Buscar

TI1 estatisttica

Prévia do material em texto

Introdução
Neste presente trabalho, vamos falar sobre a estatística, este trabalho foi elaborado no âmbito da cadeira de Probabilidades e estatística por um grupo de estudantes, do curso de engenharia ferroviária. Estatística é um tema muito relevante falar, pois está presente no nosso dia-á-dia. Está ligada com negócios do Estado, a influência da estatística estendeu-se à agricultura, economia, educação, comunicações, química, sociologia, mediciana, física, ciências políticas, psicologia e outros numerosos campos da ciência e engenharia. O trabalho está organizado em três partes: a primeira a introdução, e as restantes o desenvolvimento e a respectiva conclusão.
Objectivo geral
A finalidade deste trabalho, é apresentar os conceitos básicos da estatística, pois estes serão úteis a todos indivíduo, qualquer que seja o seu campo.
Objectivo específico
O presente trabalho tem como a finalidade específica definir a estatística, população e a amostra, descrever as fâses fundamentais do método estatístico, e explicar o uso da estatística na ciência.
Metodologia
Para a realização deste presente trabalho, tivemos como instrumentos de pesquisas alguns manuais de diversos autores relacionados com o tema em vigor, e alguns endereços electrónicos. 
Estatística
Definição 
Segundo Spiegel Estatística está interessada nos metódos científicos para a colecta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na tomada de decisões razoáveis em taís análises.
Em sentido mais restrito, o termo estatística é usado para designar os próprios dados ou números deles derivados como, por exemplo, médias. Assim, falamos em estatística de emprego, de acidentes, etc.
(Spiegel, pág. 01)
População e Amostra
Amostra
Segundo Marconi e Lakatos a amostra é uma parcela conveniente selecionada do universo (população), ou seja, é um subconjunto do universo.
(Marconi e Lakatos, pág. 28)
População
Segundo Pestana e Velosa chama-se população ao conjunto de todos os valores que descrevem um fenómeno que interessa ao investigador. De um modo geral, a população é conceptualizada por um modelo.
(Pestana e Velosa, pág. 53) 
Fases do método estatístico
As fâses princípais do método estatístico são:
Definição do problema
Consiste em definir e formular correctamente o problema a ser estudado, devendo examinar outros estudos feitos sobre o mesmo tema. É necessário saber exatamente aquilo que se pretende determinar. 
Planificação
Definido o problema, é preciso determinar um processo para o resolver e, em especial, a forma como obter informações sobre a variável ou variáveis em estudo. É nesta fâse que se decide pela observação da população ou de uma amostra. 
Recolha de dados
Refere-se à obtenção,  reunião e registro sistematico, com objectivo determinado. Os dados podem ser escolhidos, por exemplo, através de: questionários, observações, experimentações, e pesquisas bibliográficas.
Organizão de dados
Consiste em “resumir” os dados através da sua contagem e agrupamento. Deste modo, obtem-se um conjunto de informações que irá conduzir ao estudo do atributo estatístico.
Apresentação de dados
 Há duas formas de observação que não se excluem mutuamente:
Apresentação por tabelas;
Apresentação por gráficos.
Estas formas de apresentar dados permitem sintetizar grandes quantidades de dados, tornando mais fácil a compreensão do atributo em estudo e permitindo uma futura análise.
Análise e interpretação de dados
Nesta fâse, calculam-se novos números com base nos dados estatísticos. Estes novos números permitem fazer uma descrição do fenómeno evidenciando algumas das suas características particulares.
Nesta fase ainda é possível, por vezes, “arriscar” alguma generalização a qual envolverá sempre algum grau de incerteza.
Papel da Estatística na Ciência
Segundo Morettin (1981), o cidadão comum pensa que a estatística se resume a apresentar tabelas e gráficos em colunas esportivas ou econômicas de jornais e revistas ou, ainda, associam-na à previsão de resultados eleitorais. Porém, ressalta que a estatística moderna não é responsável apenas pela criação de tabelas e gráficos, mas trabalha também com metodologias científicas muito mais complexas.
A estatística é a ciência que permite extrair dos dados a informação necessária para que seja possível tomar decisões acertadas com base em um determinado nível de confiança e margem de erro. 
(UFPE, 2010)
Na engenharia agronômica a estatística tem sido utilizada de forma constante em diferentes aplicações. A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA) utiliza métodos estatísticos visando ao aprimoramento de produtos agrícolas, para definir quais osmodos mais eficientes de produzir alimentos. Na pesquisa científica, a estatística é empregada desde a definição do tipo de experimento, na obtenção dos dados de forma eficiente, em testes de hipóteses, estimaçãode parâmetros e interpretação dos resultados. Permite, assim, ao pesquisador, testar diferentes hipóteses a partir dos dados empíricos obtidos.
No sector da indústria, os engenheiros utilizam técnicas estatísticas com o objetivo de acompanhar o controle da qualidade dos produtos dentro de um determinado nível de aceitação.
(apud ESTATÍSTICAS,ATUAÇÃO profissional ..., 2010)
Na área tecnológica, a corrida espacial criou diversos problemas relacionados ao cálculo da posição de uma nave espacial, cujos cálculos dependem de teorias estatísticas mais avançadas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma aleatória e incerta. 
(ENCE,2010).
Porquê o uso de Estatística?
Porque a natureza apresenta variabilidade:
…Variações de indivíduo para indivíduo;
…Variações no mesmo indivíduo.
Segundo Pereira (1997), a estatística é a tecnologia da ciência e, portanto, a estatística deve estar presente desde o início da pesquisa. Sem Métodos Estatísticos, sem validade 
Científica.
Conclusão
Durante a presente realização deste trabalho de pesquisa, podemos concluir que o objectivo fundamental da Estatística é o estudo de populações. A uma característica comum, à qual se possa atribuir um número ou uma categoria, podendo assumir valores diferentes de unidade observacional para unidade observacional, chamamos variável. Sendo então o nosso objectivo o estudo de uma (ou mais) característica(s) da população, costuma-se identificar população com a variável que se está a estudar, dizendo que a população é constituída por todos os valores que a variável pode assumir. Por exemplo, relativamente à população moçambbicana, se o objectivo do nosso estudo for a característica altura, diremos que a população é constituída por todos os valores possíveis para a variável altura. A estatística é muito importante na ciência, pois, são realizados estudos experimentais ou observacionais, levando à colecção de dados numéricos, o propósito da investigação é responder uma questão científica, o padrão de variação nos dados faz com que a resposta não seja óbvia. Em geral, a disciplina de estatística refere-se a métodos para colecta e descrição dos dados, e então a verificação da força da evidência nos dados pró ou contra as idéias científicas. A presença de uma variação não previsível nos dados faz disso uma tarefa pouco trivial.
Referências bibliográficas
SPIEGEL et al.. Probabilidade e Estatistica. Bookman; 2004, p. 164 – 165
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. Atlas , 2010.
CUNHA, Sonia Baptista da; CARVAJAL, Santiago. Estatistica Basica - a Arte de Trabalhar com Dados. Campus, 2009.
BUSSAB, Wilton de O., e MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. 5ª edição. São Paulo: Saraiva, 2002. Página 256
PESTANA, D., VELOSA, S.– Introdução à Probabilidade e à Estatística, Volume I, 4ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
SPIEGEL, Murray. Estatística.3ªedição,São Paulo:Makron Books,1194.
ISUTC, 2016, Tualibodine Mutirua	Pág. 01

Continue navegando