Buscar

relatório quarta visita

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Faculdade de Engenharia – Campus Bauru
Relatório da Quarta Visita Técnica – Vila Industrial e Vila Jussara
SP-BAURU
Novembro/2012
ANDRÉA DE SOUZA ALMEIDA
BRUNA REGINA MEGA
CRISTIANE APARECIDA DA SILVA
FERNANDA BELUCA MINATEL
GIOVANNA OLIVEIRA
ISABELA DURCI RODRIGUES
LUCAS MARTINS PEDRO
Relatório da QuartaVisita Técnica
Trabalho apresentado na Faculdade
de Engenharia de Bauru da Universidade
Estadual Paulista para a aula de 
Ciências do Ambiente
Área de Concentração:
Engenharia Civil
Professor Doutor
Manuel Joaquim Duarte da Silva
Bauru
2012
Lista de fotos:
Imagem 1 - Situação atual da Vila Industrial
Imagem 2 – Situação atual da Vila Industrial
Imagem 3 – Galeria Pluvial instalada na Vila Industrial
Imagem 4 – Dissipadores de energia
Imagem 5 – Erosão não resolvida na Vila Industrial
Imagem 6 – Linha férrea na Vila Industrial
Imagem 7 – Representação das quadráticas usadas na Vila Jussara
Imagem 8 – Representação das quadráticas usadas na Vila Jussara
 
Resumo:
 Na visita realizada no dia 7/11/2012 aos bairros Vila industrial e Vila Jussara, ambos na cidade de Bauru, SP, tomamos conhecimento das grandes erosões presentes nesses bairros. 
 Com a supervisão do Professor Doutor Manuel Joaquim Duarte da Silva, analisamos as soluções encontradas, que tiveram como engenheiro responsável o próprio professor,e o docente explicou quais as causas dos problemas , as soluções cabíveis e quais foram os métodos utilizados, em cada caso, para a resolução do problema em questão .
Introdução:
Um dos problemas mais graves causados pela implantação de loteamentos em grande parte dos municípios brasileiros é a degradação de áreas urbanas por erosões, sobretudo devido à maneira que os loteamentos são implantados.
 O município de Bauru é um dos mais afetados com erosões no estado de São Paulo, e entre os vários bairros atingidos, estão a Vila Industrial e a Vila Jussara, sendo que o primeiro apresenta a maior erosão ainda a céu aberto da cidade.
Neste relatório, constam as observações feitas pelo docente da faculdade de engenharia de Bauru, Prof. Dr. Manuel Joaquim Duarte da Silva , acerca do histórico dos problemas de ambos os bairros e das causas das erosões apresentadas. 
Erosão é o desgaste do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a água congelada. 
O grande poder destrutivo das erosões promove situações de risco à comunidade e transforma-se em condicionante restritivo para a expansão urbana, como poderemos ver nas fotos apresentadas ao longo do relatório, com a situação atual de cada bairro.
 
Objetivos:
	O principal objetivo da visita foi mostrar aos alunos a atual situação de algumas regiões da cidade nas quais sofreram com o processo erosivo, causado principalmente pela falta de planejamento urbano, implantados sem os devidos cuidados com as limitações que o meio físico oferece. Também nos foi mostrado algumas soluções para esses problemas nas respectivas localidades. Nesse relatório, pretendemos expor o que percebemos nessa visita, utilizando de fotos e dos conceitos aprendidos em sala.
Situação Atual:
Atualmente, a região da Vila Industrial se encontra segundo as fotos abaixo:
Imagem 1 – Situação atual da Vila Industrial
Imagem 2 – Situação Atual da Vila Industrial
Imagem 3 – Galeria Pluvial instalada na Vila Industrial
Imagem 4 – Dissipadores de energia
Como pudemos observar, boa parte da erosão foi controlada, com o nivelamento da região, como apresentado na Imagem 1 , e com dispositivos, tais como as galerias pluviais e os dissipadores de energia, que servem para diminuir a velocidade da água da chuva, evitando assim danos no solo por ação pluvial,como vistos nas Imagens 3 e 4.
Entretanto, ainda há uma boa área não controlada, como vemos a seguir
Imagem 5 – Erosão não resolvida na Vila Industrial
Outro Problema encontrado na região, é que por ela passam trilhos de trem, que também sofreram com a erosão, e precisaram ser refeitos em um trecho de aproximadamente 50 m.
Imagem 6 – Linha férrea na Vila Industrial
Já na Vila Jussara, o que pudemos ver é que ainda há boa parte da erosão não resolvida, apesar da instalações das chamadas quadráticas e do emprego do método do “cachimbo”, que consiste em aumentar o nível da área problemática, com a sobreposição de galerias, feitas em alvenaria ou concreto, na forma de um cachimbo.
Imagem 7 – Representação das quadráticas usadas na Vila Jussara
Podemos ver, como segue, que na região ainda há bastante entulho, o que prejudica o saneamento do problema, e, no canto direito da imagem, a área ainda erodida
Imagem 8 – Imagem de satélite da região da Vila Jussara
Conclusão:
	Após a visita, pudemos perceber que as erosões não são um problema de fácil resolução, já que boa parte das áreas visitadas encontra-se erodida ou com entulhos.Entretanto, viu-se que com a aplicação de métodos de engenharia de controle de terra e de saneamento, é possível tornar a área problemática novamente em uma área habitável e sem riscos à população.

Continue navegando

Outros materiais