Buscar

Móveis I III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - I - O processo de transferir uma estação móvel de um canal ou estação-base para outra é conhecido como imigração. 
 II - Sistemas de comunicação que permitem a comunicação de bidirecional simultânea são conhecidos como duplex. 
 III - SMS é o nome dado a uma pequena mensagem que é transmitida em broadcast para toda a área de serviço, normalmente em um padrão simulcast por muitas estações-base ao mesmo tempo. 
 Resposta: II APENAS
_____________________________________________________________________________
2 - I - Podem ser consideradas aplicações do rádio-móvel, por exemplo, o paging, o radioamador e o radiotaxi. 
 II - Os primeiros 35 anos da telefonia móvel tiveram pouca penetração no mercado principalmente devido ao alto custo e aos desafios tecnológicos envolvidos. 
 III - Tiveram importância decisiva na evolução dos sistemas de comunicações móveis alguns eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial. 
 
Respota: I,II,III
________________________________________________________________________________________________
3 - I - O AMPS (Advanced Mobile Phone System ou Sistema de Telefonia Móvel Avançado) foi o primeiro sistema de telefonia celular a surgir nos Estados Unidos. 
 II - De maneira geral, os sistemas de rádio-celular operam em um ambiente de interferência limitada e contam com planos criteriosos de reutilização de frequência. 
 III - A utilização de técnicas de múltiplo acesso não é tão decisiva nos sistemas de telefonia celular, sendo bem mais importantes técnicas de equalização e de amplificação de sinais. 
Resposta: I,II,III
______________________________________________________________________________________________________
4 - I - O sistema AMPS usa um padrão de reutilização de sete células com provisões para setorização e divisão de célula para aumentar a capacidade quando necessário. 
 II - Assim como outros sistemas de celular de primeira geração, o AMPS e o ETACS usam modulação de frequência e duplexação por divisão de frequência para a transmissão de rádio. 
 III - Os sistemas de rádio-celular AMPS e ETACS foram iniciados usando estações-base com torres altas,com suporte para várias antenas receptoras. 
Resposta: I,II,III
___________________________________________________________________________________________________
5 - I - Em meados da década de 1980, foi implantado na Europa um sistema de telefonia celular equivalente ao AMPS dos Estados Unidos, porém com canais de largura de banda maior, o que resulta numa maior degradação da relação sinal-ruído. 
 II - Os primeiros sistemas de telefonia celular da Europa foram substituídos pelo padrão GSM, que foi inicialmente implantado na faixa de 900 MHz. 
 III - Atualmente, o padrão GSM representa um padrão de aceitação mundial, com modernos recursos de rede estendidos a cada usuário móvel. 
Resposta: II e III apenas
___________________________________________________
6 - I - A codificação de voz, a codificação de canal e a cifração são exemplos de operações de processamento de sinal em GSM. 
 II - No GSM, a equalização é realizada no receptor com a ajuda de sequências de treinamento transmitidas no meio de cada slot de tempo. 
 III - No GSM, o desentrelaçamento é uma operação realizada antes da demodulação propriamente dita do sinal. 
Resposta: I e II apenas
___________________________________________________
7 - I - O AMPS e o ETACS utilizam canais com taxas físicas iguais para tx de voz e de controle
 II - Na primeira geração das redes sem fio e celulares, as transmissões FCC contem mensagens de sobrecarga, mensagens de controle da estação móvel ou mensagens de controle de arquivo.
 III - No AMPS e no ETACS, enquanto os canais de voz estão em uso, são utilizadas técnicas de sinalização adicionais para manter a supervisão entre a estação-base e a unidade do assinante.
Resposta: II e III
____________________________________________________
8 - I - A capacidade de fornecer uma comunicação sem fio a uma população inteira só foi concebida nas décadas de 1960 e 1970, quando introduziu o conceito do celular
 II - O desenvolvimento de hardwares de radiofrequencia em estado sólido não teve muito impacto nas comunicações móveis, sendo mais importante para a evolução dos computadores pessoais,
 III - As alocações do espectro representam um ponto decisivo para a evolução dos sistemas de telefonia celular móvel nas próximas décadas,
Resposta - I e III
_____________________________________________________
9 - I - O conceito de entroncamento permite que um grande número de usuários compartilhe um número relativamente pequeno de canais em uma célula. 
 II - Para alcançar seu objetivo, o entrocamento explora o comportamento estático dos usuários.
 III - O chamado grau de serviço é uma medida da capacidade de um usuário acessar um sistema entroncado durante a hora menos ocupada.
Resposta - I 
____________________________________________________________
10 - I - O conceito de celular exige a substituição de um único transmissor de alta potência por muitos transmissores de baixa potência 
 II - Num sistema de celular, cada estação - base recebe uma parte do número total de canais disponíveis ao sistema inteiro,
 III - Num sistema celular, quando a demanda por serviço aumenta, o número de estações - base de permanecer o mesmo, mas o número de canais por estação - base deve aumentar.
Resposta: I e II
_______
11 - I - Um dos papéis da MSC é fornecer conectividade entre a rede telefônica pública comutada e as diversas estações-base. 
 II - O protocolo de comunicação empregado para conectar assinantes móveis ás estações-base por meio de enlaces de rádio é genericamente conhecido como interface de ar comum.
 III - Diferentemente das redes sem fio, as configurações de rede na PSTN são praticamente estáticas.
Resposta: I, II e III
______________________________________________________
12 - I - Todos os sistemas de segunda geração utilizam codificação de voz digital e modulação digital.
 II - Os sistemas de segunda geração não oferecem troncos de voz e de sinalização dedicados entre MSCs e entre cada MSC e a PSTN.
 III - Em comparação com os sistemas de primeira geração, os sistemas de segunda geração possuem uma estrutura de controle de rede mais centralizada.
Resposta - I
___________________________________________________
13 - I - A arquitetura do sistema GSM consiste basicamente em cinco importantes subsistemas interconectados que interagem entre si e com os usuários por certas interfaces de rede.
 II - Na arquitetura do GSM, o BSS oferece gerencia caminhos de tx de rádio entre as estações móveis e a MSC.
 III - Na arquitetura GSM, o NSS controla as funções de comutação do sistema e permite que as MSCs se comuniquem com outras redes, como a PSTN.
Resposta - II e III
________________________________________________________
14 - I - O BSS consiste em muitos BSCs que conectam a uma única MSC, e cada BSC normalmente controla centenas de estações - base transceptoras.
 II - Normalmente, todas as BTss são distribuídas remotamente e conectadas fisicamente ao BSC por enlaces de microondas ou linhas dedicadas alugadas.
 III - Transferências de estação móvel entre duas BTSs sob o controle do mesmo BSC são tratadas pelo próprio BSC e não pela MSC.
Resposta - I e III
___________________________________________________________
15 - I - Diferentemente das redes de telefonia celular, as redes sem fio genéricas de primeira geração já eram baseadas em tecnologias digitais.
 II - O chamado registro autônomo é um processo pelo qual um usuário móvel notifica uma MSC sobre sua presença e localização.
 III - Numa rede celular baseada no IS - 41, o sistema visitado cria um registro VLR para cada novo visitante e notifica o sistema doméstico por meio de um procedimento específico.
Resposta - II e III
___________________________________________________________
16 - I - Num sistema celular, as estações - base em células adjacentes recebem grupos de canais adjacentes aos das células vizinhas
 II - O processo do projeto de selecionar e alocar grupo de canais para todas as estações - base de celular dentro de um sistema é chamado reutilização de frequência.
 III - A área coberta por uma célula num sistema celular possui, efetivamente, o formato hexagonal
Resposta: II
__________________________________________________________________________________
17 - I - Sistemas de paging podem ter alcance de alguns poucos quilômetros ou até mesmo alcance global.
 II - Os telefones sem fio mais antigos operavam unicamente como telefones de extensão para um transceptor conectado a uma linha de assinante na PSTN e serviam principalmente para uso doméstico.
 III - Os sistemas de telefones sem fio são comparáveis aos de telefonia celular no quesito mobilidade.
Resposta: I e II apenas
_____________________________________________________________________________________
18 - I - A interface entre um BSC e uma MSC é chamada Interface A e constitui uma tecnologia proprietária em meio ao padrão GSM. 
 II - O NSS trata da comutação de chamadas GSM entre as redes externas e os BSCs no subsistema de rádio e também é responsável por gerenciar e fornecer acesso externo a diversos bancos de dados de cliente. 
 III - A MSC é a unidade central no NSS e controla o tráfego entre todos os BSCs. 
Resposta: II e III apenas 
_______________________________________________________________
19 - I - Cada canal físico em um sistema GSM pode ser mapeado em diferentes canais lógicos em diferentes momentos. 
 II - No GSM, os canais lógicos transmitem eficientemente os dados do usuário enquanto simultaneamente oferecem controle da rede em cada ARFCN. 
 III - O GSM oferece atribuições explícitas dos slots de tempo e quadros para canais lógicos específicos. 
Resposta: I,II e III
__________________________________________________________________
20 - I - No GSM, os canais de tráfego transportam a voz do usuário codificada digitalmente ou dados do usuário, e têm funções e formatos idênticos no enlace direto e no enlace reverso. 
 II - No GSM, os canais de controle transportam comandos de sinalização e sincronismo entre a estação-base a e estação móvel. 
 III - O número de tipos diferentes de canais de tráfego é bem maior que o número de tipos diferentes de canais de controle. 
Resposta: I e II apenas 
_____________________________________________________________________
21 - I - Nos Estados Unidos, o sistema conhecido como USDC foi desenvolvido para suportar mais usuários que os padrões anteriores, em uma alocação de espectro fixa.
 II - O USDC é um sistema de acesso múltiplo por divisão de código 
 III - O sistema USDC foi projetado para compartilhar as mesmas frequências, plano de reutilização de frequencia e estação - base que o AMPS, de modo que as estações - base e as unidades do assinante pudessem ser equipados com canais AMPS e USDC dentro do mesmo equipamento.
Resposta: I e III apenas 
_________________________________________________________________________
22 - I - O BSS consiste em muitos BSCS que se conectam a uma única MSC, e cada BSC normalmente controla centenas de estações - base tranceptoras.
 II - Normalmente, todas as BTSs são distribuídas remotamente e conectadas fisicamente ao BSC por enlaces de microondas ou linhas dedicadas alugadas.
 III - Transferências de estação móvel entre duas BTss sob o controle do mesmo BSC são tratados pelo próprio BSC, e não pela MSC.
Resposta: I e III apenas 
___________________________________________________________________________
23 - I - Diferentemente dos sistemas de celular de primeira geração, os padrões de segunda geração são altamente baseados em técnicas como o CDMA e o FDMA.
 II - 890 - 915 MHz é uma das faixas ocupadas pela telefonia celular de segunda geração.
 III - GMSK é uma das modulações empregadas na telefonia celular de segunda geração.
Resposta: II e III apenas 
________________________________________________________________________________ 
24 - I - Canal de broadcast 
 II - Canal de fala de meia taxa
 III - Canal de dados de taxa total para 9600 bps.
Resposta: I apenas 
___________________________________________________________________________________
25 - I - A interferência é o maior fator limitador no desempenho dos sistemas rádio-celulares.
 II - Em canais de voz, a interferência ocasiona chamadas perdidas e bloqueadas devido a erros na sinalização digital.
 III - A interferências é mais grave em áreas urbanas, devido ao maior nível de ruído de RF de fundo e o maior número de estações-base e estações móveis.
Resposta: I e III apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais