Buscar

Relatório 3 Refratometria UFC 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Turma A1 	Curso de Farmácia	Disciplina de Fisico-quimica 
Relatório de Refratometria
ISSN 18088449		Universidade Federal do Ceará /2016.11
Darlan Brasileiro de Araújo 375496
Universidade Federal do Ceará – Curso de Farmácia
darlan.brazilian@gmail.com
Objetivos
Identificar os teores de sólidos totais dissolvidos por refratometria das seguintes amostras: soro fisiológico, soro caseiro, soro de reidratação oral; 
Procedimento Experimental
	Foram utilizadas três amostras não identificadas, além da água, para a identificação do índice de refração e o percentual de sólidos dissolvidos nas amostras, através das leituras feitas no refratômetro. Como orientado, as amostras foram pipetadas, uma a uma, no local adequado do instrumento e observadas através da ocular do mesmo, onde foi possível regular e analisar as medidas de acordo com as orientações sobre a forma de leitura.
Resultados e Discussão
Como amostra inicial para uma primeira instrução de como conduzir o refratômetro, utilizou-se a água, da qual se obteve as leituras: 1,3330 para o índice de refração e 0,00% de sólidos dissolvidos.
Foi adotada a temperatura de 25,1ºC para as leituras.
	Amostra
	Indice de refração
	Percentual de sólidos totais dissolvidos (ºBx)
	01
	1,3350
	1,50%
	02
	1,3390
	4,00%
	03
	1,3370
	2,75%
O soro fisiológico é composto de uma solução de cloreto de sódio (NaCl) em água destilada, logo, não apresenta carbonos capazes de causar um desvio considerável da luz nele atravessada, tendo seu índice de refração justificado devido ao grau da incidência da luz nas partículas do sal dissolvido.
O soro para reidratação oral tem em sua composição, dentre outros sais, glicose, detentora de carbonos quirais que atuam no desvio do feixe de luz, dessa forma, um maior índice de refração que o soro fisiológico.
Por fim o soro caseiro por ser de um preparo doméstico com concentrações muitas vezes não administradas com grande exatidão pode se estipular seu mais índice de refração, contando também com a sacarose utilizada e, novamente, os carbonos quirais da molécula.
Desta forma conclui-se que a amostra 1 trata-se do soro fisiológico, a amostra 2 do soro caseiro e da amostra 3 do soro para reidratação oral.
Conclusão
		Com a prática foi possível manusear o refratômetro e aprender a técnica de análise que ele permite, tendo grande aplicação no campo da indústria química, farmacêutica e alimentícia na determinação das propriedades de substâncias, se referindo as formas de formas de manipulação e conservação dos produtos, e concentração dos componentes.
Referências
MANUAL de práticas: Disciplina: Físico - Química aplicada à Farmácia. Ceará: Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Química Analítica E Físico- Química, 2009.2. 
Soro fisiológico, infoescola. <http://www.infoescola.com/farmacologia/soro-fisiologico/>
Sais para reidratação oral, medicinanet.com.br
<www.medicinanet.com.br/conteudos/conteudo/3111/sais_para_reidratacao_oral.htm>
Refratômetro de suas diversas aplicações, Splarbor.com.br <http://www.splabor.com.br/blog/refratometro/refratometro-e-suas-diversas-aplicacoes/>

Outros materiais