Buscar

SIMULADO DE EMBRIO & HISTO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504917695)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A ejaculação é um processo em que o sêmen é lançado fora do corpo masculino e que devidamente colocado na vagina, propicia o milagre da fecundação. Sobre as condições que ocorrem esta fertilização, escolha a única alternativa incorreta:
		
	
	A secreção de proteção à cérvix e útero tornará mais liquefeita para então facilitar a subida dos espermatozoides. Mesmo assim a travessia do sêmen pelo aparelho reprodutor feminino exigirá grandes gastos energéticos por estas minúsculas células.
	
	Ao alcançar o ovócito secundário, o espermatozoide deverá se aderir ao receptor presente na membrana vitelina desta célula feminina. O verdadeiro encaixe (sistema chave fechadura) é que possibilitará a abertura da bolsa acrossômica e consequente liberação de hialuronidase.
	
	Ao propiciar a fertilização, a membrana vitelina, sofrerá uma descarga elétrica, impedindo assim que mais espermatozoides possam penetrar dentro desta célula feminina. Somente um espermatozoide tem a capacidade de penetrar seu núcleo no óvulo.
	 
	A hialuronidase liberada pelo núcleo da célula masculina, tem a propriedade de transformar o óvulo em ovócito secundário, dando lhe toda a capacidade de fertilização.
	 
	Mais de cem milhões de espermatozoides serão lançados na vagina em um ato sexual, estes caminharão em direção à tuba uterina onde está a célula fértil feminina. O longo caminho é direcionado por substâncias químicas liberadas pela própria célula que espera na tuba sua fertilização.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504990507)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A blástula dá origem às células tronco que são células de organismos multicelulares que possuem a capacidade de se replicar indefinidamente sem perder suas características e de se diferenciar em outros tipos celulares. Em relação as células tronco, assinale a alternativa verdadeira:
		
	 
	Possui capacidade de auto-renovação e potencial de manutenção
	
	Não possui capacidade de auto-renovação ou pluripotência.
	
	Apresentam núcleo reduzido e pouco citoplasma.
	
	Geram órgãos menos complexos apenas, células mais complexas exigem maior avanço cientifico e ainda não foi alcançado.
	
	Podem gerar mais de 23.220 tipos celulares
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504574166)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o sistema reprodutor masculino assinalar a incorreta.
		
	 
	c) Produção dos espermatozóides e o hormônio sexual masculino é feito pelos testículos.
	 
	b) Hormônio masculino, a testosterona , será secretados então pelas células de Leydig localizados no epidídimo.
	
	d) Pênis é um órgão copulador masculino, constituído por três massas de tecido erétil ao longo de seu corpo, juntamente com a uretra, e envolvidas por pele externamente.
	
	e) Vesículas seminais são glândulas cuja secreções tem aspecto viscoso, amarelado e contém substâncias ativadoras dos espermatozóides, como frutose, citrato, prostaglandinas e várias proteínas.
	
	a) As glândulas acessórias apresentam conteúdo de secreção que junto com os espermatozóides constituem o sêmen.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504965758)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil as discussões e argumentos acerca da utilização das células tronco para fins terapeuticos acirram longos debates qaue envolvem ciência e religião. Em relaçao às células trono, assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO):
		
	 
	As células do nó embrionário, de onde são retiradas as células tronco, nas fases iniciais não possuem fisiologia adequada para manutençao da vida.
	 
	Fatores religiosos não condizem com a realidade científica, sendo então ignorados no Braisl, não influenciando a legislação.
	 
	( ) O embrião, apesar do pequeno tamanho, contém toda a informação genética necessária ao desenvolvimento do organismo. Basta que seja implantado no útero para que se forme um novo indivíduo.
	 
	A partir da fusão do DNA do pai com o da mãe, já se consititui uma nova vida.
	 
	As células em desenvolvimento não tem nenhuma correlaçao com a estrutura de um corpo, sendo apenas um emaranhado de células sem sinal de vida
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505031581)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A condição de sobrevivência do embrião está diretamente relacionada com a formação dos anexos embrionários. Estes são o âmnion, saco vitelino, alantoide e o córion. Não menos especial, a placenta, que por ter origem materna além da fetal, é considerada um falso anexo embrionário. Uma situação que pode causar problemas gestacionais é a placenta prévia. Essa é definida como a situação em que a placenta está inserida, total ou parcialmente, no segmento inferior do útero, podendo ou não recobrir o orifício cervical interno. Embora seja frequente a sua detecção no segundo trimestre, as dificuldades de manutenção da gravidez nestes casos é crescente a cada momento. Sobre os anexos embrionários, exclua o item incorreto:
		
	
	A alantoide surge por volta do 16º dia, como um pequeno divertículo (evaginação), a partir da parede caudal do saco vitelino, terá participação na formação do cordão umbilical.
	
	O córion é classificado em liso ou viloso, e isso dependerá da formação das vilosidades coriônicas. Em um córion viloso, há participação de vilosidades terciárias que desenvolvidas permitem a passagem de plasma entre mãe e feto.
	
	Com relação ao saco vitelino, este tem a função básica de transferência de nutrientes para o embrião durante a 2ª e 3ª semanas, período em que a circulação uteroplacentária ainda não está formada. Além disso, a formação do intestino primitivo e a formação das células germinativas primordiais, são outras de suas funções.
	
	O âmnio forma um saco membranoso cheio de líquido (líquido amniótico) que envolve o embrião e posteriormente o feto. Ele também reveste o cordão umbilical e evita o choque mecânico ao bebê.
	 
	A placenta é um órgão formado por tecidos fetais como o decídua basal, além da participação do tecido materno, o córion frondoso.

Outros materiais