Buscar

Aula 7 pratic.cont. info

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pratica contábil informatizada Aula 7 O Papel da Tecnologia da Informação
Conceito
O conceito de Tecnologia da Informação é mais abrangente do que os de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais (Keen, 1993).
Alguns autores, como Alter (1992), fazem distinção entre Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação, restringindo à primeira expressão apenas os aspectos técnicos, enquanto que à segunda corresponderiam as questões relativas ao fluxo de trabalho, pessoas e informações envolvidas. 
Outros autores, no entanto, usam o termo Tecnologia da Informação abrangendo ambos os aspectos, como é a visão 
de Henderson & Venkatraman (1993). 
Visualize o esquema apresentado abaixo para entender melhor este conceito:
Há uma grande expectativa acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), pois visam possibilitar maior dinamismo das atividades, utilizando-se o tempo economizado para novas alternativas de estratégias de ações e novas possibilidades para as organizações.
Contudo, há também um grande questionamento sobre os reais ganhos advindo dos investimentos em TI.
A explicação para este fenômeno, presente em 90% das PMEs (pequenas e médias empresas), talvez esteja na falsa premissa que tais sistemas têm sua razão de ser apenas em grandes companhias ou multinacionais, até pelo rótulo de “caros” que carregam consigo. 
Entretanto, é preciso desmistificar essa crença de que adquirir um sistema analítico significa necessariamente investir em complexas ferramentas de gestão, como se a um pequeno empresário não restasse alternativa além dos sistemas operacionais, excelentes na produção de dados estatísticos, mas que são incapazes de gerar o cruzamento sinérgico entre eles. “ 
Fonte: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.4, n.1, p. 59-67, jan./jun. 2008.
Sistemas informatizados de produção
No cenário mercadológico, pode-se verificar um alto valor agregado aos sistemas informatizados gerados pelas empresas que se mantém no topo da lista das mais valorizadas.
Contudo, nada deixam a desejar o bom desempenho de desenvolvedores que já demonstram capacidade e competência na confecção dos seus produtos, mesmo ainda sem nome de prestígio, mas revelando resultados positivos alcançados através da sua elaboração.
Saiba mais: No entanto, a prática de mercado revela que poucos são os desenvolvedores que apresentam a capacidade de identificar o melhor sistema para atender a necessidade do seu cliente. A falta deste feeling resulta na entrega de aplicativos, cujas funções são estrategicamente limitadas. Essa ocorrência deve ser analisada e acompanhada minuciosamente pelo cliente, a fim de que tenha a sua necessidade satisfeita.
Implantação de um sistema de TI
Um sistema de Tecnologia da Informação pode ser adquirido com a inteligência necessária para analisar os fatos presentes, baseados em dados históricos, construindo assim, um arcabouço que servirá para sustentar a elaboração de planos estratégicos e instruir nas tomadas de decisão, em empresas de qualquer porte. O sistema de TI com estas características deve ser constituído em três níveis de programação, apresentados ao lado...
Atenção: De maneira geral, ultimamente, observa-se um mercado tomado pela informatização de procedimentos e processos, estando em sua maioria ligados a um sistema de TI, mas que pecam por não fazer cumprir o papel fundamental que é transformar dado em informação.
Os três níveis de programação são: operacional, gerencial e estratégico.
Exemplo da implantação do sistema e seu principal benefício
Visualize o esquema apresentado abaixo para entender melhor este conceito
As tecnologias de informação mais utilizadas para implementação e viabilização da gestão do conhecimento e desenvolvimento estratégico, conforme Cândido e Silva Filho (2003) são:
Diferença de empresa tradicional para a empresa baseada na informação:
Para Rezende e Abreu (2000), as empresas devem evoluir da chamada tradicional para empresa baseada na informação, que se diferem principalmente nos quesitos apresentados na tabela abaixo:
A Tecnologia da Informação, por si só, não assegura um processo eficaz de Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Estratégico, mas, pode propiciar um relevante suporte para a sua implantação em uma organização.
Comentário: ARTIGO - Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Atenção; Com a finalidade de atender necessidades impostas pelo mercado de trabalho, o processo de formação de contadores passa por diversas modificações que incluem em seus currículos as disciplinas práticas, como esta que estudamos agora, que recorrem ao uso da tecnologia.
Política de segurança operacional
Vários desafios estão colocados à contabilidade: desde a necessidade de incorporação das novas tecnologias de informações pelas empresas contábeis até a compreensão dos efeitos dessas tecnologias sobre as organizações e, em particular, sobre o patrimônio que é o nosso objeto de estudo. 
O mercado de trabalho exige do profissional de Contabilidade conhecimento com a Ciência da Informação em virtude da rápida automação verificada nos diversos setores da economia, em processo contínuo e irreversível, conforme vimos anteriormente, a área acadêmica já apresenta as suas soluções para esta demanda.
Imprimir all. Pg 12
Ciência da informação=
Ao adotar sistemas inteligentes, a companhia tem ao alcance a visão do todo, e ao mesmo tempo conseguindo distinguir as unidades que a compõe. 
O departamento contábil está dentre as áreas que mais absorve essa nova realidade, pois nele são empregados desde programas criados especificamente para as rotinas operacionais de registro de fatos, até programas contábeis onde são produzidos todos os relatórios, incluindo-se os obrigatórios e os gerenciais que as empresas requerem.
A empresa vive em um contexto na qual ela influencia e pelo qual é influenciada. Para tanto, os sistemas de informações devem estar integrados para que possam prestar atendimento aos ambientes nos quais encontra-se inserida, sejam eles externos ou internos à organização. 
Os dados e as informações são transacionados intra e extraorganização, assim, os limites estabelecidos ao Sistema de informações contábeis são os mesmos do ambiente no qual a empresa encontra-se inserida.
Lançamentos contábeis das operações mercantis para a geração dos relatórios pelo software
Na prática, o lançamento contábil informatizado é efetuado apenas uma vez, depois é só efetuar os comandos necessários para o programa de Contabilidade gerar automaticamente o Diário, a Razão, o Balancete, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício - assim como os demais demonstrativos financeiros que são utilizados na Contabilidade, sendo obrigatória a sua publicação ou apenas como ferramenta gerencial.
Os registros dos lançamentos devem ser feitos passo a passo, lançamento por lançamento, com os devidos históricos para em seguida exibir a escrituração no Livro Diário e nas Fichas Razão, bem como, o Balancete de mm/aaaa. As fichas do Razão têm um tamanho padrão e na medida em que vão se completando, há a necessidade de se abrirem novas fichas que serão numeradas sequencialmente
Atenção: Os lançamentos deverão ser efetuados na sequência em que ocorreram os fatos (ordem cronológica).

Continue navegando