Buscar

Sistema Cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Cardiovascular Morfo 2 B2 – 1ª Aula: 27.04.16 (prática)
O coração é o órgão precursor do sistema cardiovascular, tem como função bombear o sangue. O sangue circula no nosso corpo através de um sistema de canalização que vai ser representado pelos vasos sanguíneos. Associados aos vasos sanguíneos também teremos os vasos linfáticos por onde irá circular a linfa, ela se constitui pela água que é drenada dos tecidos e essa água tem origem do sangue. O nosso sangue é basicamente constituído por água, essa água que circula no sangue precisa se manter dentro do vaso sanguíneo através do equilíbrio de uma pressão chamada de pressão osmótica, para esse equilíbrio, no plasma tem a proteína albumina, ou seja, é a albumina que controla a pressão osmótica para que a água fique retida no sangue dentro dos vasos sanguíneos. Quando alguma coisa desequilibra essa pressão osmótica a água acaba passando em excesso para os tecidos e não tem força para voltar, esse acúmulo de água nos tecidos causa edema, que atrapalha a função tecidual. Para impedir esse acúmulo de água é feito a drenagem linfática, ela é fisiológica e irá estimular os vasos linfáticos a aumentar a capacidade de drenagem. Problemas de circulação também podem auxiliar nesse processo de retenção hídrica, quando ficamos muito tempo em pé, por exemplo, normalmente as pernas ficam inchadas pq o sangue tem dificuldade em subir e quando ele fica retido em determinado espaço a água que constitui o sangue passa para o tecido devido o aumento da pressão osmótica. 
Além da albumina que está presente no plasma que constitui o sangue, também tem o fibrinogênio que é uma proteína importante para o processo de coagulação e além dele também tem os anticorpos que são importantes para o processo de defesa que é produzido pelos linfócitos B, que é um tipo de leucócito, que são as células responsáveis pela defesa do corpo.
A albumina também auxilia no equilíbrio ácido-base pq ela se liga ao excesso de hidrogênio que tem na circulação sanguínea. O hidrogênio é um íon que se associa fácil com outras moléculas e essa ligação fácil é importante para fazer o equilíbrio ácido-base. e uma das formas de fazer esse equilíbrio é a ligação que a albumina faz com esse hidrogênio.
O pH é a potência de hidrogênio, a quantidade de hidrogênio que temos na circulação sanguínea. O pH não pode ficar ácido pq ele desnatura proteínas e a maioria das nossas atividades é executada por proteínas, inclusive a atividade cardíaca, onde o coração contrai e relaxa e essa função é dependente de proteínas que são actina e miosina.
Nesse sangue além do plasma, que é onde tem basicamente água, albumina, fibrinogênio, anticorpos, também tem eletrólitos importantes que é o caso do sódio e potássio (importantes na função nervosa, já que essa alteração da entrada e saída de Na e K que gera o potencial de ação, que é o impulso nervoso, além também de permitir a contração cardíaca e muscular). Outro eletrólito importante é o cálcio que auxilia na coagulação sanguínea, então para a coagulação serão necessário 3 elementos, plaquetas (célula sanguínea), fibrinogênio (proteína) e o cálcio (eletrólito). A plaqueta no momento que faz a coagulação sanguínea é para impedir um extravasamento, uma hemorragia, pq o corpo não pode perder sangue, pois contem nutrientes, as células de defesa, as hemácias que são responsáveis pelos transportes. A quantidade de sangue influencia na pressão arterial, se tem menos sangue o coração irá precisar trabalhar mais para manter a pressão arterial, já que essa pressão que vai favorecer na circulação do sangue, se ele circula pouco a distribuição de nutrientes será pouca e o corpo gasta muito nutriente, por isso o coração não poderá para de bater.
O coração será formado por 3 tecidos: por um músculo basicamente chamado de miocárdio, esse músculo terá um revestimento interno e externo, o externo é chamado de epicárdio e o interno endocárdio. 
O coração tem alguns vasos que são as artérias e as veias, as artérias são os vasos que saem do coração e as veias são os vasos que chegam ao coração, então quanto o coração bombeia o sangue, ele sai pelas artérias e quando o coração relaxa, ele recebe o sangue através das veias. Nos tecidos também tem veias e artérias, só que elas possuem uma parede grossa e para permitir a troca de substâncias (O2, CO2, glicose) entre o sangue e o tecido a parede precisa ser fina, à medida que as artérias saem do coração e vão se direcionando para os tecidos elas vão se ramificando, e a parede vai ficando cada vez mais fina e quando ela chega no tecido a parede só terá uma camada de célula, esse vaso é chamado de capilar. Então, os capilares se originam das ramificações das artérias, quanto mais longe do coração a artéria está, mas fina ela será. Só que esse sangue que foi para os tecidos precisa voltar para o coração, e ele volta a partir de uma veia, já os capilares estão relacionados a 700km, então eles irão se agregando até se juntarem e formarem uma grande veia, que é a veia que irá chegar ao coração.
Artéria se ramifica dando origem aos capilares, os capilares se agregam dando origem a veia.
O corpo possui várias veias e todas elas vão se agregando para se tornarem 1 única veia, onde é apenas 1 que chega do lado direito e 1 do lado esquerdo do coração. 
A artéria que sai do coração recebe sangue que foi ejetado pelo coração, sendo a artéria um vaso de alta pressão, já a veia está trazendo sangue que veio dos tecidos para o coração, ela é um vaso de baixa pressão, por isso que ao longo das veias, as vezes perde a elasticidade e a parede fica irregular, a chamada varizes. A veia possui uma válvula pq quando o sangue está subindo ele sobe com baixa pressão e, por exemplo, ao parar de andar a musculatura para de empurrar e o sangue perde força e ele reflui, então para impedir o refluxo do sangue temos a presença das válvulas nas veias impedindo que o sangue volte.
Se a artéria é de alta pressão, é ela quem terá a parede mais grossa, pq ela precisa ser mais resistente, e o tecido que dá mais força ao corpo é o músculo, que irá fazer com que ela tenha mais resistência para a pressão do sangue quando ele passar. 
As varizes são representadas pelas veias, pois a camada muscular da veia é mais fina, a quantidade de fibra elástica que ela tem é pequena e à medida que envelhecemos as células vão diminuindo ainda mais essas fibras e a camada muscular da veia fica frágil e essa parede acaba ficando irregular, 95% dos casos que determinam as varizes é a hereditariedade, só que existem outros fatores que podem contribuir para isso, como excesso de peso, retenção hídrica.
Os capilares vão ser bem finos, formulados por uma camada de célula para facilitar a troca substâncias entre o sangue e os tecidos. 
O coração que é basicamente muscular é constituído por 4 cavidades: cavidades superiores, chamados de átrios, cavidades inferiores, chamados de ventrículos. O átrio não se comunica com o outro átrio pq existe entre eles um septo interatrial e também os ventrículos não se comunicam entre si pq entre eles existe um septo interventricular. Se existe esse septo, significa que o coração terá um lado direito e esquerdo, essa falta de comunicação entre os 2 lados faz com que um lado circule sangue venoso que é rico em CO2 e do outro circule sangue arterial que é rico em O2. O que existe de comunicação dentro do coração é entre átrio direito e ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo, para que ocorra essa comunicação tem as válvulas átrioventriculares, do lado direito, tem uma válvula com 3 cúspides, são 3 lâminas cartilaginosas, essa válvula é chamada de tricúspide (permite contato do átrio direito e ventrículo direito), do lado esquerdo essa válvula tem apenas 2 cúspides, permitindo contato do átrio esquerdo e ventrículo esquerdo, sendo chamada de bicúspide ou válvula mitral.
Essas válvulas são para permitir que o sangue saia do átrio e passe para o ventrículo, normalmente tem 2 coisas que fazem essas válvulas se abrirem. Primeiro quandoo sangue chega no átrio, ele acaba pesando sobre as válvulas e elas são projetadas para os ventrículos, e além disso tem as cordas chamadas de cordas tendíneas, elas prendem a musculatura do ventrículo, através de um músculo que é o músculo papilar.
A abertura e o fechamento dos átrioventriculares das válvulas tricúspides e mitral vão depender do peso do sangue e da tensão que o ventrículo exerce sobre as cordas tendíneas.
Tem algumas pessoas que sofrem o rompimento dessas cordas, por ação de desgaste de fibra, desgaste de tecido cartilaginoso, se elas se rompem a válvula ficará fechada, se abrindo somente com a força do sangue e isso vai trazer uma insuficiência cardíaca por conta de uma dificuldade da abertura da válvula e o átrio irá precisar trabalhar mais e as vezes o ventrículo não tem tempo para esperar essa força maior do átrio, perdendo o compasso de batimento cardíaco, ou seja, uma arritmia cardíaca. O tecido cartilaginoso se desgasta e fica frouxo e a válvula fica o tempo todo aberta, o átrio não contrai e o sangue vai escoando, então o coração para de seguir o seu ritmo. Quando se detecta um mau funcionamento dessas válvulas é direcionado o processo cirúrgico para impedir que a arritmia ou outros problemas cardíacos sejam originados.
A parede muscular de átrio e ventrículo tem espessuras diferentes, a do átrio é mais fino e o músculo dos ventrículos é mais espesso, pois eles fazem mais força devido que quando o ventrículo contrai ele vai ejetar sangue do coração nas artérias e essas artérias vão distribuir sangue para 2 lugares: para os pulmões que são estruturas que estão do lado do coração ou vão distribuir sangue para os tecidos, se for para os pulmões elas irão precisar de menos força, é por isso que o lado direito do coração o ventrículo tem a musculatura menor que o lado esquerdo, pq o lado esquerdo tem sangue arterial que irá para os tecidos precisando exercer mais força, do lado direito tem sangue venoso que precisa ir para o pulmão, para que o CO2 seja expelido e o O2 seja absorvido, causando a transformação do sangue venoso em sangue arterial.
Para que toda a circulação de entrada e saída do sangue funcione, é necessário o funcionamento intercalar de contração e relaxamento do átrio e ventrículo, para isso o coração está em contato em 2 compartimentos, pulmão e tecidos. Por isso o coração é dividido em lado direito e esquerdo, quando o sangue sai do pulmão tanto direito quanto esquerdo, ele sai com o sangue arterial rico em O2, o sangue então entra no átrio que é a câmara que recebe o sangue pela veia que está vindo do pulmão, chamada de veia pulmonar com sague arterial, o sangue que chega no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo através da abertura da válvula tricúspide ou mitral, o sangue então vai ser ejetado pela contração ventricular para ser direcionado para os tecidos através de uma artéria, e é ela que distribui o sangue arterial para todos os tecidos, chamada artéria aorta, que é a artéria que detecta maior pressão do corpo. Esse sangue chega nos tecidos para a troca de substâncias através de capilares e lá o O2 passa para os tecidos para formar ATP e CO2, que sai dos tecidos e passa para os vasos sanguíneos transformando o que era sangue arterial em sangue venoso, esse sangue venoso precisa retornar para o coração por veias que se originou da junção dos capilares, essas veias vão se convergir dando origem a veia cava que está em contato com o átrio direito, ela traz o sangue venoso para o átrio direito. Sangue chega no átrio, passa para o ventrículo através da abertura da válvula tricúspide, quando chega no ventrículo ele contrai e ejeta esse sangue venoso em uma artéria, que irá direcionar o sangue para o pulmão, sendo chamada de artéria pulmonar.
A circulação entre coração e pulmão não segue a mesma lógica entre coração e tecido, pq a artéria que vai para o pulmão tem sangue venoso e a artéria que vai para os tecidos tem sangue arterial. Na circulação pulmonar ou pequena circulação, a veia tem sangue arterial e a artéria tem sangue venoso, enquanto na grande circulação ou circulação sistêmica a artéria tem sangue arterial e veia tem sangue venoso.
Um paciente ao chegar no hospital com insuficiência respiratória, a médica quer fazer uma gasometria que é a dosagem de O2 na corrente sanguínea, foi tirando o sangue de um vaso do braço, esse sangue vai ser arterial ou venoso? Arterial, que é rico em O2. No corpo é circulação sistêmica, em que a artéria tem mais O2 do que na veia que circula sangue venoso. 
O sangue arterial quando sai do pulmão, sai dos 2 lados, quando vai sangue venoso, vai para os 2 também. A artéria pulmonar tem um tronco com 2 ramificações, uma para o lado esquerdo e outra para o lado direito, a mesma coisa é para a veia pulmonar. O coração fica localizado na caixa torácica, que é delimitada pelo esterno, costelas e coluna vertebral. Internamente o coração fica apoiado sobre o músculo diafragma, que divide o tórax do abdômen e o coração fica apoiado no diafragma de cabeça para baixo, o ápice do coração fica embaixo e a base dele fica em cima, anatomicamente os vasos estão na base do coração. Então o coração fica apoiado através do ápice no diafragma, ele fica em uma região chamada de mediastino e protegido pelos pulmões mais direcionado para o pulmão esquerdo, tanto que ele tem uma fissura para apoiar o coração. 
A doença de chagas pode aumentar o coração em até 10x o seu tamanho normal, além dele acabar com a musculatura, ele aumenta o tamanho, dilata o coração, mais a musculatura fica frágil, então ele exerce pouca contração. Como o coração incha, quem está do lado é o pulmão e como ele é um tecido esponjoso, ele acaba sendo comprimido e a capacidade respiratória do individuo também fica comprometida.

Outros materiais