Buscar

Resumo Capítulo 15 "Para Entender a Terra"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Capítulo 15
Ventos e Desertos
Vento: fluxo natural do ar que é paralelo à superfície de rotação do planeta.
Cinturões de ventos globais: zonas temperadas: ventos vindos do OESTE (alísios)
Trópicos: ventos vindos do LESTE (contra-alísios)
EFEITO CORIOLOIS: 	Hemisfério Norte: desloca-se para a direita
Hemisfério Sul: desloca-se para a esquerda
Evidencia-se na circulação atmosférica pelo desvio dos fluxos de ar quente ou frio, movendo-se tanto para norte quanto para sul nos hemisférios.
Quantidade de material transportada depende: intensidade, tamanho das partículas, materiais superficiais da área sobre a qual ele sopra. .
Turbulência depende: densidade, viscosidade, velocidade. 
O vento não pode erodir ou transportar solos úmidos porque eles são muito coesivos. 
Poeira eólica: vulcânica (muito fina); mineral (aumenta quando a agricultura, o desmatamento, a erosão e a mudança no uso da superfície danificam o solo). Na atmosfera, a poeira mineral reflete a radiação visível que chega do Sol e absorve radiação infravermelha. 
Areia eólica: grãos de quartzo, constituinte dos arenitos. 
Embaçamento em pedras = evidencia de desgaste por ser carregado pelo vento, ambiente eólico. 
Para serem transportadas, a rocha deve estar fragmentada por intemperismo físico e químico.
ABRASÃO PELA AREIA: areia eólica agente natural efetivo de abrasão. Arredonda e erode afloramentos rochosos, matações, seixos e torna foscas algumas superfícies. 
Ventifactos: são seixos cujas faces, polidas pelo vento, apresentam superfícies curvas ou quase planas que se interceptam por arestas agudas. 
DEFLAÇÃO: partículas secas > o vento pode suspendê-las e carregá-las para longe, erodindo gradualmente a superfície do terreno. 
Pavimento desértico: é uma cobertura superficial cascalhenta e rugosa que protege o solo ou os sedimentos sotopostos de uma ulterior erosão.Começa quando o vento sopra materiais de grão fino sobre o solo; esses sedimentos finos infiltram-se sob a camada grossa de seixos, promove o espessamento da poeira acumulada sob a camada de seixos.
DUNAS
As dunas formam-se apenas em lugares onde há um suprimento de areia solta disponível. Força do vento. Elas se tornam mais estáveis e vegetadas quando o clima torna-se mais úmido.
Saltos no fluxo de ar mais altos e longos do que em correntes de água, pois o ar é menos viscoso, inibe menos os movimentos. Ondulações em areias secas são tranversais = ângulo reto em relação à corrente. À medida que a velocidade aumenta, as ondulações tornam-se maiores. As linhas da corrente de vento separam-se contornando o obstáculo e voltam a se reunir, criando uma sombra de vento ajusante do objeto.
A face de avalancha mantém uma declividade de ângulo constante e estável. Sucessivas faces de avalancha depositadas formam a estratificação cruzada. 
As linhas de corrente que avançam sobre as costas da duna tornam-se mais comprimidas quando a duna fica mais alta. 
LOESS: manto de sedimento composto por partículas finas, não apresentam estratificação interna, distribuído em um manto de espessura mais ou menos uniforme. Solos férteis e altamente produtivos. Facilmente erodíveis em voçorosas e deflacionadas. 
BARCANA: são dunas com forma de crescente; os chifres da ponta em crescente apontam para o sentido do vento. Areia limitada e ventos unidirecionais. 
DEFLAÇÃO: reverso das barcanas. Face de avalancha com a convexidade apontando o sentido do vento. 
TRANSVERSAIS: longas cristas em ângulo reto com a direção do vento, abundância de areia e a vegetação é ausente.
LONGITUDINAIS: orientadas paralelamente à direção do vento. Suprimento de areia moderado, pavimento rugoso.
DESERTOS
Desertos subtropicais encontrado em latitudes entre 30N E 30S, nível do solo mais baixo.Umidade relativa extremamente baixa, nuvens raras. Outro tipo de deserto é o encontrado nas regiões polares, ar gelado, baixíssimas umidades. Predomínio do intemperismo físico, solos finos e fragmentados. Cores ferrugíneas marrom-alaranjadas (óxido de ferro férrico de minarais como hematita e a limonita).
Verniz desértico: é um revestimento característico de cor marrom-escura, mistura de argilominerais com pequenas quantidades de manganês e óxidos de ferro. 
Oásis desérticos formados onde o nível freático fica próximo da superfície. Um quinto da areia dos desertos é composta de areia. 
Lagos desérticos tipo PLAYA: quase sempre temporários, ocorrem em bacias e vales montonhosos áridos. Rios: minerias dissolvidos se acumulam. = camadas planas de argila às vezes incrustadas por sais precipitados. 
Vales > EUA: DRY-WASH 	(rio efêmero)		> Oriente Médio: WADI
Apresentam paredes abruptas, produzidas pela rápida erosão causada por fluxos de rios em combinação com a falta de precipitação. 
Pedimentos: vastas plataformas suavemente inclinadas de substrato rochoso. Geralemente, embaixo de montanhas remanescentes.

Outros materiais