Buscar

Resumo Aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 01: A SUPERVISÃO NO CAMPO DE ESTÁGIO: APRENDIZADO MÚTUO 
Introdução
Vamos começar a aula, relembrando e esclarecendo que o estágio em Serviço Social é uma atividade curricular obrigatória, prevista pelas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social, desenvolvidas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e orientado pelo Código de Ética Profissional (1993), pela Lei de Regulamentação da Profissão (1993), pela Resolução 533/2008 do CFESS e pela Política Nacional de Estágio da ABEPSS (2010).
 Então, é fundamental que você realize um estágio supervisionado, que é chamado de Curricular, obrigatório, porque faz parte da grade curricular: é uma disciplina com os objetivos e com uma carga horária definida (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008).
Estágio supervisionado
A ABEPSS, no documento Política Nacional de Estágio, explica que o estágio supervisionado no curso de Serviço Social:
[...] apresenta como uma de suas premissas oportunizar ao (a) estudante o estabelecimento de relações mediatas entre os conhecimentos teórico-metodológicos e o trabalho profissional, a capacitação técnico-operativa e o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício da profissão, bem como o reconhecimento do compromisso da ação profissional com as classes trabalhadoras, neste contexto político-econômico-cultural sob hegemonia do capital.
É através da experiência de estágio supervisionado que você, estudante, identificará os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas para o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício profissional, ou seja, aprenderá a ser um assistente social.
Princípios para a realização do estágio em Serviço Social
A ABEPSS destaca alguns princípios que devem nortear a realização do estágio em Serviço Social, tais como:
- A indissociabilidade entre as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa;
- A articulação entre estudantes, professores e assistentes sociais dos campos de estágio, através de uma constante comunicação, de um diálogo.
Para valorizar as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, o aluno deve exercitar constantemente a prática da leitura, a partir da bibliografia e textos disponibilizados até o momento, bem como as sugeridas pelas diversas disciplinas e supervisora de campo. Todas as leituras serão fundamentais para que o aluno possa responder seus questionamentos, contribuindo para construção de uma prática profissional qualitativa.
Condições de realização do estágio
Com relação às condições em que deve ser realizado, NOVAMENTE destacamos:
Que deve ter uma supervisão sistemática, ou seja, ser acompanhado pelo profissional de campo (devidamente inscrito em Conselho Regional de Serviço Social da região onde atua), com atividades planejadas e voltadas para o aprendizado do aluno; 
Que o aluno busque saber o que é o plano de estágio, e possa participar da construção deste;
Que o estágio não seja realizado antes que o aluno tenha cursado as disciplinas que o capacitem a analisar a realidade social, reconhecendo as mais diversas expressões da questão social e tenha adquirido conhecimentos básicos de aspectos éticos, teóricos e metodológicos da profissão;
Que deve transcorrer no período letivo escolar;
Tenha uma carga horária mínima de 450 horas;
As atividades no campo não devem ultrapassar 30 horas semanais e as de sala de aula devem contar com três aulas semanais.
A supervisão no campo de estágio deve contar com um momento aonde o aluno possa sentar com o supervisor e dialogar sobre a experiência vivenciada, lançando seus questionamentos na perspectiva do aprendizado mútuo. O processo de supervisão deve ser educativo, onde o supervisor é estagiário aprendem em conjunto, onde há a troca, a conversa sobre a experiência de trabalho, respaldada em uma teoria, isto é, valorizando ao processo de teoria-prática.
O supervisor de campo é o responsável pelo acompanhamento do estágio na instituição onde o mesmo se realiza. O profissional não é obrigado a aceitar um aluno para supervisionar, mas quando solicita um aluno estagiário: significa que aceitou a atividade de supervisão, devendo se organizar para acompanhar o aluno no campo de estágio. Esta ação requer o desempenho de papéis, que Buriolla citada por Oliveira (2004, p. 70) destaca: “o papel de educador, o de transmissor de conhecimentos-experiências e de informações, o de facilitador, o de autoridade e o de avaliador.”
O estágio
Você deve estar perguntando: parte significativa deste material já foi visto? Certíssimo. No entanto, a partir deste momento você está inserido em um campo de estágio, e rever alguns pontos é fundamental para delimitar e refletir sobre o papel de todos os envolvidos seja o supervisor, ou você mesmo enquanto aluno-estagiário.
Diário de Campo
Finalizamos a aula orientando a todos a adquirir um caderno para o registro da vivência de estágio. Este instrumento é chamado de Diário de Campo. O aluno deve levar o caderno, seu diário de campo, e fazer as anotações desde o primeiro dia – como já falado anteriormente. Como se aprende a fazer o diário de campo? A resposta é simples: fazendo. E a supervisora de campo irá auxiliar, mas não pode deixar de realizar as leituras das aulas e textos propostos. O Diário de Campo será um importante instrumento para contribuir na elaboração do relatório de estágio ao final da disciplina. Mas vamos devagar, e respeitando o tempo, o aprendizado é planejado dentro de um processo pedagógico para que todos possam obter um resultado positivo dentro de uma “tempestade” de novidades.
Atividade Proposta
Como atividade para o primeiro dia de estágio, sugiro prestar atenção aos profissionais que trabalham na instituição. Caso seja uma instituição média ou grande, procure saber, ao menos, os nomes dos profissionais mais próximos. E com o passar do tempo, conhecerás os demais. Por exemplo: qual o nome do profissional que realiza a limpeza da sala, dos banheiros? Que tal ao chegar à instituição cumprimentá-lo com um BOM DIA. Aliais, numa Graduação que valoriza tanto o fator humano, ser gentil como todos é requisito fundamental, além de contribuir para a promoção de clima amistoso.
Alguns alunos falam, “nossa, tanta gente! Não vou lembrar o nome de todo mundo?!”. É verdade, mas você pode anotar no seu diário de campo. Isto mesmo! Tenha um caderno de anotações, o seu Diário de Campo, e no primeiro dia comece a registrar. Lembre-se de iniciar sempre com a data, hora, local e evento. Exemplo de um evento do primeiro dia no Campo de Estágio: apresentação da equipe – nomes e função - visita rápida por toda instituição, endereço da instituição, telefone, etc. Também escreva suas observações, o que lhe chamou atenção, as perguntas que gostaria de fazer a supervisora; um fato que lembrou alguma aula ou leitura – neste momento, talvez, você sinta a necessidade de rever algum texto ou material; um termo técnico que ouviu, mas não sabe o que é (busque nos livros, na internet, e depois pergunte a supervisora).

Continue navegando