Buscar

ENDOCULTURAÇÃO OU SOCIALIZAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENDOCULTURAÇÃO OU SOCIALIZAÇÃO 
CULTURA, ETNOCENTRISMO E ENDOCULTURAÇÃO 
 
 
Introdução 
 
Todos nos possuímos cultura que vem passando de geração em geração, como uma herança, a palavra é difundida em milhares de definições diferentes em cada região. A cultura vem entrelaçada as civilizações com seus costumes, simbolismos, linguagens e normas. Cada um indivíduo convive com suas heranças sociais na sociedade onde habita. 
 
Cultura  
 
É um ajuntamento de conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e costumes entre outros. Adquiridos por membros de uma mesma sociedade. Mas as vezes torna impossível de ser compreendida de modo que cada região, cada estado, cada país (principalmente) possui a sua própria cultura. Possuímos uma clara representação quando há um manifesto em forma artística como por exemplo pela música. 
Mas cada geração tem se evoluído com a cultura, pois o que a dez ou vinte anos atrás era de pratica de uma determinada civilização, hoje ou amanhã poderá não ser mais de pratica comum. Isto é a cultura se adapta a necessidade dos indivíduos. Mesmo que venha de geração a geração, essa tem como tendência evoluir. 
 
Antropologia 
 
Destacamos que antropologia possui uma visão unificada dos homens em relação ao conhecimento de várias disciplinas, que vem a multiplicar-se a cada dia. Dando-se a importância devida, vê-se necessário derrubar os empecilhos que politicamente e economicamente vem atrapalhar nosso entendimento mais íntimo do processo histórico de toda a humanidade. 
Antropologia tem como objeto de estudo o homem em um todo. Também esta preocupada com tudo que se relaciona com a sociedade, produção econômica, organizações políticas, com o sistema de parentesco, com as crenças religiosas, com a linguagem do homem, com criações artísticas e etc. 
Melhor esclarecendo antropologia é o estudo da adversidade das manifestações culturais. 
 
Etnocentrismo 
 
É um olhar à cultura do outro com menosprezo, não valorizando, jugando sem ao menos conhecer a cultura do outro. Abstrai a lógica da referência das culturas dos outros, trazendo uma limitação a sua cultura. Ter conhecimento de outras culturas, e não aceitar suas lógicas, pensamentos e seus hábitos, é ter preconceito e com isso gerar conflitos. 
 
Endoculturação 
 
É um processo de assimilação de aprendizado e absorção de símbolos em que todos indivíduos passam durante toda a vida. A partir de uma socialização em que todo individuo se submete. 
Assim a medida que crescemos e nos desenvolvemos, aprendemos, então passamos a agir da forma que nos fora ensinado, já que a nossa vida é um eterno aprendizado. 
 
Conclusão 
 
Vemos que a cultura tem determinando as diferenças de cada um indivíduo, no conhecimento, nas crenças, nas artes, na moral, nas leis e nos costumes em que qualquer um de nós submetermos enquanto membros de uma sociedade.  
A antropologia em sua adversidade nos faz querer aprender a cada dia mais sobre as manifestações culturais de um povo.  
O etnocentrismo nos mostra a lógica das referências culturais, nos apresentando à cultura de outros indivíduos.  
E finalmente, a Endoculturação que vem a assimilar os desenvolvimentos das culturas. Vivemos em constante aprendizado, já que em nosso país é um celeiro de culturas diversificadas. 
Então deixemos de lado nossas tendências em criticar o que pra nos jugamos menos importante e passemos a absorver tudo de novo que nos é apresentado em nosso dia-a-dia, pois somos na verdade todos semelhantes só com culturas diferentes. 
 
 Renato Silva

Outros materiais