Buscar

REVISÃO AV1 APRENDIZAGEM E MEMÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO AV1 DE APRENDIZAGEM E MEMÓRIA
REGISTROS VISUAIS E REGISTROS AUDITIVOS (diferenciar);
Toda informação bruta vai dos sentidos até aquilo que conhecemos pelo nome de registros sensoriais. Esses registros são salas de espera nas quais as informações entram e permanecem apenas por curto período de tempo. O fato de nos lembrarmos ou não vai dessas informações dependerem do tipo de operação que realizarmos sobre elas. Embora existam cada registros para cada um de nossos sentidos,os registros visuais e auditivos são mais amplamente estudados.Embora os registros tenham capacidade praticamente ilimitada,as informações desaparecem desses registros muito rapidamente.
Registro Visual – A informação visual pode desaparecer do registro visual até mais rapidamente. Na vida diária, novas informações visuais entram continuamente no registro e substitui as informações antigas quase imediatamente, um processo freqüentemente chamado mascaramento.Isso é normal,porque do contrário as informações visuais iriam simplesmente se acumular no registro sensorial e ficariam inevitavelmente desordenadas.Em condições normais de visão,a informação visual é apagada do registro sensorial em cerca de um quarto do segundo,enquanto é substituída por uma nova informação.
Registro Auditivo – A informação auditiva desaparece mais lentamente que a visual. O equivalente sonoro do ícone, o eco, tende a durar vários segundo em virtude da natureza da fala. Isso é certamente positivo para nos; do que contrário, a frase “Você fez isso!” Seria exatamente igual a “Você fez isso!”, uma vez que não conseguiríamos nos lembrar da ênfase dada as primeiras palavras quando as ultimas fossem pronunciadas.
MASCARAMENTO (definir);
Na vida diária, novas informações visuais entram continuamente no registro e substitui as informações antigas quase imediatamente, um processo freqüentemente chamado mascaramento.
ATENÇÃO (definir);
Nós selecionamos por meio da atenção parte das informações entrantes para futuro processamento. A atenção é o processo de olhar, ouvir, cheirar, saborear e sentir de maneira seletiva.Ao mesmo tempo em que selecionamos as informações entrantes ,atribuímos significados a elas.
TEORIA DA FILTRAGEM DE BROADBENT (explicar);
Um processo de filtragem na entrada do sistema nervoso permite a passagem apenas daqueles estímulos que atendem a certas exigências. Os estímulos que passam pelo filtro são comparados a tudo que já sabemos, para que possamos reconhecê-los e descobrir o que eles significam. Se você e um amigo estiverem conversando em um restaurante, vocês filtrarão todas as outras conversas que estão acontecendo ao redor, processo reconhecido pelo nome de FENÔMENO DO COQUETEL. A capacidade de prestar atenção a algumas informações ao mesmo tempo em que ignoramos outras,este processo de filtragem é chamado de fenômeno do coquetel
TEORIA DA FILTRAGEM POR ANNE TREISMAN (conhecer);
Anne Treisman modificou a teoria da filtragem, afirmando que o filtro não é um mero interruptor capaz de ser ligado e desligado,mas um controle variável,assim como o controle de volume de um rádio,que pode “reduzir” a intensidade dos sinais indesejados sem rejeitá-los inteiramente.De acordo com essa visão,embora possamos estar prestando atenção a apenas algumas informações entrantes,monitoramos os outros sinais em volume baixo.Esse processamento automático funciona até mesmo quando estamos dormindo.A Teoria da Filtragem modificada por Treisman afirma que a atenção não é como interruptor que pode ser ligado e desligado.
SEQUÊNCIA DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO (etapas do processamento);
MEMORIA DE CURTO PRAZO:
Definir: Memória de Curto Prazo (MCP) contém as informações nas quais estamos pensando ou das quais estamos plenamente conscientes.
Conhecer suas outras denominações: Memória de Operação ou de Trabalho;
Exemplificar: Quando você ouve uma conversa ou uma canção no rádio; quando assiste a um programa de TV ou uma parida de futebol; quando sente uma câimbra na perna ou uma dor de cabeça.
Identificar as duas tarefas primordiais: A MCP possui duas tarefas primordiais: Armazenar novas informações por um período breve e Administrar essas (e outras) informações.
Limites da MCP: A capacidade da memória de operação é muito limitada. Em média, o limite é sete itens, com acréscimo ou subtração de dois ,ou seja,entre cinco e nove. Estudo de Hermann Ebbinghaus (1885) é seu próprio limite era de 7 itens / Estudo de George Miler (1956) Mágico nº7.
Agrupamento: Maneira de agrupar e organizar informações para que elas formem unidades significativas.Por meio do agrupamento de frases ou fragmentos de frases,somos capazes de processar uma quantidade ainda maior de informações na MCP.
Como é a codificação: Codificamos fonologicamente as informações verbais/escritas para que sejam armazenadas na MCP – isto é,de acordo com a maneira como soam.Isso acontece mesmo se virmos uma palavra,uma letra ou um n úmero em uma página,em vez de os escutarmos.Mas nem tudo que está na MCP é armazenado fonologicamente.Pelo menos uma parte é armazenada visualmente, e outras informações são retidas com base em seu significado.
Retenção na MCP: As memórias de curto prazo ( MCP) são efêmeras – geralmente duram alguns segundos.Entretanto ,somos capazes de reter informações na MCP durante períodos mais longos por meio da repetição mecânica,também chamada de ensaio de manutenção.A repetição mecânica consiste em repetir a informação indefinidamente,em silêncio ou em voz alta.Embora essa possa não ser a maneira mais eficiente de se lembrar permanentemente de alguma coisa,pode ser bastante eficaz por um curto período de tempo.
APRENDIZAGEM (definir);
Uma mudança relativamente permanente no comportamento de um organismo devido à sua experiência. A aprendizagem molda nosso pensamento e linguagem, nossas motivações e emoções, nossas personalidades e atitudes.
Aprendizagem por associação:
Na aprendizagem associativa, aprendemos a associar dois estímulos (como no condicionamento clássico - PAVLOV) ou uma resposta e suas conseqüências (como no condicionamento operante - SKINNER).
Aprendizagem social: 
Na aprendizagem por observação - Bandura,observamos e imitamos os outros.Os neurônios-espelho,localizados nos lobos frontais do cérebro,demonstram uma base base neural para esse tipo de aprendizagem.Eles disparam quando realizamos certas ações (como responder à dor ou mover a boca para formar palavras),ou quando observamos outra pessoa realizando-as.
APRENDIZAGEM MEMÓRIA (relação)
Aprendizagem: Uma mudança relativamente permanente no comportamento de um organismo devido à sua experiência. A aprendizagem molda nosso pensamento e linguagem, nossas motivações e emoções, nossas personalidades e atitudes.
Memória: A memória é uma função importante que permite ao organismo codificar,armazenar e recuperar informações que lhes são potencialmente útil.Ela é uma das capacidades que permite ao ser vivo uma adaptação ao meio permitir-lhe aumentar o conhecimento do mesmo.É a memória que nos dá a sensação de continuidade da qual depende própria noção de eu.A memória é a capacidade do ser humano em conservar e relembrar mentalmente conhecimentos,conceitos,vivência,fatos,sensações e pensamentos experimentados em tempo anterior.A memória refere-se a retenção de habilidades adquiridas ou de informação e em situações cotidianas.Os adultos,especialmente os idosos,podem ter algumas dificuldade de recuperação de memória.Mesmo sendo conseqüência do envelhecimento,a diminuição da eficiência da memória é também influenciada por questões como genética,fatores ambientais,vivencias,hábitos lingüísticos,caráter e personalidade.A perda da memória estaria relacionada com a degeneração dos neurônios cerebrais.E que,conforme o individuo fosse envelhecendo,haveria uma perda evolutiva dessas células nervosas,afetando assim a capacidade de memorização.
Relação Aprendizagem Memória
 A memória e a aprendizagem estão intimamente relacionadas, são processos complementares. Não há aprendizagemsem memória e uma atividade cerebral minimamente estruturada. Quando dizemos que aprendemos ou sabemos algo, queremos dizer que percebemos algo, fixamos os conteúdos ou as operações que acabamos de adquirir na memória, que armazena a informação para uma possível utilização futura. Por exemplo, sem memória não existiria linguagem. Nos seres humanos, grande parte das aprendizagens mais complexas ocorre através de processos verbais. Sem memória, os processos de aprendizagem estariam sempre a iniciar-se, pondo em causa todo o processo de adaptação do ser humano, pois é a partir de aprendizagens retidas que se processam novas aprendizagens. Por isso, a memória é fundamental ao permitir que as aprendizagens se mantenham e possam ser usadas quando necessário.

Continue navegando