Buscar

Trabalho Gestão e Legislação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Gestão e Legislação Ambiental
Renan Cardoso de Oliveira
Matrícula: 201309050953
Turma: 30
02
Prof.
: 
Claudia
Rio de Janeiro
2013
Questionário
1. Caracterize brevemente como surgiu o Direito Ambiental e qual a motivação para sua criação?
Após a Revolução Industrial a sociedade passou a ser cada vez mais consumidora e para suprir esse consumo, a sociedade começou a utilizar e degradar cada vez mais os recursos naturais. Diante das constantes agressões ao meio ambiente surgiu a necessidade de se regulamentar a conduta do homem sobre a utilização dos recursos que a natureza dispõe, surgindo para disciplinar a conduta humana quanto à proteção ambiental e o consumo racional dos recursos naturais. Motivados pela necessidade de se repensar uma forma de progresso que garanta tanto a presente quanto as futuras gerações o direito de usufruírem dos recursos naturais existentes. Nesse contexto surge o Direito Ambiental que é um ramo do Direito que regula a relação entre a atividade humana e o meio ambiente.
2. Defina Direito Ambiental.
É a área que estuda as interações do homem com a natureza e os mecanismos legais para proteção do meio ambiente. É um direito que pertence a todos os cidadãos e não a um ou outra pessoa ou conjunto de pessoas determinadas. Estabelece relações intrínsecas e transdisciplinares entre diversos campos.
3. Qual é o objetivo principal do Direito Ambiental?
Reger leis que garantam o desenvolvimento humano sem agressão ao meio ambiente.
4. Existe alguma relação entre o Direito Ambiental como vertente do direito público e o Direito Privado? Explique sucintamente.
Não. Os interesses defendidos pelo direito ambiental não pertence à categoria de interesse publico e nem de interesse privado. Cuida, sim, de interesse pertencente a cada um e, ao mesmo tempo, a todos. Trata-se do interesse transindividual ou metaindividual. São interesses dispersos ou difusos situados numa zona intermediária entre o público e o privado.
5. É verdade que no Brasil o Direito Ambiental veio se consolidar a partir da proposição do Art. 225 da Constituição Federal/1988? Justifique sua resposta.
Sim. Consolidou a partir da proposição do artigo 225 da CF/88, declarando o meio ambiente como bem de uso comum de todos, e impõe tanto ao poder Público quanto a coletividade o dever de zelar pela sua proteção em conjunto com outros princípios e normas reguladoras das atividades humanas que, direta ou indiretamente, possam afetar a sanidade do ambiente em sua dimensão global, visando a sua sustentabilidade para as presentes e futuras gerações.
6. Qual é o objeto primordial para o Direito Ambiental?
Evitar o uso desenfreado do meio ambiente, preservando-o, pois o ser humano depende de um meio ambiente saudável para sobreviver.
7. O objeto do Direito Ambiental possui duas vertentes de atuação. Que vertentes são estas?
Prevenção e Reparação do dano ambiental.
8. O que são os bens ambientais que estão sob tutela do Direito Ambiental? Exemplifique-os.
São os bens conforme inclusos no conceito de meio ambiente de acordo o Art. 3º da Lei 6.938 de 1981, ou seja, “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
9. O Governo Federal pretende inverter o curso do Rio São Francisco e para tanto precisa obter o licenciamento ambiental da obra. Nos termos da Resolução CONAMA 237/1997, de quem será a competência para o licenciamento?
Federal, tendo em vista a extensão geográfica e o grau do impacto ambiental do empreendimento.
10. Acerca do licenciamento ambiental, considere a afirmação abaixo como correta ou incorreta:
“A construção, instalação, ampliação e funcionamento de atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, dependerão de prévio licenciamento dos órgãos federais que compõem o SISNAMA”.
INCORRETA

Outros materiais