Buscar

ECOINTRAESP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ecologia – Relações Intraespecíficas
André Felipe Breda
2
	Durante sua vida, um indivíduo interage com outros de sua espécie, sendo estes parentes ou não, onde seu comportamento equilibra tendências de cooperação e competição. Em geral, quanto maior o grau de parentesco, maiores as interações de cooperação e de comportamento altruísta.
	A importância do ato sexual, consiste na mistura de material genético dos genitores, possibilitando diferentes combinações: Irmãos podem diferir geneticamente, adaptação a ambientes variáveis, potencial evolutivo mais alto do que em espécies com reprodução assexuada (de variabilidade genética reduzida), resposta rápida à ação de patógenos e parasitas, com a produção de descendentes geneticamente diferentes dos genitores.
	Sistemas de Acasalamento: É o padrão de acasalamento entre machos e fêmeas, envolve o número de acasalamentos, existência ou não de relação marital, etc. Reflete no sucesso reprodutivo masculino e feminino. Fêmeas consomem mais recursos para reprodução, óvulos maiores em relação aos espermatozoides, habilidade da fêmea em coletar recursos determina seu sucesso reprodutivo, sucesso reprodutivo do macho depende do número de óvulos que ele pode fertilizar.
	Promiscuidade: Quando o indivíduo de um sexo (geralmente machos) se acasala com o maior número de indivíduos do sexo oposto, não existe relação marital e o encontro entre espermatozoides e óvulos se dão ao acaso.
	Poligenia: Quando um macho possui relações duradouras com mais de uma fêmea, ele promove defesa de várias fêmeas contra outros machos e a defesa de um território pelo qual as fêmeas são atraídas.
	Monogamia: Relação marital entre um macho e uma fêmea que persiste após o crescimento do filhote, incomum entre mamíferos, comum entre aves.
	Quando os machos atraem ou competem por uma fêmea: tamanho, força, qualidade da corte, entre outras características, passam a influenciar. Tais características espelham fatores genéticos e condições do macho.
	Princípio de Handicap: um macho que consegue sobreviver com uma determinada característica indica para a fêmea que ele tem um genótipo superior.
	Quando indivíduos interagem de forma mais cooperativa com parentes próximos do que com indivíduos não aparentados, isso provavelmente ocorre devido à herança genética de um ancestral comum, que se resume em interesses evolutivos comuns.
	Demarcação de territórios se dão via dominância hierárquica de indivíduos dentro de uma sociedade. A dominância de um indivíduo sobre outro ou sobre um grupo se dá mediante a capacidade deste de se impor.
	Em uma disputa, ambos os indivíduos pesam as possibilidades de ganho, avaliando seu oponente. São analisados os riscos envolvidos em uma disputa corpo a corpo e o ganho a ser obtido em caso de vitória.
	Comportamentos sociais são influenciados pela seleção natural: Doadores e receptores, Cooperação, Egoísmo, Malignidade, Altruísmo. 
Seleção de parentesco favorecem o altruísmo. Quando um indivíduo dirige uma ação altruísta a um irmão, ele influencia na viabilidade deste ao invés de beneficiar um estranho.

Outros materiais