Buscar

Educação Especial AV1

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0068_AV1_201102029904 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201102029904 - INGRID MARTIN DA SILVA SANTOS
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0,5  Data: 25/10/2016 18:51:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201102277128)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir dos estudos realizados sobre Educação Inclusiva, podemos afirmar que para o aluno com necessidades especiais aproveitar plenamente a escolaridade no contexto da escola inclusiva é preciso que:
		
	
	A escola disponha de um sistema de avaliação adaptado e mantenha os métodos e práticas comuns para todos os alunos.
	
	A escola mantenha sua proposta de ensino e de avaliação e o aluno com necessidades especiais procure se adaptar ao trabalho desenvolvido
	
	A escola regular encaminhe o aluno para a escola especial.
	
	A escola ofereça classe especial para o aluno.
	 
	A escola disponha de um sistema de suporte para adaptação de métodos e práticas de ensino e avaliação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102644962)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sociedade atual observamos uma luta maior contra todas as formas de exclusão social. Assinale a única opção que não apresenta uma característica desse movimento:
		
	
	Organização social facilitadora da convivência em grupos heterogêneos
	
	Valorização das diferenças individuais.
	
	Discussão crítica sobre modelos ideais de ser humano e de aluno.
	 
	Normalização de perfis específicos de ser humano e de aluno.
	
	Respeito à diversidade humana
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102074774)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi muito vivenciada em qual período histórico?
		
	
	Idade Média
	 
	Antiguidade
	
	Primeira metade da Idade Moderna
	
	Idade Moderna
	
	Idade Contemporânea
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102670612)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A filosofia da integração  já norteou o trabalho no campo da Educação Especial, defendendo a ideia de que a pessoa com deficiência tem o direito de usufruir as condições de vida e escolarização comuns aos demais alunos. O momento histórico do paradigma da integração era:
		
	
	O século XIX
	
	A antiguidade
	
	A Idade média
	
	Os anos 60
	 
	Os anos 80
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102074672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No ano de 2009, o Brasil elaborou as Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial com o objetivo de distribuir os recursos FUNDEB com base nos dados obtidos pelo INEP, dentre outros. Qual é a concepção de Educação Especial referida? Marque a resposta correta.
		
	
	Separar os alunos com deficiências mentais moderadas e graves em classes especiais afim de que possam melhor se apropriar dos ensinamentos escolares. Essa separação acontecerá na própria escola através de um atendimento em turma especializada com menor número de alunos e com professores capacitados.
	
	Integrar crianças deficientes, portadoras de deficiências mentais e doenças psiquiátricas à rede privada, pois somente ela terá a estrutura necessária para acolher e trabalhar com esses prognósticos tão complexos.
	 
	Superar a visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum, bem como a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência. Será realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para garantir o acesso dos alunos à educação comum e disponibilizando os serviços e apoios que complementam a formação desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino.
	
	A Educação especial será oferecida na mesma escola e no mesmo turno que a criança faz a sua escolaridade básica. Sendo que a criança deficiente é retirada da sala de aula em determinadas atividades que não consegue realizar dadas as suas dificuldades e é levada para um centro de apoio específico para deficiência.
	
	É uma modalidade complementar que somente poderá ser destinada à criança com superdotação e talentos específicos, pois estes teriam condição de serem retirados da sua sala de aula, em algumas atividades diárias para serem levados aos centros especiais de formação para talentosos e superdotados.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102302903)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Redigida em 1994, por cerca de cem países reunidos em conferência internacional apoiada pela UNESCO, realizada na Espanha, como um importante marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas e pela participação social efetiva da pessoa com deficiência como cidadão.
 Este relato refere-se a:
		
	
	Constituição Federal de 1988
	 
	Declaração de Salamanca
	
	Lei de Diretrizes e Bases LDB nº 5.692/71
	
	Lei de Diretrizes e Bases LDB (Lei nº 4.024/61)
	
	O Conselho Nacional de Educação Especial ¿ CENESP
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102207092)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As causas da paralisia cerebral, quadro patológico que ocasiona alterações de ordem motora no corpo humano, podem ser somente decorrentes:
		
	
	da falta de saneamento básico na cidade. 
	
	da incompatibilidade sanguínea entre os genitores.
	
	da idade materna avançada da mãe.
	
	de questões hereditárias.
	 
	de lesão no encéfalo da criança devido a fatores pré-natais, peri-natais ou pós-natais
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102207100)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No filme Meu Pé Esquerdo, o filho de uma família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que retira todos os movimentos do seu corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle somente desse membro, o jovem torna-se escritor e pintor. A respeito da paralisia cerebral, podemos dizer que:
 A) Pode ocorrer que a criança com paralisia cerebral também tenha uma deficiência intelectual, mas isso não acontece necessariamente.
 B) A paralisia cerebral não está associada diretamente à deficiência intelectual, mas pode ocorrer a combinação das duas deficiências numa só criança.
 C) O desenvolvimento cognitivo do aluno portador de paralisia cerebral, pode ser afetado e prejudicado em função de sua dificuldade em atuar sobre o mundo físico, decorrente de suas limitações sensório-motoras e de linguagem, o que pode vir a comprometer desenvolvimento das capacidades lógicas, de interação e de domínio das práticas culturais, que vão desde as atividades da vida diária até o domínio da leitura e da escrita.
 Assinale a alternativa correta:
		
	
	A afirmativa A é a única correta.
	 
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.
	
	As afirmativas A e B estão erradas.
	
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102670774)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O atendimento educacional especializado ao deficiente visual deve ser oferecido de forma a complementar ao processo de escolarização regular e o aluno que necessite deve ter acesso ao aprendizado do Sistema Braille de leitura e escrita e a diferentes recursos adaptados e facilitadores do processo de ensino-aprendizado, tais como: Marque a opção que NÃO esta correta.
		
	
	maquetes
	
	sorobã
	
	recursos tecnológicos
	
	livro acessível
	 
	libras
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102670775)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aluno necessita de um conjunto de fatores que explorem sua forma particular de percepção, contribuindo para seu aprendizado, comunicação e socialização. EXCETO:
		
	 
	SegregaçãoPropostas
	
	Mediadores
	
	Materiais
	
	Atenção

Continue navegando