Buscar

UNIDADE I DAS PENAS

Prévia do material em texto

UNIDADE I – DIREITO PENAL II
DAS PENAS
Pena é a retribuição imposta pelo Estado em razão da prática de um ilícito penal e consiste na privação de bens jurídicos determinada pela lei, que visa à readaptação do criminoso ao convívio social e à prevenção em relação à prática de novas transgressões.
As penas previstas na legislação devem respeitar os seguintes princípios constitucionais:
Da legalidade. Não há pena sem previa cominação legal (art. 5o, XXXIX). Significa que a pena deve estar prevista em lei vigente à época da prática do delito.
Da individualização da pena. A lei deve regular a individualização da pena de acordo com a culpabilidade e os méritos pessoais do acusado (art. 5o, XLVI).
Da pessoalidade ou intranscendência. A pena não pode passar da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação de perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendi- das aos sucessores e contra eles executadas até o limite do valor do patrimônio transferido (art. 5o, XLV).
Da vedação da pena de morte, penas cruéis, de caráter perpétuo, de banimento ou de trabalhos forçados (art. 5o, XLVII). A pena de morte só é possível em situações específicas de guerra declarada.
Da proporcionalidade. A pena deve ser proporcional ao crime cometido (art. 5o, XLVI e XLVII).
Existem três teorias que procuram explicar as finalidades da pena:
Teoria absoluta ou da retribuição: a finalidade é punir o infrator pelo mal causado à vítima, seus familiares e coletividade. Como o próprio nome diz, a pena é uma retribuição.
Teoria relativa ou da prevenção: a finalidade da pena é a de intimidar, evitar que delitos sejam cometidos.
Teoria mista ou conciliatória: a pena tem duas finalidades, ou seja, punir e prevenir.

Continue navegando