Buscar

Cirurgia em Odontopediatria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA
Em dentes decíduos com esfoliação deve ser utilizado primeiro o sindesmótomo e alavanca para depois, se necessário, usar o fórceps. O fórceps só deve ser usado quando o dente está luxado. Na criança há um processo de crescimento e desenvolvimento ósseo que é complexo e dinâmico.
 Importante considerar três partes para realizar cirurgia em odontopediatria: a parte anatômica, funcional e emocional (perfil psicológico do paciente). 
- Fatores que influenciam no comportamento infantil: 
História medica anterior, podendo ser uma experiência negativa; 
Ansiedade materna;
Influência de terceiros (irmãos, colegas, amigos..); 
Pais separados; 
Contato anterior com a odontologia que gerou receio; 
- Reações que as crianças podem a experiência dentária: 
Medo – pode ser apresentado em duas formas: Medo subjetivo e objetivo. 
		Objetivo: Resultado de uma experiência anterior negativa 
		Subjetivo: Resultado de experiência alheia 
Ansiedade (normal) – pode apresentar reações violentas
O comportamento da criança é ajustado utilizando métodos compatíveis com a idade do paciente. 
- Fase pré-operatória: 
	- Anamnese 
	- Exame Clínico
	- Exame radiográfico – Considerado conclusivo para fechar o diagnóstico. 
		Exame geral: Vê todo o conjunto; Ex: panorâmica. 
		Exame intra-oral: Vê áreas especificas; Ex: Periapical. 
	- Exames laboratoriais 
	- Diagnostico 
	- Avaliação psicológica 
- Planejamento Cirúrgico: 
	Feito após o fechamento do diagnóstico
	Procedimento feito pelo profissional para solucionar determinado problema, envolvendo cuidados operatório e pós-operatório. 
Casos Clínicos: 
 - Ulotomia: técnica cirúrgica simples que consiste em uma incisão realizada sob o tecido gengival para a drenagem sanguínea ou exposição de um elemento dentário em fase de erupção. Realizado apenas em situações de cistos ou hematomas de erupção e retenção prolongada de dente permanente por perda precoce de decíduo. Quando há perda precoce de decíduo há reposição óssea e tecido fibroso sob a superfície resultando em ausência de força por parte do dente permanente para romper tal barreira.
	* Cisto e Hematoma de Erupção: Tumefação gengival mole contendo determinada quantidade de sangue resultado da separação do folículo dentário que envolve a coroa de um dente em erupção. 
	* Retenção Prolongada de Dente Permanente: além da ulotomia pode-se fazer a ulectomia que é a remoção cirúrgica de formações anormais de tecido muco-gengival sobre o dente. Também possui como etiologia o trauma além da perda precoce de decíduo. 
- Hiperplasia Gengival: alteração patológica que consiste no aumento do tecido gengival decorrente de uma proliferação celular exacerbada que pode ser causada por trauma ou por uso de medicamentos. O uso de medicamentos como anticonvulsivantes podem causar hiperplasia se não acompanhado de uma boa higienização. Quando causada por trauma, a hiperplasia é local. 
- Mucocele: Termo genérico aplicado a dois fenômenos: 
	Extravasamento - do muco para o estroma das glândulas salivares.
		* Se desenvolve após um trauma no ducto das glândulas salivares
Cisto de retenção mucoso - forma obliteração dos condutos das glândulas salivares. 
*Se desenvolve após um trauma no ducto das glândulas salivares ou pelo bloqueio do ducto da glândula através dos cálculos que são formados. 
Ambos afetam as glândulas salivares e só podem ser diferenciados com o exame histopatológico. 
Características clínicas: coloração azulada, consistência flutuante, aumento de volume no lábio e indolor. 
Cirurgia: Incisão sobre a região com cuidado para não perfurar a mucocele; Dissecar com tesoura romba; Sutura; Histopatológico para confirmar o diagnóstico. 
	- Frenectomia: Técnica utilizada para devolver a anatomia normal do freio labial e lingual, que se encontram hipertrófica. 
	Freio Labial: 
Freio labial normal: Prega fina, triangular, de base voltada para apical, com origem relativamente profunda no interior do lábio superior, estendendo-se para trás e para cima, inserindo-se na na porção mediana do ventre vestibular do processo alveolar e terminando acima da papila interpoximal do incisivos centrais. (Desnecessário) 
		Freio labial Hipertrófico: Prega de forma triangular, ampla com base voltada para a superfície labial interna e ápice passando entre os incisivos centrais e inserindo na região da papila incisiva. 
		*Alteração estrutural: Formação de bolsa periodontal, restrição dos movimentos labiais, presença de diastemas, interferência na mimica facial, interferência na fonação e interferência na estética. Podem ser concomitante ou não. 
		Indicação cirúrgica: Feito normalmente quando os caninos estão presentes ou apresentando suas coroas. Existem situações que são feitas sem a presença dos caninos, exceções. 
	Freio Lingual: 
É uma dobra mucosa por epitélio e conjuntivo fibroso presa na base da língua e no rebordo alveolar. As alterações estruturais e funcionais que um freio lingual pode causar são: dificuldade de amamentação, diminuição da mobilidade da língua, aspecto de língua bífida, deglutição atípica, alteração na fala, retração gengival e a presença de diastemas.
As funções do freio lingual são:
- recém nascido: sucção e amamentação
- fixar a língua
- determinação da posição de repouse da língua
- respiração, deglutição e fonação
Os critérios para diagnóstico são: tocar a ponta da língua no palato (paciente de língua presa não consegue) e a língua em posição de protrusão (para ver se é bífida; quando é bem pronunciado o paciente não consegue projetar a língua totalmente para fora da boca).
Dentes supranumerários que apresentam anomalias de posição, de forma ou formação incompleta da raiz, raramente erupcionam e retardam a erupção dos dentes permanentes, portanto eles devem ser removidos. A indicação cirúrgica dos dentes supranumerários depende muito das alterações constatadas clinicamente e radiograficamente, devendo indicar o período mais correto para realizar a remoção.
Os dentes retidos intra-ósseos devem ser tracionados ortodonticamente para que possa ser posicionado em uma posição correta.
Odontomas são tumores odontogenicos considerados anomalias de desenvolvimentos e são constituídos principalmente por esmalte e dentina podendo apresentar o cemento e a polpa. Os odontomas podem ser originados por um trauma, entretanto nem sempre é possível conhecer a sua origem, sendo muitas vezes achados no exame clinico de rotina, pois são assintomáticos. Os tipos de odontoma são:
- composto: constituído por várias estruturas semelhantes aos elementos dentários, detectados pelo exame radiográfico.
- complexo: é uma massa uniforme que apresenta esmalte e dentina sem qualquer semelhança com os elementos dentários.

Outros materiais