Buscar

SLIDES GESTÃO INDUSTRIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Universidade Norte do Paraná
GESTÃO INDUSTRIAL
JI-PARANÁ - RO
2016
EDVALDO CARLOS ALVES BEDleg
LUCIANA ANTUNES DA SILVA
MARCIA CHAVES MONTINHO
RODRIGO FERNANDES DA SILVA
SIRLENE CASEMIRO DE SÁ
WESLEY RIBEIRO DA SILVA
ORIENTADORA: LEIA pinheiro da silva
 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A palavra Gestão, segundo Luft (2001:352) define-se como “ação ou efeito de gerir; gerência; administração”. Vem do latim gerir que significa administrar, gerenciar, coordenar .
No âmbito empresarial há de se concordar que a gestão correta dos custos através da contabilidade de custos é indispensável para o bom funcionamento e crescimento das empresas industriais e até mesmo os outros segmentos, conforme salientado por Castro et al. (2014), “a contabilidade de custos é uma ferramenta que gera várias informações para a organização, informações estas que poderá auxiliar o empresário na tomada de decisão correta e confiável para o futuro do seu empreendimento”.
 
Este trabalho consiste na realização de uma entrevista com o contador de uma empresa do ramo industrial. A empresa escolhida para aplicação da entrevista é uma Cerâmica cujo ramo é fabricação de artigos de cerâmica em geral e comércio de tijolos e telhas, com 07 anos de atuação no mercado.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho é extremamente importante, pois por meio dele integramos as disciplinas do 5º semestre do curso, realizando uma entrevista com uma empresa local, bem como tratando de assuntos sobre a gestão empresarial e contabilidade de custos.
OBJETIVO
Verificar as técnicas e práticas adotadas no processo contábil e gerenciamento de custos por uma empresa industrial instalada na cidade, utilizando como instrumento de coleta de dados uma entrevista, onde foi possível extrair informações para o desenvolvimento do presente trabalho
METODOLOGIA
 Utilizamos a pesquisa bibliográfica buscando embasamento em publicações anteriores para melhor entendimento sobre o assunto e uma pesquisa de campo utilizando como técnica de coleta de dados, uma entrevista que foi realizada em uma indústria presente em nossa cidade.
Relatório
Realizamos a coleta de dados em um empreendimento do ramo de Comércio e Fabricação. No decorrer do relatório não citaremos o nome da entidade, mas a mesma será identificada como “Indústria de Cerâmica Brasil Ltda”. O Brasil possui um importante parque fabril no setor cerâmico, tendo produtos de alta qualidade e preços competitivos a nível mundial. Possuem em abundância praticamente todas as matérias primas, recursos técnicos e gerenciais altamente qualificados e boa infraestrutura de pesquisa. 
 Atualmente o Brasil enfrenta uma crise econômico-financeira, porem como a grande parte da indústria cerâmica tem relação direta com a construção civil, a expansão do setor na última década foi determinante no seu crescimento. 
 A cerâmica estrutural, revestimentos, sanitários, vidros, estão na base da cadeia produtiva, sendo utilizados na fabricação de materiais que serão empregados na construção civil. O aumento de renda média da população, a maior facilidade de financiamento, os projetos governamentais de incentivo à construção civil e as obras de infraestrutura como as Olimpíadas (2016), foram determinantes no crescimento da construção civil e consequentemente na melhora do desempenho da indústria cerâmica.
 A cerâmica estrutural, revestimentos, sanitários, vidros, estão na base da cadeia produtiva, sendo utilizados na fabricação de materiais que serão empregados na construção civil. O aumento de renda média da população, a maior facilidade de financiamento, os projetos governamentais de incentivo à construção civil e as obras de infraestrutura como as Olimpíadas (2016), foram determinantes no crescimento da construção civil e consequentemente na melhora do desempenho da indústria cerâmica.
 
A Indústria de Cerâmica Brasil Ltda, foi fundada em 2009, surgindo com a ideia de suprir o mercado local. Possui uma linha de produção baseada no consumo específico e seus produtos são vendidos para o setor de materiais de construção locais e arredores, sendo a produção principalmente destinada para fabricação de tijolos e telhas. Possui atualmente 20 colaboradores, que em sua maioria estão alocados no setor de fabricação.
CONHECENDO A EMPRESA
INDUSTRIA DE TIJOLOS E TELHAS BRASIL LTDA.
RAMO DE ATIVIDADE:
Fabricação de Tijolos e Telhas de barro.
NATUREZA JURÍDICA:
Sociedade Empresária Limitada
QUANTIDADE DE SÓCIOS:
02 sócios
FORMAÇÃO DOS SÓCIOS:
Ensino Médio Completo.
TEMPO EM ATIVIDADE:
06
Nº DE FUNCIONÁRIOS:
20
GRAU DE FORMAÇÃO DO ENTREVISTADO:
Bacharel em Ciências Contábeis
CARGO EXERCIDO PELO ENTREVISTADO:
Contador-Gestor Financeiro
ENTREVISTA
1- Como a empresa apura seus custos de produção?
2- Qual o método de controle de estoque de matéria prima e materiais que a empresa utiliza?
3- Como são feitos os rateios dos custos indiretos de fabricação?
4- A contabilidade da empresa é utilizada como fonte de informação? Caso afirmativo, em qual situação?
5- A empresa utiliza-se das informações contidas nas demonstrações contábeis na tomada de decisão? 
6- Na empresa a Contabilidade apresentada nas Demonstrações Contábeis, é de caráter gerencial com base na idoneidade da documentação?
7- Como contador profissional gerador das informações contábeis, como você vê a relação do empresário com as informações contidas nas demonstrações contábeis? 
8- Os empresários utilizam-se de diversas ferramentas de tomada de decisão, para que possam ter a qualquer momento a informação mais assertiva possível de seus produtos ou serviços. Sabendo da importância das ferramentas de gestão, quais são as ferramentas utilizadas pela empresa entrevistada?
 A empresa utiliza software para controle e gestão de seus negócios? Qual o nome do software utilizado pela empresa? Quais as maiores dificuldades encontradas nos softwares para a tomada de decisão?
10. Você realiza algum tipo de controle de custos na sua empresa? Se sim, você acredita que conhecer com detalhes a composição dos custos dos seus produtos/serviços é uma maneira de manter sua empresa competitiva no mercado?
11. No processo de formação do preço de venda dos seus produtos e/ou serviços, você percebe a influência de fatores internos e/ou externos? Se sim, quais fatores seriam esses?
12. A empresa possui um gestor financeiro? Se sim, qual é a formação desse gestor e quais são as suas atividades principais? 
 Sabemos que o processo decisório é complexo e envolve muitos riscos, estes cada vez maiores na economia brasileira. Juros excessivos e desequilibrados, mudança da regra do jogo do dia para a noite. Diante de tantos desafios as empresas precisam ter estratégias. A empresa pesquisada apresenta alguma estratégia para aumentar seu faturamento e sua lucratividade?
14. O momento econômico brasileiro vem exigindo uma capacidade mais analítica e questionadora dos gestores financeiros. Uma das maiores dificuldades está em aliar o que se lê e estuda na teoria com a prática do mercado. O gestor da empresa reconhece esta dificuldade entre teoria e prática financeira?
 Diante de um cenário tão complicado evidencia-se a necessidade de investimentos e de poupança. O gestor financeiro da empresa antevê a necessidade de investimentos e poupança? A empresa investe seus lucros de que forma? Aplica excedentes de caixa? De que maneira? 
 Com uma economia estancada, para não dizer em retrocesso, vemos os investimentos, financiamentos e empréstimos estagnados. A empresa tem acesso a mecanismos de financiamento capazes de incentivar novos investimentos? Que mecanismos (sistemas de financiamento, exemplo: Proger) a empresa utiliza? E por que utiliza estes mecanismos?
 A empresa já fez financiamento de equipamentos e maquinários? Como foi feito este financiamento? Explique todos os procedimentos.
CONSIDERAÇÕES
1 . A empresa faz a apuração dos custos de produção de modo informatizado pelo Custeio por Absorção, que é o obrigatório por lei para fins de contabilidade e Imposto de Renda, ele também consiste em distribuir para todos os produtos acabados os custos relativos à produção.
2. O controle de estoque de matéria prima e materiais é feito pelo Departamento de Produção, utilizado o custo médio ponderado como método de controle
3. A Industria de Tijolos e Telhas Brasil Ltda. rateia seus custos indiretos baseados na quantidade de horas de mão de obra direta utilizada na fabricação dos produtos. O rateio é feito pela contabilidade, onde é feita a separação dos tipos de custos, apropriação dos custos diretos e alocação dos custos indiretos.
4. Como contador, acredita que a contabilidade pode fornecer informações indispensáveis para o funcionamento da empresa, fazendo com que a contabilidade seja realizada com informações precisas e fidedignas para que os sócios proprietários a utilizem como instrumento de apoio ao tomar alguma decisão sobre seu empreendimento 
5 . O entrevistado aponta o departamento de contabilidade como um dos mais consultados para requerer informação, principalmente quando há a necessidade de saber a respeito do faturamento da empresa e de seu grau de endividamento, pois de acordo com as informações contábeis atualizadas é possível identificar o preço médio de venda, produção aproximada de tijolos/funcionários/mês e o faturamento mensal.
6. Os sócios proprietários utilizam a contabilidade como instrumento de apoio ao tomar alguma decisão sobre seu empreendimento, entretanto, sabe da dificuldade existente nas empresas e aceitação por partes dos donos em utilizar as informações contidas nas demonstrações contábeis para fins gerenciais. Ele complementa que os empresários precisam estar atentos a toda e qualquer informação contida nas demonstrações contábeis. Visto que a tomada de decisão referente ao aumento de preço do produto final, financiamento ou qualquer outro fato dentro de sua empresa deveria ter como base prévia a verificação das demonstrações e análise de risco.
7. Tem um bom relacionamento entre o empresário e as demonstrações contábeis mas ainda é preciso ficar mais atentos a toda e qualquer informação, ou seja , abranger em outras áreas além do setor financeiro. 
8. a principal ferramenta de gestão o fluxo de caixa e controle de gastos e qualidade gerados pelo software.
9. O software chamado NIBO, o qual ajuda o empresário a separar os gastos variáveis dos fixos, definindo assim o custo da companhia, registrando também todas as despesas, previsão de gastos e receitas esperadas, então desta forma possui conhecimento dos detalhes referente aos produtos fabricado, fazendo a empresa ser bem sucedida no mercado, entretanto, considera que alguns dos relatórios não possuem uma linguagem e estrutura clara que muitas das vezes dificultam o entendimento.
10. O entrevistado conhece todos os custos que compõe os produtos e sabe que controlá-los é uma das maneiras de manter a empresa em competitividade no mercado, uma vez que nesse ramo, o custo de fabricação é um dos principais critérios para formar o preço de venda.
11. Além de conhecer e controlar os custos da produção tem outros fatores externos que influenciam o preço tais como: a concorrência, os aspectos tributários, a inflação, entre outros seguido pela definição de estratégias de venda e percentual de rentabilidade desejada.
12. O gestor financeiro, além dos proprietários , tem o entrevistado que é um dos colaboradores da empresa, conhece todo processo produtivo e tem formação em Ciências Contábeis, sendo o responsável pela parte financeira e contábil da empresa. 
13. A empresa utiliza uma estratégia básica, quando o faturamento está em queda, são realizados cortes na despesa e redução do custo do produto forçando assim sua saída para o mercado consumidor final. A redução do custo do produto é feita de acordo com as demonstrações contábeis para que não gere um prejuízo.
14. Com o estado atual da economia brasileira, o gestor reconhece que tem sido difícil alinhar as teorias financeiras aprendidas na faculdade com a realidade prática, segundo ele é necessário traçar estratégias para aumentar o faturamento e lucratividade ou ainda mantê-los.
15. O empresário mostrou-se atento a novos investimentos, porém com a situação econômica atual do País, ele destacou que não há a necessidade de aplicações em poupança no momento, já um investimento na expansão da capacidade de produção seria uma decisão a ser avaliada, pois espera um crescimento do setor nos próximos anos.
16. O entrevistado destacou também que tem acesso a vários tipos de financiamentos, mas no momento não ver a necessidade de utilizar pelo fato de sua situação financeira atual permitir utilizar capital próprio, evitando os juros abusivos e dos altos riscos.
17. De acordo com ele, não foi utilizado nenhum método de financiamento para equipamentos e maquinários, os sócios sempre evitaram utilizar financiamento para não entrar em dividas, preferindo trabalhar com capital próprio ao invés de terceiros.
Vem sendo comprovado através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar.
Um aspecto importante a ser destacado é que o proprietário, através de informações da contabilidade tem preocupação com o controle de estoques e dos custos, que permitiu controlar a produção e gerar informações completas, além de ter conhecimento e um bom gerenciamento dos seus recursos financeiros.
Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira da empresa.
Pode se concluir que a empresa pesquisada utiliza algumas ferramentas para se manter organizada. Mas precisa se aprofundar mais para correr menos riscos. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 REFERÊNCIAS
A importância da Gestão de Custos na formação do Preço de Venda: um estudo de caso em uma indústria química de médio-grande porte. Disponível em:https://www.researchgate.net/profile/Gilberto_Miranda/publication/271530363_A_importncia_da_Gesto_de_Custos_na_formao_do_Preo_de_Venda_um_estudo_de_caso_em_uma_indstria_qumica_de_mdio-grande_porte/links/54cbff5b0cf29ca810f49956.pdf.>. Acesso em 10.Abr.2016.
 
COSTA, José Manoel da, Contabilidade Industrial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
 
CASTRO, C. A. O et. al. 2014. A Gestão Estratégica De Custos Como Diferencial Competitivo Para Micro E Pequenas Empresas. Disponível em: <http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestao_foco/artigos/ano2015/gest_estrategica_custos.pdf>. Acesso em 12.Abr.2016.
 
ASSAF NETO, Alexandre. A DINÂMICA DAS DECISÕES FINANCEIRAS. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-92511997000300001&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 10.Abr.2016.
 
DERBECK, Edward J. Van; NAGY, Charles F. Contabilidade de custos. 11. ed. São Paulo: Thomson, 2001.
 
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
 
POMPERMAYER. Cleonice Bastos. Gestão de Custos. Disponível em: http://sottili.xpg.uol.com.br/publicacoes/pdf/financas/4.pdf. Acesso em 10.Abr.2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando