Buscar

CCJ0014-WL-C-LC-Demais Contratos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conceito
Pablo Stolze e Rodolpho Pamplona Filho: negócio jurídico por meio do qual uma pessoa, não vinculada a outra em decorrência de mandato, de prestação de serviços ou por qualquer outra relação de dependência, se obriga a obter para segunda um ou mais negócios, conforme as instruções recebidas (Novo curso de direito civil: contratos em espécie. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 404).
Corretagem
Sujeitos
Corretor: sujeito que se obriga a conseguir a celebração de um ou mais negócios em favor de outrem. É o devedor da relação contratual de corretagem.
Comitente: sujeito em favor de quem o corretor conseguirá os negócios. É o credor da relação contratual de corretagem.
Corretagem
Características
 
a) típico;
b) bilateral;
c) oneroso;
d) aleatório;
e) consensual;
f) não-solene.
Disciplina legal: arts. 722 a 729, CC.
Corretagem
Conceito
Pablo Stolze e Rodolpho Pamplona Filho: negócio jurídico mediante o qual os pactuantes se obrigam a submeter um litígio, que os envolveu, a uma solução consistente no estabelecimento de uma ou mais obrigações (Novo curso de direito civil: contratos em espécie. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 644). 
Em razão do crescimento das medidas de autocomposição de conflitos, o compromisso vem ganhando destaque, a exemplo do anteprojeto de CPC atualmente em tramitação. 
Compromisso
Características
a) típico;
b) bilateral, como regra, podendo ser unilateral quando houver renúncia ou reconhecimento integral do alegado pela outra parte;
c) oneroso ou gratuito;
d) comutativo;
e) consensual;
f) não-solene.
Disciplina legal: arts. 851 a 853, CC.
Compromisso
Conceito
Flávio Tartuce: consiste no contrato pelo qual as partes pactuam a extinção de uma obrigação por meio de concessões mútuas ou recíprocas, o que também pode ocorrer de forma preventiva (Direito civil. Vol. 3. 5.ed. São Paulo: Método, 2010. p. 621).
A partir do conceito é possível concluir que apenas estão sujeitos à transação bens patrimoniais disponíveis. Ademais, também infere-se que há duas modalidades de transação: judicial (extintiva) e extrajudicial (preventiva). 
De acordo com o entendimento do STJ, a homologação da transação extingue o processo com resolução de mérito: 
AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. ACORDO JUDICIAL. HOMOLOGAÇÃO. TRANSAÇÃO ACARRETA A EXTINÇÃO DO PROCESSO, COM JULGAMENTO DO MÉRITO.
A ação anulatória, prevista no art. 486 do CPC, é sede própria para a discussão a respeito dos vícios na transação homologada judicialmente. Alegação de vícios no contrato. Inadequação do meio. Precedentes.
Agravo regimental improvido.
(AgRg no REsp 915705 / SP. Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO. 4ª Turma. DJe 13/10/2010)
Transação
Características
 
a) típico;
b) bilateral;
c) oneroso;
d) comutativo;
e) consensual.
Disciplina legal: arts. 840 a 850, CC.
Transação
Conceito 
Flávio Tartuce: por meio desse negócio jurídico, uma determinada pessoa, denominada instituidor, censuísta ou censuente, entrega determinada quantia em dinheiro, bem móvel ou imóvel ao rendeiro, censuário ou censatário, obrigando-se este último, se for o caso, a pagar ao primeiro, de forma temporária, certa renda periódica. Essa renda pode ser instituída a favor do próprio rendeiro ou de terceiro. (Direito civil. Vol. 3. 5.ed. São Paulo: Método, 2010. p. 617).
 
Características
 
a) unilateral;
b) gratuito;
c) comutativo;
d) real;
e) formal e solene (há discussão na doutrina quanto a essa característica);
f) típico.
 
Disciplina legal: arts. 803 a 813, CC.
Constituição de renda
Conceito
 
Art. 534. Pelo contrato estimatório, o consignante entrega bens móveis ao consignatário, que fica autorizado a vendê-los, pagando àquele o preço ajustado, salvo se preferir, no prazo estabelecido, restituir-lhe a coisa consignada.
 
O contrato estimatório é fonte de obrigação facultativa, e não alternativa.
Contrato estimatório
Sujeitos
Consignante: realiza a tradição dos bens. É o credor da obrigação. 
Consignatário: recebe os bens. É o devedor da obrigação, sendo responsável pelo pagamento da prestação principal (preço de estima) ou, facultativamente, pelo cumprimento da prestação acessória (restituição da coisa ou de parte dela).
Características
a) típico;
b) não-solene;
c) bilateral (apesar de haver doutrina minoritária que entenda ser unilateral);
d) comutativo;
e) consensual.
Efeitos: arts. 535 a 537, CC.
Contrato estimatório
Conceito 
Maria Helena Diniz: jogo é o contrato em que duas ou mais pessoas prometem, entre si, pagar certa soma àquela que conseguir um resultado favorável de um acontecimento incerto, ao passo que a aposta é a convenção em que duas ou mais pessoas de opiniões discordantes sobre qualquer assunto prometem, entre si, pagar certa quantia ou entregar determinado bem àquela cuja opinião prevalecer em virtude de um evento incerto.
Como regra, as dívidas de jogo ou aposta constituem obrigações naturais.
Jogo e aposta
Características 
a) típicos;
b) não-solenes;
c) bilaterais;
d) onerosos;
e) consensuais;
f) aleatórios.
Espécies
 
a) jogo proibido
b) jogo tolerado
c) jogo permitido
 
Os jogos permitidos são lícitos e, por isso, são obrigações dotadas de exigibilidade. Os jogos tolerados têm a exigibilidade discutível. 
Disciplina legal: arts. 814 a 817, CC.
Jogo e aposta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando