Buscar

Av geoprocessamento ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0 GEOPROCESSAMENTO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 2016 - TIAGO 
	Professor:
	DEBORA 
	Turma: 90
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial  Data: 12/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603859551)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Nos anos 1960, surgiram no Canadá os primeiros sistemas de informação geográfica. Esses sistemas faziam parte de um programa governamental para criar inventários de recursos naturais. Contudo, nesse período vários eram os impedimentos à popularização do Geoprocessamento. Destaque pelo menos quatro problemas que tiveram que ser superados para que o SIG e posteriormente o Geoprocessamento pudessem avançar e se tornarem ferramentas de utilidade para a Gestão Ambiental.
		
	
Resposta: Falta de internet; Falta de equipamentos de qualidade para se coletar as fotos; Falta de equipamentos que pudessem coletar as fotos aéreas. Falta de softwares que agilizassem o mapeamento. Falta de investimento. Anos depois esses problemas foram ficando pequenos, uma vez que a internet começou a ganhar espaço. Apesar dos problemas de software ainda persistir durante um tempo, pelo menos os problemas com a resolução das imagens começaram a melhorar. E quem vê nos dias de hoje, a globalização, facilidade de acesso e a grande e extensa lista de programas que facilitam o trabalho de mapear todo o planeta, não imagina o trabalho que foi no começo.
	
Gabarito: Dentre as respostas possíveis o aluno poderá citar: ¿ Havia grande dificuldade de utilização: ¿ Falta de monitores gráficos com alta resolução; ¿ Computadores caros; ¿ Falta de mão de obra especializada; ¿ Falta de softwares comerciais; ¿ Pouca capacidade de armazenamento; ¿ Baixa velocidade de processamento; ¿ Falta de dinheiro.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Dentre as respostas possíveis o aluno poderá citar: - Havia grande dificuldade de utilização:- Falta de monitores gráficos com alta resolução;- Computadores caros;- Falta de mão de obra especializada;- Falta de softwares comerciais;- Pouca capacidade de armazenamento;- Baixa velocidade de processamento;- Falta de dinheiro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603859599)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, o RIMA é exigido nos mesmos casos em que se exige o EIA. Mas, apesar de haver grande confusão entre esses dois documentos eles possuem objetivos diferentes. Aponte as diferenças entre o RIMA e o EIA destacando os objetivos de cada um desses dois documentos.
		
	
Resposta: EIA é o estudo que se faz sobre determinada área, afim levantar quaisquer danos ambientais que possam ocorrer, bem como se haverá necessidade de mudar ou remanejar populações que envolvem a área, ou seja, possibilita a escolha de uma área onde o dano ambienal possa ser minimizado. É o estudo preliminar para começar qualquer tipo de construção, seja ela de caráter privado ou público. RIMA é o relatório de impacto ambiental, nele, consta o que fazer em caso de algum acidente ou dano ambiental. O RIMA é exigido após a licença de construção. Os dois são documentos que garantem um melhor local para se instalar qualquer ação humana bem como a contenção e/ou reconstituição de algum possível dano ambiental.
	
Gabarito: O EIA é um texto técnico, voltado para a leitura de especialistas, que tem como objetivo é envitar possíveis erros e danos ambientais originados em projetos cuja correção posterior poderia ser altamente cara, tanto desde um ponto de vista econômico privado ou público como social. Outras possíveis respostas a respeito dos objetivos do EIA são : ¿Dispor de técnicas e metodologias de avaliação que permitam introduzir nas decisões, os efeitos dos projetos de danos no meio natural e social, difíceis de quantificar e avaliar. ¿Apresentar uma informação integrada dos impactos sobre o meio ambiente. ¿Integrar aos diversos organismos públicos e privados com algum grau de responsabilidade sobre as decisões que afetam ao meio ambiente. O Rima oferece informações essenciais para que a população [leiga] tenha conhecimento das vantagens e desvantagens do projeto, e das consequências ambientais de sua implementação. O EIA é um documento técnico e que o Rima é um relatório gerencial voltado para a inforção da população.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O EIA é um texto técnico, voltado para a leitura de especialistas, que tem como objetivo é evitar possíveis erros e danos ambientais originados em projetos cuja correção posterior poderia ser altamente cara, tanto desde um ponto de vista econômico privado ou público como social. Outras possíveis respostas a respeito dos objetivos do EIA são: - Dispor de técnicas e metodologias de avaliação que permitam introduzir nas decisões, os efeitos dos projetos de danos no meio natural e social, difíceis de quantificar e avaliar. - Apresentar uma informação integrada dos impactos sobre o meio ambiente.- Integrar aos diversos organismos públicos e privados com algum grau de responsabilidade sobre as decisões que afetam ao meio ambiente. O Rima oferece informações essenciais para que a população [leiga] tenha conhecimento das vantagens e desvantagens do projeto, e das consequências ambientais de sua implementação. O EIA é um documento técnico e que o Rima é um relatório gerencial voltado para a informação da população.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603830689)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Concurso Público para Prefeitura Municipal de São Luís A rede de paralelos e meridianos sobre a qual desenhamos um mapa constitui o que denominamos de:
		
	
	Aerofotogrametria
	
	GPS
	 
	Coordenadas geográficas
	
	Convenção cartográfica
	
	Projeção cartográfica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603828994)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Escala cartográfica é uma relação matemática que existe entre as dimensões reais e aquelas da representação da realidade contidas em um mapa ou globo. Se, em uma carta, na escala 1:200.000, a distância em linha reta entre duas cidades for de 10 cm, no terreno essa distância será de:
		
	
	200 km
	
	0,5 km
	
	30 km
	
	10 km
	 
	20 km
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603828998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A coluna da esquerda, abaixo, apresenta o nome de duas das principais projeções cartográficas; a da direita, características relacionadas a uma ou a outra dessas projeções.
Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
		
	
	2 ¿ 2 ¿ 2 ¿ 2
	
	2 ¿ 2 ¿ 1 ¿ 2
	
	2 ¿ 2 ¿ 1 ¿ 1
	
	2 ¿ 1 ¿ 2 ¿ 1
	 
	1 ¿ 2 ¿ 2 ¿ 1
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603830586)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em Londres, o doutor John Snow usou, prematuramente, as ideias fundamentais do geoprocessamento: colocou, no mapa da cidade, a localização dos doentes de cólera e dos poços de água. 
Quando ocorreu essa experiência e em qual país?
 
		
	 
	No século XVIII, na Inglaterra
	
	No século XIX, na Jamaica
	
	No século XX, na Espanha
	
	No século XIX, no Brasil
	
	No século X, no Vaticano
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603878064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a importância do sensoriamento remoto marque a opção que contém uma afirmação ERRADA.
		
	
	O sensoriamento remoto é uma forma econômica de coletar os dados e modelar fenômenos sobretudo em países de grande extensão territorial como o Brasil.
	
	O sensoriamento remoto possibilita o tratamento de imagens com posições de cores diferentes, amplificação de áreas e classificação temática dos objetos nela identificados.
	
	O sensoriamento remoto é essencial para o planejamento urbano, sobretudo o acompanhamento do crescimento das construções em áreas de risco.
	 
	Por ser uma tecnologia de mapeamento muito mais cara do que o mapeamento terrestre, o sensoriamento remoto é utilizado apenas por países de pequena extensão territorial.
	
	Os produtosdo sensoriamento remoto permitem diagnósticos diferentes além de possibilitar soluções de baixo custo e alternativas eficientes face às mudanças aceleradas que acontecem no espaço terrestre.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603829081)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo a Resolução CONAMA nº 237, de 23 de dezembro de 1997, são atividades que demandam obrigatoriamente o Licenciamento Ambiental, EXCETO:
		
	 
	Abertura de barras, embocaduras e canais.
	
	Fabricação de aço e produtos siderúrgicos.
	
	Construção de rodovias, ferrovias e hidrovias.
	 
	Construção de prédios residenciais.
	
	Produção de substância e fabricação de produtos químicos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603829043)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A utilização do Geoprocessamento nos Estudos de Impacto Ambiental é essencial pois possibilita:
		
	
	Determinar os impactos biológicos de uma atividade em um determinado local.
	
	Impedir as intervensões físicas em determinados ambientes.
	
	Mostrar os impactos ambientais de um empreendimento após sua instalação.
	 
	Cruzar diversas variáveis ambientais de forma a possibilitar a escolha de um local onde os impactos ambientais sejam minimizados.
	
	Definir qual é a melhor forma de recuperar as áreas já degradadas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603779454)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O nível de detalhe com que podemos observar os objetos da superfície terrestre é uma característica importante das imagens de sensoriamento remoto. A capacidade que o sensor possui para discriminar objetos em função do seu tamanho é chamada de resolução:
		
	
	Temporal
	 
	Espacial
	
	Especial
	 
	Espectral
	
	Radiométrica

Outros materiais