Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA DE TGP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA – ATENOTA:
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: Teoria Geral do Processo
PROFESSOR: Adriano Ribeiro Caldas
ALUNO (A): Ianna Maria Lúcia Barbosa Xavier 
 Nome do (a) aluno (a) completo e legível
QUESTÃO DISCURSIVA 1
Partindo-se do pressuposto de que o Direito Processual está umbilicalmente ligado às noções culturais de determinada sociedade e em determinado tempo, torna-se relevante identificar, ao longo da história, qual fase metodológica do processo foi adotada. Embora com certa divergência, é possível destacar da doutrina três grandes fases metodológicas do Direito processual civil, quais sejam o praxismo, o processualismo e o instrumentalismo.
	
Tomando-se como ponto de partida o texto acima, aponte as principais características definidoras das três fases metodológicas acima destacadas.
A primeira fase metodológica foi definida como praxismo o exercício judicial era restritivo ainda condicionada pela aplicação do princípio dispositivo, onde sua principal característica era a minoração dos poderes instrutórios do juiz, embora o exercício de produção das evidencias nos autos ficava ao encargo puramente pelas partes. Sendo assim, davam-se da jurisdição e do processo a serviço do sujeito, visto que a parte, diretamente relacionada na resolução daquele pleito, direcionaria o processo para uma solução mais ágil. Durante o processualismo foi pactuado os fundamentos da autonomia do direito processual, tipificando-se a ligação jurídica processual da relação jurídica de direito material. Nessa fase, conhecida como a segunda, o processo deixa de ser um recurso por entre de que as partes, desde a autonomia privada, efetuam seus direitos; o processo é disponibilizado agora pelo Estado às partes, submetidas que estão ao poder jurisdicional estatal. A terceira e última fase, o instrumentalismo é amparado na necessidade cujo o método obtém resultados práticos correspondente ao fim que se remete, na sua incontestabilidade e o processo passa a ser uma ferramenta, um meio para alcançar a sua finalidade.
QUESTÃO DISCURSIVA 2
A lei não é fonte exclusiva do direito. Apesar de diversas leis existentes em nosso ordenamento jurídico, o legislador não é capaz de prever solução para todas as situações concretas e futuras. Além disso, as mudanças nos valores ético-sociais que decorrem da rápida evolução da sociedade impossibilitam que a atividade legislativa acompanhe todas as transformações do mundo moderno. Por tal razão outras fontes devem ser utilizadas para auxiliar o trabalho do julgador no preenchimento das omissões legislativas, já que não lhe é permitido eximir-se de decidir sob a alegação de lacuna ou obscuridade do ordenamento.
Tomando-se como ponto de partida o texto acima, aponte e defina sucintamente as principais fontes formais do direito processual além da lei. A jurisprudência pode ser considerada fonte formal do direito? Justifique
A jurisprudência é sim fonte formal, logo é responsável por comunicar a sociedade sobre as normas jurídicas para possibilitar que os juristas utilizem e os cidadãos as conheçam. Assim, a jurisprudência, no modelo Civil Law, se encaixa na fonte Mediata/Secundaria que é um conjunto de decisões sobre interpretações de leis, feita pelos tribunais de determinada jurisdição.
QUESTÕES OBJETIVAS
4
QUESTÃO 1
Jurisdição é o poder que o Estado detém para aplicar o direito a um determinado caso, com o objetivo de solucionar conflitos de interesses e com isso resguardar a ordem jurídica e a autoridade da lei. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA:
(A) Pelo princípio do acesso à justiça, o Estado só exercerá a atividade jurisdicional se for devidamente provocado.
(B) Por se tratar de um ato de poder, o juiz exerce a jurisdição dentro de um limite espacial sujeito à soberania do Estado, limite este consagrado pelo princípio da investidura.
(C) Não há previsão legal para jurisdição voluntária em nosso sistema.
(D) A jurisdição pode ser classificada como contenciosa, ou seja, quando existe lide e o Estado atua na solução de um conflito; e voluntária, quando não existe lide e o Estado atua na administração do interesse das partes.
(E) Todas as alternativas estão corretas.
QUESTÃO 2
Suponha que em determinado processo de conhecimento que tramitava pelo rito comum ordinário tenha havido a juntada de importante documento pela parte autora sem que o Juiz, em momento seguinte, tenha intimado a parte adversa para que esta, tomando conhecimento da existência do documento, pudesse sobre ele se manifestar. 
Assinale a alternativa que expressa o princípio processual de forma direta e efetiva violado pela hipótese descrita
(A) Princípio do Contraditório. 
(B) Princípio do Juiz Natural. 
(C) Princípio da Motivação das Decisões Judiciais. 
(D) Princípio da Tempestividade da Tutela Jurisdicional.
(E) Princípio da Inafastabilidade do Controle Jurisdicional.
QUESTÃO 3
Antônio, famoso cantor da região de Milagrópolis, mata um desafeto ao término de um show, gerando grande repercussão local. Em razão de sua popularidade, Antônio tem seu processo distribuído para o TJCM (Tribunal para Julgamento de Cantores de Milagrópolis), criado após a ocorrência dos fatos esquivando- se, assim, do julgamento pelo Tribunal do Juri. 
A dinâmica dos fatos revela inequívoca violação a um fundamental princípio do Direito Processual brasileiro. Assinale a alternativa que revela o princípio que, de forma direta e específica, foi violado pelos fatos acima narrados.
(A) Princípio da Ampla Defesa. 
(B) Princípio do Contraditório. 
(C) Princípio do Juiz Natural. 
(D) Princípio da Lealdade Processual. 
(E) Princípio da Inafastabilidade do Controle Jurisdicional.
QUESTÃO 4
Acerca da jurisdição e dos equivalentes jurisdicionais, assinale a opção correta.
(A) No exercício da jurisdição voluntária, o julgador poderá valer- se da equidade, buscando soluções fundadas em critérios de conveniência e oportunidade.
(B) A autocomposição somente produzirá efeitos, como forma de solução de conflitos, quando obtida em processo jurisdicional.
(C) As hipóteses de impedimento e suspeição do julgador, previstas na legislação processual civil, não se aplicam para o exercício da função em processo de jurisdição voluntária.
(D) A autotutela é forma alternativa de solução de conflito caracterizada pela submissão voluntária de uma parte à pretensão manifestada pela outra.
QUESTÃO 5
O princípio da persuasão racional 
(A) relaciona-se à intervenção de terceiros, sendo obrigatório o ingresso, na causa, daquele que tenha sido afetado, econômica e juridicamente, em seu direito subjetivo.
(B) está vinculado à segurança jurídica, sendo imprescindível que a conclusão do julgado tenha coerência direta e explícita com sua fundamentação.
(C) atrela-se à prova, de modo que cabe ao magistrado avaliar a prova dos autos e valorar do seu conteúdo, em decisão devidamente fundamentada.
(D) conforma-se com as regras sobre nulidade processual, de modo que não se reconhece nulidade sem prejuízo à parte.
QUESTÃO 6
No que concerne à lei processual civil superveniente, assinale a opção correta.
(A) Encontrando-se o processo em curso, é facultado ao juiz aplicar a lei nova ou a lei anterior que melhor atenda à rápida solução da lide, amparado no princípio constitucional da celeridade processual.
(B) Nesse caso, aplica-se a regra do isolamento dos atos processuais, de modo que a lei nova é aplicada aos atos processuais pendentes, tão logo entre em vigor, respeitados os já praticados e seus efeitos.
(C) Os efeitos dessa lei atingem os processos ajuizados após a edição da lei, não se aplicando a nova lei processual aos processos em curso.
(D) A nova regra processual editada no curso do processo não se aplica no grau de jurisdição em que o processo tramita, repercutindo-se os seus efeitos nos graus de jurisdição subsequentes.
QUESTÃO 7
Com relação aos princípios constitucionais do processo civil, assinale a opção correta.
(A)O sistema de cotas para ingresso nas universidades, adotado em todas as faculdades, públicas ou particulares, é consequência do princípio da igualdade processual.
(B) O princípio do juízo natural, no aspecto objetivo, desdobra-se em duas garantias: a preexistência do órgão jurisdicional ao fato e o respeito absoluto às regras objetivas de determinação de competência.
(C) O princípio do devido processo legal é aplicável apenas no âmbito público, sem alcançar os particulares, já que se refere apenas aos processos judiciais.
(D) A dimensão substancial do princípio do contraditório refere-se ao direito de participar do processo, de ser ouvido, do autor que está no polo passivo da relação jurídico-processual.
QUESTÃO 8
No tocante à jurisdição, examine os enunciados seguintes: 
I. Tecnicamente, a atividade jurisdicional é sempre substitutiva das atividades dos sujeitos envolvidos no conflito, a quem a ordem jurídica proíbe, como regra, atos de autodefesa.
II. O caráter substitutivo da jurisdição está presente nas situações envolvendo particulares, mas não quando um dos sujeitos litigantes é o próprio Estado, pois nesse caso haveria identidade de funções e de atividades estatais. 
III. Da natureza da jurisdição decorre sua definitividade, que é caracterizada pela imunização dos efeitos dos atos realizados, cujo maior grau, outorgado pela ordem jurídica, é a autoridade da coisa julgada material. 
É correto o que se afirma APENAS em 
(A) I
(B) II
(C) II e III.
(D) I e II.
(E) I e III.

Outros materiais