Buscar

Equilibrio acido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Equilibrio acido-basico 
O nível dos íons de hidrogênio (H+) nos liquidos corporais deve ser mantida dentre os limites normais , resultando em um PH de 7,4 dos liquidos, mas pondendo estar entre 6,85 até 7,8. 
Apesar de poder ser aceitáveis esses valores um pouco abaixo e um pouco acima de 7,4, quando o PH esta abaixo desse valor ele é classificado em estado de acidose e acima de 7,4 é considerado em estado de alcalose.
Essas pequenas alterações não são boas para o organismo e ele tem 3 mecanismos para resolver esses problemas. 
Tampão acido-basico dos liquidos corporais
Alteração da respiração para mudar a concentração de CO2
Excreção urinaria 
O sistema de tampão utiliza acido fraco e sais para que ocorra uma ligação do H+ com o acido para formar um acido fraco e a ligação de OH- de bases com H+ formando água e sal. Mas esse processo não resulta em grandes mudanças do PH.
As soluções tampão utilizadas precisam ter o seu valor de pK próximo ao PH de 7,4 para funcionarem de forma adequada. 
Os tampões que os animais utilizam são a base de bicarbonato, fosfato e proteínas. O fosfato tem o pK com o melhor valor, mas está em pequenas concentrações e sendo utilizada nos túbulos contorcidos proximais e no espaço intracelular.
O tampão de bicarbonato tem o pK em 6,1, precisando de muita concentração para chegara ao equilíbrio. Porem ele esta em grande concentração no organismo e pode ser controlado pelos pulmões e rins, o tornando o mais importante, atuando nos dois sentidos.
O tampão de fosfato ao reagir com um acido forte vai formar um acido fraco.
O tampão protéico é formado pela hemoglobulina, que esta na forma proteinada em PH normal junto a um acido fraco. Quando ela reage com o acido fraco, vai formar a hemoglobulina reduzida que tem maior capacidade tamponante que a oxidada.
O controle pela pressão de CO2 varia de acordo com a concentração de CO2 dissolvidos nos alvéolos. O que regula o PCO2 e o PH são sensores quimiossensiveis que vão desencadear a variação da ventilação pulmonar. Quando o volume de H+ está alto nos liquidos, os estímulos vão desencadear as reações químicas para controle do PH e também o aumento da ventilação pulmonar para maior absorção de CO2. Caso ocorra o oposto, com ajuste de PH alcalino, a resposta será oposta na ventilação pulmonar. 
As alterações pulmonares são extremamente eficientes e funcionam de forma compensatória, retornando ao normal quando atinge o PH normal.
Quando o organismo está acido ocorre a formação de H2CO3 que é compensado nos rins com a formação de H+ e liberação de CO2 e H2O. o H+ vai para o túbulo renal ao mesmo tempo que o Na+ sai do túbulo e o bicarbonato vai para o plasma. O H+ se liga ao bicarbonato na urina ou a fosfato e podendo ficar na forma de amônio. O H+ na urina acidifica e o bicarbonato alcaliniza a urina.
A junção de CO2 com H2O forma H2CO3, que se dissocia e libera H+, que é trocado por Na+ no túbulo e mantendo a neutralidade da urina junto ao bicarbonato filtrado. 
O bicarbonato e reabsorvido nos túbulos quando está sozinho. Quando a taxa de secreção de H+ é maior que a taxa de filtração do bicarbonato, ele vai ser reabsorvido por completo (os soltos) e não aparecerão na urina, ocorrendo em estresse acido. Quando ocorre um estresse básico, muito bicarbonato está no plasma e é filtrado, passando o limite de reabsorção dos túbulos e aparecendo em grande quantidade na urina, a deixando alcalina (dieta rica em vegetais).
A excreção de H+ acidifica pouco a urina porque está combinado a bases e não solto. Isso ocorrem em dietas ricas em proteínas.
Os liquidos corporais tem uma concentração determinada das substancias tampão. Quando ocorre um distúrbio acido-basico causando a alteração na concentração das substancias tamponantes, são chamados de acidoses e alcaloses metabólicas. 
Quando os distúrbios causam problemas respiratórios, eles são chamados de acidose e alcalose respiratória.
A primeira resposta ao distrubio acido-basico é a formação de tampão e posteriormente um sistema não afetado tenta ajustar o PH. A resposta respiratório ocorre em poucas horas e sem muita duração e a renal dura dias e é mais efeitiva.
Acidose metabólica é quando ocorre uma perda de bases ou adição de ácidos fortes no organismo.
Alcalose metabólica é causada pela adição de base ou perda de acido forte

Outros materiais