Buscar

Tipos de Equipes, espirito de equipe,

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Existem alguns tipos básicos de equipes, são eles: 
1. Equipes funcionais: pessoas que trabalham juntas em atividades interdependentes. Por exemplo: departamento de marketing. Dentro desse departamento há a equipe de criação, a equipe de pesquisa, entre outras. 
2. Equipes resolutas de problemas: são formadas para resolver problemas específicos, por exemplo, redução de custos. 
3. Equipes cross-funcionais: são criadas para resolver problemas abrangentes, por exemplo, projeto específico de um cliente. Essa equipe geralmente é formada por pessoas de áreas distintas. 
 4. Equipes autogerenciadas: colaboradores que trabalham juntos diariamente em função de dado produto ou serviço. 
5. Equipe virtual: que desenvolve atividades de lugares diferentes, por meio das tecnologias; é uma referência nos dias atuais. Até porque as equipes funcionais, resolutas de problemas, cross-funcionais e autogerenciadas podem ser dirigidas como equipes virtuais, desde que se tenha um objetivo bem-definido e pessoas para trabalhar com a utilização das conexões.
Como se desenvolver um espírito de equipe ?
 1. Os grupos, antes de qualquer coisa, devem ser coesos.
 2. Devem ser pequenos para não serem confundidos com grandes departamentos organizacionais. 
3. Devem estimular fortemente a reflexão estratégica. 
4. Devem propor e realizar atividades coletivas permanentes.
 5. Manter à frente os incentivos grupais, e não os individuais. 
6. Levar em consideração os estudos de outras empresas e concorrentes para aperfeiçoamento de sua própria (Benchmarking). 
7. Manter o grupo sempre heterogêneo no que diz respeito a talentos e habilidades. 
8. Destacar as habilidades e os conhecimentos por meio de incentivos.
Existe uma diferença conceitual entre grupo e grupo psicológico/equipe, as características essenciais de uma equipe e as principais vantagens de se trabalhar em grupo, além de ter visto as situações propícias para as atividades grupais.
Identificar a diferença entre equipe eficaz e equipe efetiva, além das vantagens que uma equipe traz em relação ao desempenho individual. Afinal, conhecer tanto a personalidade dos indivíduos quanto seu comportamento de forma individual é uma das bases necessárias para a formação de equipes que poderão ser referência de sucesso na organização.
Conhecimentos sobre equipes funcionais, equipes resolutas de problemas, equipes cross-funcionais, equipes autogerenciadas e, a mais recente denominação, equipe virtual. Neste sentido, foi possível compreender como se desenvolve o espírito de equipe e a coesão grupal.
A importância que o grupo tem na sociedade, pois, ao absorver características dela, torna-se forte influência, motivação e inspiração para os indivíduos que o compõem.

Outros materiais