Buscar

Caso Concreto 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I - CCJ0007
SEMANA 10
1 - Marcos, durante um bloco de carnaval, apertado para urinar e sem alternativas próximas, como banheiros químicos, vai para trás de um poste da forma mais discreta possível. Porém, ao terminar de urinar percebe o flagrante realizado por um guarda municipal. Sendo autuado pelo crime de ato obsceno previsto no art. 233 do CP, analisando os elementos do tipo penal, defina sua principal tese defensiva de forma justificada.
O crime de ato obsceno tem por bem jurídico tutelado o pudor público, ou seja, a conduta deve ter conotação sexual, ser feita em local aberto ao público em geral e deter caráter doloso. Assim como Marcos não teve dolo de ofender o pudor, tanto que buscou um local reservado para satisfazer suas necessidades fisiológicas de maneira discreta, ele não deve ser indiciado por crime algum (o crime de ato obsceno não admite forma culposa).
Nessa esteira, um julgado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios:
CRIME DE ATO OBSCENO - DOLO ESPECÍFICO DE OFENDER O PUDOR ALHEIO
A Turma deu provimento a recurso de apelação interposta por réu condenado pela prática de ato obsceno. Segundo a Relatoria, o acusado foi detido por policiais no momento em que urinava ao lado de um poste, em via pública, com as genitais à mostra, além de proferir agressões verbais no momento da abordagem. Embora tenha considerado deplorável a conduta do réu sob o aspecto da saúde pública, o Juiz ressaltou que o crime de ato obsceno exige dolo específico em ofender o pudor alheio. Na espécie, os Julgadores concluíram que, não obstante o ato do acusado esteja fora dos padrões do bom comportamento social, não houve ofensa à dignidade sexual. Nesse sentido, a Turma considerou inexistente a exposição pública para a maculação do pudor público, elementar indispensável para a caracterização da infração penal. Dessa forma, ante a atipicidade material da conduta, o Colegiado absolveu o réu.
20110110695323APJ, Rel. Juiz AISTON HENRIQUE DE SOUSA. Data do Julgamento 17/01/2012.
Fonte: http://www.tjdft.jus.br/institucional/jurisprudencia/informativos/2012/informativo-de-jurisprudencia-no-229/crime-de-ato-obsceno-dolo-especifico-de-ofender-o-pudor-alheio. 
2 - Segundo os estudos sobre os elementos constitutivos do tipo penal, marque a
opção correta:
a) os três elementos são cumulativos e estão presentes em todos os tipos.
b) o elemento normativo precisa ser valorado para se alcançar seu atual significado.
c) o elemento objetivo trata do especial fim de agir do sujeito.
d) o elemento subjetivo sempre é vago e indeterminado.
3 - Segundo os estudos sobre a teoria do delito é possível afirmar que o fato típico é: (2009 - MPE-SE - Técnico do Ministério Público) 
a) a modificação do mundo exterior descrita em norma legal vigente. 
b) a descrição constante da norma sobre o dever jurídico de agir. 
c) a ação esperada do ser humano em face de uma situação de perigo. 
d) o comportamento humano descrito em lei como crime ou contravenção. 
e) a possibilidade prevista em lei do exercício de uma conduta ilícita.

Outros materiais