de hoje e que cada vez ficara pior, não que a tecnologias e seus avanços não colaboram é claro que ajudam e muito, porém é o que ela vem trazendo na sociedade. 
E infelizmente a simplicidade de uma brincadeira esta se perdendo a meio tantos jogos, dispositivos tecnológicos e que a criança não é mais criança.
Antes as mães tinham que brigar com seus filhos para entrar em casa, porque ficavam ate tarde brincando na rua com as outras crianças, de pular corda, bola, bets, esconde-esconde, pega-pega enfim tempos bons aqueles.
Hoje as mães têm que brigar para os filhos sair de casa para brincar, porque atualmente só vivem dentro de um quarto em frente ao computador, vídeo-game, tablets, celulares, jogando ou tirando umas selfies para postar nas redes sociais para levar curtidas e comentários.
É a partir daí que observamos a diferença da criança de antes e de atualmente e que grande parte dos pais tem culpa nisso, porque são eles mesmos que influenciam nessa sociedade consumista onde o mais simples não tem mais seu valor e aproveitando o texto vamos trazer mais essas brincadeiras antigas para as escolas quem sabe assim influenciamos mais nossas crianças serem crianças de verdade e resgatar aquele tempo que se ouvia a mãe gritando assim: “Filho entra, já está na hora da janta amanha você brinca mais...”
 REFERÊNCIAS
Meus brinquedos antigos pular corda: Publicado em 29/07/2014 Disponível em<www.meusbrinquedosantigos.blogspost.com.br> acesso em 05/11/2016.
MORCHIDA tizuko, A importância do brincar: Publicado em 17/05/2014 Disponível em< https://www.youtube.com/watch?v=NdfZTeAp5Tg> acesso em 05/11/2016.
PAES PAULO josé, Poemas para brincar: Convite, Brasil 2011.

Outros materiais