Buscar

Resumo Capítulo 20 "Para Entender a Terra"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 20
A evolução dos Continentes
Escudos Continentais: porções mais antigas e centrais dos continentes. Elevações menores e relativamente planas. “Complexos estruturais” de rochas ígneas e metamórficas. Composto de uma série de zonas que foram, no passado, tectonicamente ativas e muito dinâmicas. Região de rochas do embasamento cristalino, de idade pré-Cambrianas, que permaneceram não deformadas no Éon Fanerozoico. Ex. Escudo Canadense.
Plataformas estáveis: escudos cobertos com uma série de rochas sedimentares em camadas horizontais. Arenitos, calcários, folhelhos depositados em mares rasos do passado geológico. Várias transgressões e regressões causadas por mudanças na taxa de movimentação da placa oceânica. Rochas sedimentares são preservadas agora em grandes bacias. Ex.: Bacia Amazônicas, Parnaíba, Paraná.
Cinturões de Dobramento: zonas relativamente estreitas de rochas dobradas por compressão, com magmatismo associdado. Formados em bordas de placa do tipo convergente. Dois tipos principais de cinturões ativos: Cordilheira e Alpes. Ex.: cinturões mais antigos e inativos: Appalachias e Urais.
Idade tectônica: idade do mais importante episódio de deformação crustal ocorrido mais recentemente em uma região. 
Diferenciação Magmática: o magma é transferido aos continentes em zonas de subducção.
Acreção Continental: fragmentos da crosta com baixa densidade são amalgados aos continentes durante o movimento de placas. >> integração do material crustal previamente diferenciado do material mantélico em massas continentais existentes por transporte horizontal durante movimentos de placas. 
Adição: processo de diferenciação magmática de rochas de baixa densidade e ricas em sílica no manto terrestre e o transporte VERTICAL desse material félsico e leve do manto para a crosta.
Orogenia: processo de formação de montanhas através de dobramento, talhamento, magnânimo e metamorfismo, formação de montanhas particularmente pelo dobramento e empurrão de camadas rochosas. Convergência de placas. 
Epirogenia: movimentações verticais de rochas horizontalizadas (movimentos ascendentes e descendentes) sem ocorrer falhamento ou dobramentos significantes. O resfriamento e o aquecimento da litosfera continental são causas importamtes dos movimentos epirogenéticos. Soerguimento da litosfera por uma superpluma.
Recuperação Isostática Glacial: o peso das grandes geleiras deprime a crosta continental durante as idades glaciais. A litosfera retoma à sua posição quando o gelo é derretido. 
Quilhas Cratônicas: todos os crátons, em cada continente, aparentam ter essas quilhas. Menos densas que o manto. A densidade mais baixa compensa o aumento de densidade resultante da temperatura mais baixa das rochas. Resíduo empobrecido, remanescente da fusão que ocorreu em algum tempo anterior. Tem a mesma idade que a crosta aqueana que está sobre elas. A formação das quilhas foi responsável pela estabilização tectônica dos crátons. 
Ciclo de Wilson: sequência de eventos tectônicos que ocorre durante a assembleia e fragmentação de supercontinentes e na abertura e fechamento de bacias oceânicas. Ele compreende quatro fases principais: rifteamento (durante a fragmentação do supercontinente); esfriamento da margem passiva e acumulação de sedimentos (durante a expansão do assoalho oceânico); adição magmática ativa e acreção, vulcanismo na margem ativa (durante subducção e fechamento do oceano); orogênese (durante consolidação do continente-continente).

Continue navegando