Buscar

Prova III - Mercado de Capitais

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta ()
Mercado de Capitais (CON51)
QUESTÃO:
1. A Resolução nº 2.197, de 31.08.1995, autorizou a constituição de uma entidade privada, sem fins lucrativos, destinada a administrar mecanismos de proteção a titulares de créditos contra instituições financeiras. Esta instituição passou a se chamar FGC - Fundo Garantidor de Crédito. Sobre o FGC, disserte sobre sua função, qual o valor de cobertura, cite também três tipos de operações que por ele são protegidas e aquelas que não têm direito de proteção.
RESPOSTA ESPERADA:
* O Fundo Garantidor de Crédito tem como objetivo garantir a cobertura dos recursos de depositantes nas instituições financeiras associadas, no valor de até R$ 70.000,00, por situações de insolvência das mesmas.
* Oferece garantia aos seguintes créditos:
- depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio; 
- depósitos em contas-correntes de depósito para investimento; 
- depósitos de poupança; 
- depósitos a prazo, com ou sem a emissão de certificado;
- depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos são referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares; 
- letras de câmbio; 
- letras imobiliárias; 
- letras hipotecárias; 
- letras de crédito imobiliário. 
* Não têm cobertura do FGC:
- fundos de investimentos;
- depósitos judiciais;
- depósitos referentes a empréstimos captados no exterior.
QUESTÃO:
2. A política monetária são ações do governo visando ao controle do meio circulante. A autoridade monetária responsável para tal é o Banco Central do Brasil. Para isto ele dispõe de algumas ferramentas, dentre elas as operações de mercado aberto. Disserte sobre as operações de mercado aberto e sua influência sobre a maior ou menor liquidez no meio circulante.
RESPOSTA ESPERADA:
As operações de mercado aberto são uma ferramenta do Governo Federal com a intenção de captar recursos para financiar suas dívidas e ao mesmo tempo regular o meio monetário, ou seja, aumentando ou diminuindo o volume de moeda em circulação.
QUESTÃO:
3. As ações são partículas do patrimônio das sociedades anônimas, ofertadas no mercado a quem interessar. São divididas em ações ordinárias e preferenciais. Sobre essas duas ações, disserte sobre os aspectos que distinguem uma de outra.
RESPOSTA ESPERADA:
Ações Ordinárias Nominativas: as ações ordinárias garantem direito de voto nas assembleias, participam ativamente na vida organizacional da empresa, em aspectos políticos, econômicos e financeiros.
Ações Preferenciais nominativas: as ações preferenciais não dão direito de voto nas assembleias, porém o acionista tem preferência no recebimento de dividendos, como também reembolso do capital investido em caso de falência.

Continue navegando