Buscar

MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS - EPIDEMIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Medicina Baseada em Evidências 
Profª Danielle
Acadêmico: Leandro de Moraes Garbossa
Trabalho de Epidemiologia Clínica
Medicina
2017/1 
1
Conceito 
“Uso consciente, explícito e crítico da melhor evidência atual, integrado com a experiência clínica, e aos valores e preferências do paciente.”
(Unimed SP)
2
Conceito
A MBE pretende que a prática clínica seja norteada pelo melhor conhecimento científico disponível, a experiência clínica, os valores dos doentes e as suas circunstâncias.
3
Conceito
(Do aluno)
4
Conceito
(Google Imagens)
5
Conceito 
A Medicina Baseada em Evidências (MBE) adota basicamente técnicas matemáticas/epidemiológicas:
Meta-análise
Risco-benefício
Experimentos clínicos aleatorizados e controlados
Estudos naturalísticos populacionais
Outras 
6
Medicina Baseada em Evidências
(http://www.jjmii.com.br/bibliotecavirtual/introducao-medicina-baseada-em-evidencia Acesso: 11/03/2017 às 10:33)
7
Medicina Baseada em Evidências
Metanálise: são sumários retrospectivos estatísticos, de nível de evidência Ia. São realizados para obter resultados do mais alto valor científico possível.
Revisões sistemáticas: buscam sistematicamente a identificação de estudos relevantes e, avaliam criticamente, com critérios de inclusão e exclusão, para obter, através destes estudos, conclusões mais confiáveis.
8
Medicina Baseada em Evidências
Estudo Randomizado e Controlado: estudo experimental. Os pacientes têm diferentes tratamento/exposições (aleatório) para comparar resultados e tentar obter conclusões mais confiáveis.
Estudo Não Randomizado e Controlado: estudo experimental em que os pacientes têm diferentes tratamentos ou exposições designadas não aleatoriamente, para comparar os resultados. Pode introduzir tendenciosidade (vieses).
9
Medicina Baseada em Evidências
Estudos de Coorte: estudos não randomizados, prospectivos, de nível de evidência IIb. 
Os sujeitos de pesquisa são distribuídos em dois ou mais grupos, com base em sua exposição a determinadô fator (fámaco, ambiente, tratamento). 
Os grupos são observados por longo período. 
Somente observação! Sem nenhum tratamento designado.
10
Medicina Baseada em Evidências
Estudos de Caso-Controle: estudo retrospectivo e descritivo que compara os pacientes com e sem o resultado, para determinar a possível exposição aos fatores de risco/proteção, que podem conduzir ao resultado estudado.
 Relato de Caso: relato descritivo de um único caso ou uma série de casos com características específicas, que podem relacioná-los.
11
Conclusão
Aquisição de conhecimentos de Epidemiologia Clínica, desenvolvimento do raciocínio científico, atitudes de auto-aprendizagem e capacidade de integrar conhecimentos de diversas áreas são fundamentais para a prática da MBE.
Podemos resumir que a MBE se dirige a apoiar a experiência clínica com dados provenientes da epidemiologia clínica, complementadas com revisões sistemáticas da literatura, para critérios decisórios em condutas assistenciais. 
12
Referências
1) Jadad AR, Moore A, Carroll D, et al. Assessing the quality of randomized clinical trials: Is blinding necessary? Controlled Clin Trials 1996;17:1-12.
2) Wells GA, Shea B, O´Connell, et al. Newcastle-Ottawa Scale (NOS) for assessing the quality of nonrandomized studies / http://www.ohri.ca/programs/clinical_epidemiology/oxford.htm
3) Gupta M. Improved health or improved decision making? The ethical goals of EBM. J Eval Clin Pract. 2011 Oct; 17 (5): 957-63.   
13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando