Buscar

PASSEI DIRETO 1

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0590_AV_201401256211 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PEDAGOGIA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 9002/AB
	
	 1a Questão (Ref.: 201402031281)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Sabemos que cada vez mais são oferecidos Cursos Superiores em nosso país. Porém, sabemos também que o aluno ingressante deve buscar informações precisas sobre regulamentação das Instituições e Cursos pretendidos. 
Neste contexto, explique porque é fundamental conhecer o IGC da IES:
		
	
	
Gabarito:
O IGC (Índice Geral de Cursos) de uma IES (Instituição de Ensino Superior) é o indicador de qualidade construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das Instituições. Assim, sintetiza em um único instrumento a qualidade de cada uma. É divulgado anualmente, o resultado final do IGC, expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402029634)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	À Escola, desde o início, foi atribuída a função de se encarregar da transmissão do conhecimento. Foi atribuída a ela, também, a função de inculcar nas crianças os valores e os hábitos necessários à vida em comunidade, de moldá-las aos padrões de uma época. De acordo com Cipriano Luckesi a Educação exerceu na sociedade, através dos tempos, três funções: redenção, reprodução e mediação/transformação.
 
Neste contexto, mostre a relação Escola x Sociedade.
		
	
	
Gabarito:
Destaca-se a concepção de escola voltada para a construção de uma cidadania consciente e ativa, que ofereça aos alunos as bases culturais que lhes permitam identificar e posicionar-se frente às transformações em curso e incorporar-se na vida produtiva e sociopolítica. Também a concepção de professor como profissional do ensino que tem como principal tarefa cuidar da aprendizagem dos alunos, respeitada a sua diversidade pessoal, social e cultural.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401906771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	«O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro...»
                                  (Música PARATODOS, de Chico Buarque)
 
O fragmento da música acima nos aponta para um dos conceitos mais fundamentais da Educação Contemporânea. Tal conceito tem se não sua origem, sua ênfase no meio acadêmico por meio de Boaventuda de Sousa Santos. Estamos nos referindo:
		
	
	Ao Pluripartidarismo.
	
	À Xenofobia.
	
	À Diversidade Étnica.
	 
	Ao Multiculturalismo.
	
	Ao Etnocentrismo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401906729)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O educador deve buscar, constantemente, estar atento aos conceitos que pairam sobre a sociedade contemporânea. Em se tratando da Escola, e sua inserção no contexto de uma sociedade cada vez mais plural, múltipla, não pode passar despercebido os conceitos abaixo, sobre a Cultura e suas implicações:
I - Diversidade cultural são as diferenças culturais entre as pessoas, como a linguagem, vestimenta e tradições, bem como a forma como sociedades organizam-se: a sua concepção da moral e da religião, a forma como eles interagem com o ambiente, etc.
II - Universalismo é uma ideologia político-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorização moral e ética dos mesmos por elementos externos a estes sistemas. Defende que o bem e o mal são valores específicos a cada cultura.
III - Relativismo cultural é uma ideologia que argumenta que é possível identificar traços comuns em qualquer sociedade, como, por exemplo, a valorização da dignidade da pessoa humana e a proteção contra opressão ou arbítrio. Nessa esteira, afirma-se a ideia de um núcleo mínimo de direitos os quais merecem a salvaguarda em nível global.
 
		
	
	Somente II é verdadeira.
	
	Todas são falsas.
	 
	Somente I é verdadeira.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	Somente I é falsa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402016211)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Globalização não é um fenômeno novo, mas somente no final da década de 1980 o termo passou a ser utilizado de forma recorrente. Podemos afirmar que um de seus efeitos foi o processo de integração dos países e esse processo acarretou inúmeras mudanças. Assinale as alternativas abaixo que indicam essas mudanças:
		
	
	Popularização de oportunidades, crescimento interno e maior distribuição de riquezas.
	
	Mudança global com diferentes oportunidades para todos.
	
	Crescimento econômico mundial, aumento das condições de estudo das camadas pobres e maior distribuição de riquezas.
	 
	Liberalização econômica, revolução nos transportes e popularização da Internet.
	
	Concentração de poder, aumento das condições de estudo das camadas pobres e maior distribuição de riquezas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402027147)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	FUNVESP 2014 - "Entre 1963 e 2001, 2.092 pessoas foram assassinadas pela simples razão de serem gays, transgêneros ou lésbicas. Somente em 2000, foram 130 assassinatos, dos quais 69% gays, 29% travestis e 2% lésbicas. O País não passa três dias sem que um gay, uma travesti ou uma lésbica não sejam brutalmente assassinados, vítimas do preconceito (MOTT e CERQUEIRA, 2001)." Infelizmente este cenário não se alterou nos últimos 10 anos. A homofobia está presente na sociedade por algumas razões como:
		
	
	a abordagem que os livros didáticos dão às questões de gênero e orientação sexual com enfoque no direito à diversidade
	
	a existência de programas eficientes que vem desmistificando a crença de que outras orientações sexuais, que não a heterossexual, não podem ser admitidas pois tratam-se de doenças contagiosas.
	 
	não termos construído a concepção de que "a pluralidade, a multiplicidade e a dinamicidade das identidades de gênero e das expressões afetivo-sexuais são próprias dos processos de construção de sujeitos e identidades nas sociedades contemporâneas e, também, por isso, devem ser tratadas como direitos de todas as pessoas."
	
	o destaque que a mídia vem dando aos casos de homofobia sem culpabilizar a vítima, mas sim o agressor. .
	
	um ambiente Escolar efetivamente constituído como espaço de respeito à diversidade, onde não se manifestam atitudes discriminatórias nem preconceituosas de espécie alguma.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401906889)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	«Quando as irmãs, gêmeas, Marta e Maria começaram
 
Dentre as várias contribuições do Educador Paulo Freire ao pensamento pedagógico brasileiro, destaca-se (em especial a partir de sua obra Pedagogia da Autonomia) o conceito de CONTEXTUALIZAÇÃO. Como ele afirma, esta contextualização se dá pela problematização do tema a ser abordado, pela provocação do espírito investigativo do aluno, de sua curiosidade, para a construção de um conhecimento pessoal significativo e relevante. É neste sentido que cada ao educador, que quer assumir este conceito em sua prática cotidiana, interrogar:
I - Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida?
II - Por que não estabelecer uma necessária "intimidade" entre os saberes curriculares fundamental aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?
III - Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um "tal descaso" dos governantes pelas áreas dos pobres da cidade?
Das interrogações acima, é/são pertinente(s) ao conceito de CONTEXTUALIZAÇÃO de Paulo Freire:
		
	
	Somente I e II.
	
	Somente I.
	 
	Todas elas.
	
	Somente II e III.
	
	Somente II.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401866993)
	Pontos: 0,5/ 0,5
	"Não é preciso perguntar como um texto latino deve ser dito em alemão [...] mas é preciso interrogar a mãe na casa, as crianças na rua, o homem do povo no mercado [...] é preciso observar como eles falam".  Esta frase de Lutero mostra a importância da Reforma para no contexto da História da Educação. A partir daí, podemos afirmar:
I - Lutero foi um dos responsáveis pela formulação do sistema de ensino público que serviu de modelo para a nossa escola atual.
II - Lutero considerava a educação universal de fundamental importância para a Reforma. Por isso, insistia, em suas pregações, que o ensino deveria chegar a todos.
III - É de Lutero a ideia da escola pública para todos organizada em três ciclos: fundamental, médio e superior.
		
	
	Somente II é falsa
	
	Somente III é falsa
	
	Todas são falsas
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Somente I é verdadeira
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401866998)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No contexto do papel social da escola, foi atribuída a ela a função de inculcar nas crianças os valores e os hábitos necessários à vida em comunidade, de moldá-las aos padrões de uma época. De acordo com Luckesi (1994) a Educação exerceu na sociedade, através dos tempos, três funções: redenção, reprodução e transformação.
É neste mesmo contexto que o autor apresenta as várias tendências pedagógicas. Sobre elas podemos afirmar:
I - Na PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL, a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II - Na PEDAGOGIA RENOVADA PROGRESSISTA, a finalidade da escola é adequar as necessidades individuais dos alunos ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida.
III - Na PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA, a escola deve realizar uma transformação na personalidade do aluno no sentido de se autoconduzir e assumir decisões que lhe garantam mais liberdade e expressão social.
		
	 
	Todas são verdadeiras
	 
	Somente III é verdadeira
	
	Somente II é falsa
	
	Todas são falsas
	
	Somente I é verdadeira
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401867005)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	'Este tipo de ensino nasce da proposição de novos objetivos, de novos métodos, de uma nova pedagogia, cuja tônica primeira é a supressão do monólogo e a instauração de uma prática dialógica. Para tanto, faz-se necessário a eliminação das barreiras entre as pessoas que pretendem desenvolvê-las. Não significa desrespeitar a ¿verdade¿ de cada disciplina; é uma relação dialógica em que a posição é de construção do conhecimento. Tal atitude nos ajuda a viver o drama da incerteza e da insegurança. Possibilita-nos dar um passo no processo de libertação do mito do porto seguro..."
A afirmação de Hilton Japiassu diz respeito a um importante tendência da educação contemporânea. Estamos nos referindo:
		
	
	À valorização do Ensino sobre a aprendizagem
	
	Ao Ensino a Distância
	
	Ao etnocentrismo
	
	Ao Ensino da Educação Básica
	 
	À interdisciplinaridade

Continue navegando