A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
APOL3 TGA

Pré-visualização | Página 1 de 1

A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa, por meio da Administração Científica, e na estrutura organizacional, como na Teoria Clássica, para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.
Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais (tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico). Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações (http://www.portal-administracao.com/2015/03/teoria-das-relacoes-humanas-conceito.html, acessado em 11/12/2015)
Leia o texto e faça uma comparação com a imagem.
Fonte: http://www.portal-administracao.com/2015/03/teoria-das-relacoes-humanas-conceito.html, acessado em 11/12/2015)
Agora, marque a alternativa correta: O Estudo das Relações Humanas desenvolvido por Elton Mayo nasceu para:
	
	A
	Corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho;
	
	B
	Corrigir a democracia que já existia na relação de trabalho;
	
	C
	Corrigir e aumentar a entropia nas relações de trabalho;
	
	D
	Adequar as relações autocráticas para serem aplicadas na empresa como um todo;
	
	E
	Corrigir os abusos praticados pelos capatazes.
Com base no perfil de uma empresa mecanicista, assinale a alternativa correta à frase que aponta uma falha, justamente por essa característica.
	
	A
	A umidade do ar está muito baixa e justamente por isso um dos tornos eletrônicos deixou de funcionar. Entramos em contato com o presidente e ele sugeriu um remanejamento dos funcionários para dar continuidade à produção até o conserto da máquina.
	
	B
	A regra é clara, se há necessidade de alterar o produto final para satisfazer o cliente, a providência deve ser imediata.
	
	C
	Somos uma empresa que fabrica cosméticos há mais de 50 anos, embelezando as mulheres de todas as idades. Assim, não faz o menor sentido produzir para a linha masculina.
	
	D
	Já é a terceira vez que recebo uma peça defeituosa na linha de montagem. Já me pronunciei ao supervisor, mas esse diz sempre o mesmo: "Enquanto o chefe não liberar recurso, a reforma na máquina de jato de areia não será feita.
As teorias pioneiras de gestão (teoria científica e teoria clássica) baseavam-se nesta visão de homo economicus. Para elas, o homem seria motivado exclusivamente pela busca de dinheiro e pelas recompensas materiais e salariais do trabalho. Contudo, em 1927, Elton Mayo coordenou uma pesquisa para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que ficou conhecida como “Experiência de Hawthorne”. Sendo essa experiência dividida em quatro fases.
Avalie as afirmações seguintes sobre a fase I.
 
I – Comprovou-se a preponderância do fator psicológico frente aos fatores fisiológicos.
II – Revelação da existência de uma organização informa, onde a ideia de grupo informal indica que os trabalhadores se mantêm unidos e leais ao grupo.
III – Concluiu-se que uma supervisão mais branda motivava a produtividade; um ambiente mais amistoso e sem pressões, no qual a conversa era permitida, aumentava a satisfação no trabalho.
IV – Observou-se que, ao atingir um determinado nível de produção que o grupo julgasse normal e suficiente, eles reduziram o ritmo de trabalho, para que novas metas não fossem sugeridas.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	IV, apenas.
	
	C
	I e IV apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Na Administração, diversas são as áreas de conhecimento que podem contribuir para a formação do administrador. Dessa forma dizemos que a Administração é um campo de saber interdisciplinar: muitas são as áreas da ciência (disciplinas) que contribuem para que se constitua o saber administrativo, ou sejam, economia, sociologia, psicologia, matemática, história, filosofia e antropologia são algumas das ciências que mais contribuem para a construção da Ciência da Administração (CAVAGNARI, 2008).
Marque a resposta correta.
Influenciaram a administração...
	
	A
	A Igreja Católica, a organização militar e a Revolução Industrial.
	
	B
	Os filósofos, os economistas liberais e os pioneiros empreendedores.
	
	C
	Filósofos, organização militar e a Revolução Industrial.
	
	D
	Pioneiros empreendedores, Igreja Católica e filósofos.
	
	E
	Todas as alternativas.
Os fatores que contribuíram para o surgimento da Teoria das Relações Humanas, entre outros, foram:
	
	A
	As ideias da filosofia pragmática de Fayol.
	
	B
	O desenvolvimento das chamadas ciências físicas e as conclusões da Experiência de Taylor.
	
	C
	A valorização dos conceitos da Teoria Clássica, adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
	
	D
	A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.