Buscar

teoria geral do processo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505603043)
	
	Em relação à jurisdição: I. A jurisdição é uma função do Estado que se rege por alguns princípios fundamentais universalmente reconhecidos, tais como o princípio da inafastabilidade e o da indelegabilidade, ambos de índole constitucional. II. No exercício da jurisdição, o Estado substitui, com sua atividade, a atividade das partes envolvidas no conflito trazido à sua apreciação. É o que enuncia o principio da inafastabilidade inerente à jurisdição. III. É uma decorrência do princípio do juiz natural a garantia da independência e da imparcialidade do juiz no exercício de sua função jurisdicional. IV. No Brasil não prevalece a idéia da unidade e indivisibilidade da jurisdição, vez que a própria norma trata de dividi-la de acordo com a matéria, revelando a existência de diversas espécies de jurisdição, tais como a jurisdição penal, a jurisdição civil, a jurisdição trabalhista, a jurisdição militar, dentre outras.
	 
	Há apenas duas proposições verdadeiras.
	 2a Questão (Ref.: 201505603029)
	
	No tocante à jurisdição, examine os enunciados seguintes: I. Tecnicamente, a atividade jurisdicional é sempre substitutiva das atividades dos sujeitos envolvidos no conflito, a quem a ordem jurídica proíbe, como regra, atos de autodefesa. II. O caráter substitutivo da jurisdição está presente nas situações envolvendo particulares, mas não quando um dos sujeitos litigantes é o próprio Estado, pois nesse caso haveria identidade de funções e de atividades estatais. III. Da natureza da jurisdição decorre sua definitividade, que é caracterizada pela imunização dos efeitos dos atos realizados, cujo maior grau, outorgado pela ordem jurídica, é a autoridade da coisa julgada material. É correto o que se afirma APENAS em
	 
	Alterantiva I e III.
	 3a Questão (Ref.: 201505603035)
	
	Acerca da jurisdição e dos equivalentes jurisdicionais, assinale a opção correta.
	 
	A jurisdição voluntária é exercida quando o Estadojuiz limitase a homologar a vontade dos interessados, não havendo interesses litigiosos.
	 4a Questão (Ref.: 201504877308)
	
	Em ação de conhecimento proposta por Cristina em face do Município de Nova Iguaçu, objetivando a condenação do réu ao pagamento de pensão, a decisão do magistrado que julga procedente o pedido, sem fundamentar a sua sentença, viola, de forma específica, o princípio:
	 
	da motivação das decisões judiciais;
	 5a Questão (Ref.: 201505606133)
	
	(MPE/RJ/TÉCNICO/ adaptada) - São princípios da jurisdição:
	 
	inafastabilidade, investidura e indelegabilidade
	 6a Questão (Ref.: 201505606226)
	
	A jurisdição é o poder que o Estado detém para aplicar o direito a um caso concreto, com o objetivo de solucionar conflitos de interesses e, assim, resguardar a ordem jurídica. Sobre a jurisdição contenciosa, é verdadeira a assertiva:
	 
	presença de um conflito de interesse qualificado por uma pretensão resistida.
	 7a Questão (Ref.: 201505606121)
	
	O princípio da inércia da jurisdição:
	 
	é consequência do princípio constitucional de devido processo legal.
	 8a Questão (Ref.: 201505643943)
	
	
	A jurisdição representa uma atividade estatal voltada à composição dos conflitos de interesses. No Brasil, uma das características fundamentais da jurisdição é a:
	 
	Inércia

Continue navegando