Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIAL Av Parcial2016 2

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	  EDUCAÇÃO ESPECIAL
	
	Simulado: CEL0249_SM V.2 
	
	
	
	Desempenho: 7,0 de 10,0
	Data: 22/05/2016 10:53:25 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201505279533)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A construção de um processo educacional inclusivo, requer uma transformação nas práticas sociais segregadoras, historicamente construídas e exige
		
	
	a construção de uma consciência político-ideológica voltada para reprodução do modelo de escola conservadora e excludente. 
	
	a construção e conservação de uma escola segregadora,  com uma visão dicotômica entre ensino regular e especial.
	
	uma revisão conceitual dos valores morais  expressos nas  propostas pedagógicas que efetivem o atendimento às necessidades específicas do aluno com deficiência.
	
	a construção de um projeto pedagógico para o aluno com deficiência em outro espaço, distante da escola regular.
	
	a elaboração do Projeto Político-Pedagógico segregador, valorizando a exclusão do aluno com deficiência do ensino regular.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505277949)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Atualmente no processo educacional, a política de educação inclusiva impõe que as escolas brasileiras:
		
	
	 recebam os alunos com deficiência, somente após liberação da equipe de saúde.
	
	encaminhem o aluno com deficiência para uma avaliação pedagógica multidisciplinar, que irá verificar a possiblidade do aluno frequentar, ou não,  a escola regular.
	
	somente recebam alunos com deficiência, após realizarem as adaptações necessárias no espaço físico e  na proposta pedagógica.
	
	realizem a matrícula de todos os alunos, independente da deficiência que porta.
	
	 integrem o aluno com deficiência  como ouvinte, sem  a  realização das adaptações curriculares necessárias.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504885657)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Nesse século XXI, as escolas devem receber todos os alunos,  realizando uma inclusão do aluno em classe comum da escola regular, garantindo um  atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para  o processo educacional de todos os alunos (escola inclusiva). Qual paradigma educacional define esse modelo  educacional ?
		
	
	Paradigma médico-assistencialista.
	
	Paradigma integrador.
	
	Paradigma regular.
	
	Paradigma de serviços.
	
	Paradigma de suportes.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505279504)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Na década de 60, João   com 16 anos, era   uma criança com deficiência intelectual, frequentava a Instituição Vicente Moretti, local que atendia jovens deficientes da zona oeste do RJ. A Ação Cristã Vicente Moretti oferecia serviços clínicos e pedagógicos para crianças com deficiência da região, nessa época, crianças deficientes eram excluídas das escolas regulares.
 A Educação Especial na década de 60 no Brasil, seguia a proposta: 
		
	
	da inclusão, a escola especial representou excelentes oportunidades para uma participação social plena.
	
	de exclusão, a pessoa com deficiência era impedida de deixar sua residência.
	
	 da integração, onde o aluno com deficiência teve somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
	
	 médico-assistencialista que visava cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
	
	da inclusão, que procura garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504695027)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	No ano de 2009, o Brasil elaborou as Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial com o objetivo de distribuir os recursos FUNDEB com base nos dados obtidos pelo INEP, dentre outros. Qual é a concepção de Educação Especial referida? Marque a resposta correta. 
		
	
	A Educação especial será oferecida na mesma escola e no mesmo turno que a criança faz a sua escolaridade básica. Sendo que a criança deficiente é retirada da sala de aula em determinadas atividades que não consegue realizar dadas as suas dificuldades e é levada para um centro de apoio específico para deficiência. 
	
	Integrar crianças deficientes, portadoras de deficiências mentais e doenças psiquiátricas à rede privada, pois somente ela terá a estrutura necessária para acolher e trabalhar com esses prognósticos tão complexos. 
	
	Separar os alunos com deficiências mentais moderadas e graves em classes especiais afim de que possam melhor se apropriar dos ensinamentos escolares. Essa separação acontecerá na própria escola através de um atendimento em turma especializada com menor número de alunos e com professores capacitados. 
	
	Superar a visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum, bem como a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência. Será realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para garantir o acesso dos alunos à educação comum e disponibilizando os serviços e apoios que complementam a formação desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino. 
	
	É uma modalidade complementar que somente poderá ser destinada à criança com superdotação e talentos específicos, pois estes teriam condição de serem retirados da sua sala de aula, em algumas atividades diárias para serem levados aos centros especiais de formação para talentosos e superdotados. 
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504695194)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No contexto educacional brasileiro, a partir da década de 90, aumenta o movimento de inclusão de estudantes com deficiência física, intelectual ou sensorial. Isso representa um avanço histórico em relação ao trabalho pedagógico que era oferecido anteriormente. A partir dos pressupostos da educação inclusiva, o aluno com necessidades educacionais especiais deverá ser matriculado: 
		
	
	em classe especial de escola regular. 
	
	em classe especial de escola especial. 
	
	em classe hospitalar. 
	
	em classe comum de escola regular. 
	
	em escola especial. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504903240)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. Peter Mittler.
 Ao investigamos as características e as necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física, concluímos que: 
		
	
	há uma grande diversidade de tipos e graus de deficiência física, que requer a pesquisa sobre as necessidades individuais de cada aluno, para que se possa oferecer serviços adequados. 
	
	deve ser atendido somente em clínicas, pois, depende totalmente de serviços necessários para sua total sobrevivência, necessitando de um acompanhamento de 24 horas. 
	
	deve ser atendido em classe especial para alunos que apresentam deficiência física. 
	
	deve frequentar escola especial, pois apresenta retardo identificado nos primeiros anos de vida. 
	
	a inclusão de aluno com deficiência física em classe comum, não pode acontecer, pois irá impossibilitar a aprendizagem de todos os alunos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504903424)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Atendimento Educacional Especializado deverá utilizar os recursos de Tecnologia Assistiva no ambiente escolar necessários para o trabalho pedagógico com o aluno com deficiência física. A Tecnologia Assistiva é definida como:
		
	
	Espaço onde o aluno com deficiência é atendido para um tratamentoespecializado.
	
	Sala de atendimento pedagógico exclusiva para os deficientes físicos.
	
	Ambiente para o atendimento especializado de deficientes físicos 
	
	Um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária.
	
	O impedimento do aluno com deficiência frequentar a escola regular
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504695237)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A inclusão do aluno cego no contexto da escola regular requer uma nova estruturação desse espaço. Assinale o conjunto de serviços, recursos e adaptações que devem ser oferecidos pela escola para facilitar o processo de ensino-aprendizado desse aluno: 
		
	
	reglete, punção, acesso ao Sistema Braille. 
	
	reglete, punção, cadeira de rodas. 
	
	reglete, punção, LIBRAS. 
	
	maquetes, LIBRAS, acesso ao Sistema Braille. 
	
	maquetes, LIBRAS, reglete. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504898587)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ao planejar o trabalho pedagógico que será realizado junto ao aluno com deficiência intelectual o professor deverá avaliar como se manifestam algumas características importantes desse educando. Assinale a característica que não diz respeito ao aluno com deficiência intelectual:
		
	
	apresenta alterações e defasagens nas estruturas mentais para o conhecimento 
	
	apresenta dificuldade na demonstração de sua capacidade cognitiva 
	
	apresenta dificuldades na construção de conhecimento 
	
	necessita de um espaço de ensino-aprendizado que seja facilitador e estimulador de suas potencialidades 
	
	necessita de apoio para sua alfabetização com ênfase no ensino de Libras 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando