Buscar

Apresentação sobre Drogas (Educativo)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
NOMES: Érica, Jéssica, Mitiele 
 
*
Segundo a Organização Mundial da Saúde, "droga é toda a substância que, introduzida em um organismo
vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções“..
*
*
 Impulsividade
 Inconstância
 Necessidade de fazer parte de grupos
 Contestação
 Distanciamento da família
 Descoberta da sexualidade
 Concepção do tempo desajustada
 Insegurança
 Crise e busca da construção de sua identidade
 Atenção flutuante
*
Busca de prazer
Ser aceito no grupo
Curiosidade
Quebrar barreiras sociais
Conseguir status
Diminuir a timidez
Pressão da mídia
Exemplo dos pais
*
Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha. Nos últimos tempos cresceu o uso de crack e drogas sintéticas, como o ecstasy. 
Os consumidores de cocaína são os que mais procuram tratamento para se livrar da dependência, que é feito por meio de psicoterapias que promovem a abstinência às drogas e do uso de antidepressivos em 60% dos casos. Atualmente, mais de 5% dos brasileiros são dependentes químicos de alguma droga.
*
*
*
*
*
*
Os efeitos físicos mais frequentes são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobem de 60 - 80 para 120 - 140 batidas por minuto).
Com o uso contínuo, alguns órgãos, como o pulmão, passam a ser afetados. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão.
*
O consumo da maconha também diminui a produção de testosterona. A testosterona é um hormônio masculino responsável, entre outras coisas, pela produção de espermatozoides. Portanto, com a diminuição da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor.
*
*
A cocaína é uma droga psicoativa que estimula e vicia, promovendo alterações cerebrais bastante significativas. A mesma é extraída da folha da coca, e se consumida por muito tempo, ocasiona danos cerebrais e diversos outros problemas de saúde. 
Aceleração ou diminuição do ritmo cardíaco, dilatação da pupila, elevação ou diminuição da pressão sanguínea, calafrios, náuseas, vômitos, perda de peso e apetite são alguns dos efeitos biológicos da cocaína.
*
1. O crack é queimado e sua fumaça aspirada passa pelos alvéolos pulmonares 2. Via alvéolos o crack cai na circulação e atinge o cérebro 3. No sistema nervoso central, a droga age diretamente sobre os neurônios. O crack bloqueia a recaptura do neurotransmissor dopamina, mantendo a substância química por mais tempo nos espaços sinápticos. Com isso as atividades motoras e sensoriais são superestimuladas. A droga aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca. Há risco de convulsão, infarto e derrame cerebral 4. O crack é distribuído pelo organismo por meio da circulação sanguínea 5. No fígado, ele é metabolizado 6. A droga é eliminada pela urina
*
Os principais efeitos do ecstasy são uma euforia e um bem-estar intensos, que chegam a durar 10 horas. A droga age no cérebro aumentando a concentração de duas substâncias: a dopamina, que alivia as dores, e a serotonina, que está ligada a sensações amorosas. Por isso, a pessoa sob efeito de ecstasy fica muito sociável, com uma vontade incontrolável de conversar e até de ter contato físico com as pessoas. O ecstasy provoca também alucinações. 
*
Os malefícios causados pela droga ao corpo do usuário são ressecamento da boca, perda de apetite, náuseas, coceiras, reações musculares como cãimbras, contrações oculares, espasmo do maxilar, fadiga, depressão, dor de cabeça, visão turva, manchas roxas na pele, movimentos descontrolados de vários membros do corpo como os braços e as pernas, crises bulímicas e insônia.
*
Ocasional - Utiliza um ou vários produtos, de vez em quando, se o ambiente for favorável e se a droga estiver disponível; não rompe suas relações afetivas, profissionais e sociais.
Experimentador - Limita-se a experimentar a droga – curiosidade, desejo d novas experiências, pressão do grupo.
*
Habitual - Faz uso freqüente da droga observam-se sinais de ruptura em nível afetivo, profissional e social.
Dependente -
Vive exclusivamente pela droga, para droga e com a droga; rompe todos os vínculos, provocando a marginalização.
*
Abandono progressivo de prazeres e outros interesses na vida para dedicar atenção quase exclusiva para a droga. 
 Persistência no uso da droga, apesar das conseqüências claramente nocivas.
Tendência a negar ou minimizar o consumo da droga. 
*
 Precisa de drogas de acordo com seu desejo, possuidora de um poder mágico de suprir todas as suas necessidades, projeta na droga a imagem idealizada.
Sua vigência do tempo é premente está sempre sob um sentimento e urgência e imediatismo. 
Situações de espera, mesmo que de alguns minutos, lhe resultam insuportáveis, como se fosse uma tortura, não podendo tolerar a espera para que um desejo seja atendido. 
*
 Substituição da reflexão pela ação impulsiva, atua para evitar o desprazer.
Baixa tolerância a estados de tensão, frustração, o que faz querer ser saciado já, irritabilidade (mudança de humor);
Não suporta a dor, impotente para sofrer, insegurança, passividade.
Baixa auto-estima. 
*
Angústia de separação.
Perda de confiança nas instituições e nos valores tradicionais, falta de ambição, de combate e de competição.
Mudança de amigos, passatempos e interesses.
Deterioração física e mental. 
*
O brasileiro gasta mais com cigarros do que na compra de alimentos como arroz e feijão. Pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) revela que os cigarros aumentaram além da variação média do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e passaram a comprometer, em abril de 2007, 1,25% do orçamento familiar, enquanto o item arroz e feijão teve peso de 0,85%. 
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u300209.shtml 
*
Oasis
Cigarros e Álcool (tradução)
É minha imaginação Ou finalmente encontrei um estilo de vida digno para mim? Estava procurando por alguma ação Mas tudo que achei foram cigarros e álcool Você poderia esperar o tempo da vida Para viver seus dias na luz do sol Você poderia esperar a vida toda Porque quando vir à tona... Você vai fazer isso acontecer! Isso é merecedor de irritação Para você achar um trabalho quando não há nenhum trabalho digno? É uma louca situação Mas tudo que eu preciso são cigarros e álcool! 
Is it my imagination
Or have I finally found something worth living for? 
I was looking for some action
But all I found was cigarettes and alcohol
You could wait for a lifetime
To spend your days in the sunshine
You might as well do the white line Cos when it comes on top . . .
You gotta make it happen!
Is it worth the aggravation
To find yourself a job when there's nothing worth working for?
It's a crazy situation
But all I need are cigarettes and alcohol!
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando